A PSEUDO-CIÊNCIA E A FÍSICA QUÂNTICA

A pseudociência e a física quântica

Por Jordi Jose
Publicado no El País
Muitos leitores devem se lembrar de um anúncio popular que, na década de 1990, apareceu periodicamente nos televisores: dois veículos coincidiram em um semáforo e um dos ocupantes, depois de reconhecer o motorista do outro carro, disse: “é o meu professor de física quântica”. Em um nível menor, canal autônomo catalão (e talvez outro) transmitiu uma série divertida intitulada The Quantum Leap (O salto quântico, 1989-1993). Ambos os aspectos, aparentemente desconectados um do outro, revelaram a aparente penetração popular de um dos grandes pilares da física do século XX, a teoria quântica.
A coisa quântica parecia imprimir um toque de modernidade, até se tornar uma espécie de panaceia tecnológica que usurparia o torno que, séculos antes, a eletricidade tinha ocupado. Como em Star Wars, a história também apresenta seu lado obscuro: muitos partidários do paranormal encontraram na física quântica o jargão e a verborragia adequada para imprimir um toque de cientificismo em suas absurdas pretensões.
A influência da teoria quântica sobre a pseudociência foi analisada em vários trabalhos. Em um artigo publicado em 1984 na revista de investigação crítica sobre o mundo paranormal, The Skeptical Inquirer, Steve Shore, atualmente catedrático de astrofísica da Universidade de Pisa (Itália), abordou abertamente a questão. “O mundo psíquico descobriu a microfísica”: Assim, começou o seu interessante artigo intitulado A teoria quântica e o paranormal: o uso falso da ciência, cujas reflexões serão apresentadas nesta coluna.
A teoria quântica viola nossa experiência cotidiana. Nossos sentidos reagem com suspeita diante de um microcosmo dominado por uma distribuição discreta de estados (níveis de energia), um mundo pontuado por descontinuidades, probabilidades e incertezas.
Visto sob o prisma da para-ciência, a física quântica constitui um mundo maravilhoso, um Shangri-la onde a certeza é desfocada por causa das distribuições de probabilidade, onde a consciência pode desempenhar um papel significativo, onde os vários componentes que compõem um sistema parecem conviver em um regime de comunicação instantânea… Em resumo, um terreno fértil para a telecinese, a percepção extra-sensorial e outros supostos fenômenos psíquicos que, depois de anos de batalha com a ciência, encontram refúgio na teoria quântica. Alguns livros, como O tao da física (The tao of physics, 1975), de F. Capra, defendem fortemente essa abordagem.
A descrição quântica de um sistema macroscópico supôs um verdadeiro cavalo de Tróia para os defensores do paranormal, o refúgio onde perpetuam seu engano. Uma das diversas interpretações da teoria defende o conceito de superposição de estados na descrição de um sistema. Imagine uma suposta loteria quântica. Antes do sorteio, o número do vencedor é composto de 100.000 números simultâneos (função de onda), cada um deles caracterizado por uma probabilidade 1/100.000.
Apenas quando realizar o experimento e extrair a bola com o número escolhido será possível determinar qual dos 100.000 estados possíveis tornou-se real, o que no jargão especializado é definido como o colapso da função de onda. O responsável pela determinação do estado real do sistema é a interação do processo de medição com o mundo quântico.
Nash (não é o matemático premiado com o Nobel de Economia) usa essa abordagem em sua descrição qualitativa do mundo extra-sensorial. Em sua opinião (dificilmente sustentável), a participação de um agente psíquico (um médium ou alguém dotado de talento necessário) antecede qualquer experiência possível, e sua intervenção é a causa direta do colapso da função de onda. Em outras palavras: o mundo paranormal em um auxílio da realidade física.
Essa ideia gerou muito interesse por parte da comunidade de defensores do paranormal (sem mencionar a legião de detratores): prova irrefutável da existência de canais de comunicação extra-sensorial e até mesmo (atenção ao jargão) “conectividade quântica superluminal”. Ideias que foram construídas como um castelo cartas, é claro, embora  fantasiadas com o jargão científico com a inegável tentativa de obter credibilidade. Você quer fornecer uma base física para uma teoria insustentável? Comece usando o idioma da ciência.
Fonte:https://universoracionalista.org/a-pseudociencia-e-a-fisica-quantica/

Comentários