POEMAS INÉDITOS DE PABLO NERUDA: AMOSTRAS DE UMA CHAMA IMORTAL


Resultado de imagem para Pablo Neruda

Poemas inéditos de Pablo Neruda: amostras de uma chama imortal

de Pilar Martín 


Esperando para serem descobertos, os textos repousavam na Fundação Neruda, em Santiago, dentro de caixas que continham pastas com anotações do poeta escritas em um programa musical, em cadernos ou no cardápio de um navio.
"Meu coração, sol da minha pobreza, é esse dia, sabe?" Assim começa um dos 21 poemas inéditos de Pablo Neruda descobertos há três anos e que nos dias de hoje são colocados à venda no livro "Seus pés brincam à sombra e outros poemas não publicados por Pablo Neruda".
Esperando para ser descoberto, estes poemas descansou na biblioteca e arquivo da Fundação Pablo Neruda em Santiago do Chile em caixas que contêm pastas com notas escritas pelo poeta em um programa musical em notebooks ou no menu de um navio.
Mas há três anos, como disse Fernando Saez, diretor executivo da Fundação Pablo Neruda, à Efe, e "após anos de pesquisa", foi realizada a "revisão" dessas pastas.
Uma obra que consistia em ver "papel para papel" se os poemas já tivessem sido publicados em algum de seus livros ou, ao contrário, se era material que o poeta "deixava de lado" por razões que, como ele aponta, " também não sabemos ", já que há 40 anos sem Neruda (Parral, 1904 - Santiago, 1973).
E assim, particularmente no invólucro 52, ele apareceu um dos 21 poemas, um sem título e escrito em 1964, data em que "Memorial de Isla Negra", a recapitulação poética autobiográfico foi feita em seu 60º aniversário foi publicado.
"Descanse sua hip pura e arco molhado / alongamento no pétalas noite formando seu caminho / a subir o seu silêncio pernas de barro e sua escada claro / passo a passo comigo no sonho / Eu sinto que você subir em seguida, setas a árvore de sombra na sombra cantando / Dark é a noite do mundo sem você meu amor, / e só viu a fonte, apenas entender a língua, / com dificuldade decifrado as folhas das árvores de eucalipto ".
Para resultados como este, Saez e sua equipe, na frente de um arquivo que atinge 4.500 documentos, não carecem de aprovação de além do poeta considerar que era poemas "muito bom nível" digno de publicado
Como relata o diretor da Fundação Pablo Neruda, esses poemas correspondem a uma era de criação que abrange cerca de 10 anos. "Estamos falando sobre o período de 1960 a 1973, então esses são poemas que poderiam ter correspondido a diferentes livros", acrescenta.
E aqui reside a "relevância" deste achado, de acordo com a editora que agora publica poemas, Seix Barral, assim como os textos feitos após "Canto Geral" (1950), ou seja, escrito na época da maturidade de Pablo Neruda.
Neste sentido, para Sáez, este livro é um trabalho "muito bem feito" que não só traz os poemas, mas toda a informação que girou em torno deles e que fará o leitor "muito atualizado" do contexto que rodeava para o poeta naquele momento. "Não é apenas o poema, mas também esta pequena história", diz ele.
"Seus pés jogar na sombra e outros poemas inéditos", considerado como a maior descoberta da literatura latino-americano nos últimos anos pelo poeta Pere Gimferrer, diretor editorial de Seix Barral, foi introduzida no Chile no final de 2014 durante a Feira Livro de Santiago, um país onde a pedreira que o Prêmio Nobel de Literatura (1971) deixou é acalentado e protegido.
E de lá, do outro lado do telefone, a voz de Sáez diz à Agência Efe que "não haverá conclusões de poemas", mas com nuances: "Há outros poemas que ele escreveu Neruda para celebrar alguém depois de uma refeição, ou de brincar com algum amigo, ele fez belos poemas, mas eles não têm qualidade poética, é assim que há material que mais tarde será visto como é conhecido ".
Antes deste livro só apareceu duas obras inéditas de Neruda: "rio invisível" (Seix Barral, 1980), que incluiu poesia e juventude prosa, e seus poemas da adolescência "Cuadernos de Temuco" (Seix Barral, 1996) .
* Crônica EFE

Fonte:https://lifestyle.americaeconomia.com/articulos/poemas-ineditos-de-pablo-neruda-muestras-de-una-llama-inmortal

 Resultado de imagem para isla negra museu pablo neruda

Comentários