UMA COMPREENSÃO SOBRE DUAS DAS MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO : BUDISMO E HINDUISMO


Uma compreensão sobre duas das maiores religiões do mundo: budismo e hinduísmo

No post anterior relatei minha viagem pelo Nepal e o quanto foi bacana de ver uma fusão de religiões neste país. Ressalto aqui que não me refiro a convivência harmônica entre budistas e hindus. Claro, ela também existe. Entretanto a fusão na qual me refiro consiste em praticantes de uma religião utilizar de elementos da outra para obter sua paz espiritual.
Sabia que passaria um mês na Ásia onde o budismo e hinduísmo prevalecem neste continente. Não queria chegar por aqui ignorando estas duas religiões e por isto, no período que planejava fazer esta viagem, dediquei um tempo estudando religiões, pois entendendo-as me ajudaria a compreender melhor o comportamento e a cultura local das pessoas que encontrariam no caminho ou simplesmente iria ver nas ruas. Este conhecimento prévio adicionado a outras compreensões que tive nesta viagem em contato com os locais me deram uma visão mais esclarecedora sobre duas das religiões mais praticadas no planeta. E agora enquanto estou no meu voo pro Oriente Médio decidi escrever este post resumindo um pouco sobre o meu entendimento destas religiões.
Tanto o budismo quanto o hinduísmo compartilham uma crença comum: ambas acreditam na reencarnação do ser vivo. A reencarnação entretanto é vista nestas duas religiões como uma prisão espiritual do ser humano, não sendo portanto visto como algo bom. Logo, as duas religiões buscam apoiar o individuo a se libertar deste ciclo vicioso.
Ressalta-se que a reencarnação pode ser dada entre diferentes seres vivos. Desta forma, um homem nesta vida pode ter sido por exemplo um camelo. E’ fundamentada nesta crença que muitos hindus optam por serem vegetarianos já que entendem que poderiam estar comendo seus entes.
Nas duas religiões o que determina se um homem continuara preso ao ciclo da reencarnação são as atitudes que ele realiza em sua vida. Este conjunto de ações (atos ou mesmo pensamentos) é chamado de karma e podem determinar se a sua próxima vida será de riqueza ou de sacrifícios. Determinam ainda se na próxima vida será um homem, mulher ou animal.
Interessante dizer aqui que na India o hinduísmo serve como uma luva. Como se sabe a India tem sua cultura e comportamento determinado pelo
sistema de castas. Em linhas gerais pessoas que vivem dentro do sistema de casta lhes são negadas exercer algumas funções sociais que não seja compatível com a sua, o que acaba dificultando algumas classes elevarem o seu nível de renda. Cerca de 40% da população do pais vive abaixo da linha da pobreza, mas incrivelmente os índices de violência são bem baixos! Isto porque um pobre na India sabe que se ele cometer um ato de violência sabe que não usufruira de uma vida melhor numa próxima reencarnação como consequência de seu karma. Portanto lhe resta aceitar sua condição social e conduzi-la sob esta circunstancia pra que possa gozar de uma vida melhor na sua reencarnação. Este lado religioso reflete também no lado socio-politico uma vez que permite um maior controle social dos governantes sobre sua gente.
No hinduísmo entende-se que os seres humanos possuem uma alma e que por meio dela uma vida se conectada a outra. E é exatamente aqui o ponto onde o budismo apresenta uma nova crença. Sidarta Gautama, o Buda, apontou um novo caminho para libertar o homem do ciclo vicioso da reencarnação. Na sua crença o que prende um homem neste ciclo e o fato dele ter desejosO fato de ter um desejo faz o homem estar preso a ignorância trazendo-lhe sofrimento. Na crenças budistas, o homem deve ser capaz de cessar seus desejos  para atingir o que Gautama chamou de O Despertar ou ainda de Iluminação. Segundo Buda, a iluminação deve ser alcançada com a busca da sabedoria e uso da meditação capaz de transcender o homem a uma outra dimensão sem tempo e espaço. Esta dimensão e’ chamada de Nirvana.
A divergência aqui com o hinduísmo esta no fato do budismo não acreditar que o homem possui uma alma. E’ entendido que ao possuir uma alma
o homem  já nasce com um desejo. O desejo de fazer o bem pra que sua alma possa ir pra uma outra vida melhor. Se alma lhe traz desejo (ter um reencarnação  com uma vida melhor) e o desejo traz sofrimento, logo o elemento alma não pertence a nenhum ser humano e este não tem nenhuma capacidade de trabalhar sua vida em prol da sua alma. Em função disto o budismo passou a tratar a transcendência como o “renascimento” da vida ao invés de “reencarnação” da vida.
Por fim, vale entender que o hinduísmo é uma religião politeísta (mais de um deus). Existem diversas divindades protetoras e destruidoras. Os mais conhecidos são Shiva, considerado um deus destruidor, Vishnu, deus hindu considerado  protetor e Brahman, o deus criador do Universo. Estes deuses pertencem a trindade divina do hindu chamado de “As 3 Formas” , tal como no cristianismo existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Já no budismo existe uma interpretação equivocada de que Buda é um Deus. Não é. Tal como o Alcorão no islã não tem a equivalência com  a nossa bíblia. Não existe nesta religião uma tentativa de explicar a criação do Universo. Também não existem dogmas definindo as crenças da religião, o que permite ao budismo amplas formas de manifestação e cultos. Buda é visto como um mestre, um guia espiritual que foi o primeiro a alcançar a Iluminação e que mostrou aos homens o caminho para se libertarem do sofrimento. Não foi portanto nenhuma divindade criadora do Universo. Cheguei a pensá-lo entao como um profeta, tal como Maomé no islã, entretanto leituras que realize sobre o tema negam também esta descrição.
Agora estou partindo pro Oriente Médio onde lá gostaria também de aprender um pouco mais sobre o islamismo. Espero poder registrar aqui as minhas impressões sobre esta fé tão dominante nesta região do planeta!
Fonte:https://rolemundoafora.wordpress.com/2011/05/04/uma-compreensao-sobre-2-das-maiores-religioes-do-mundo-budismo-e-hinduismo/

Comentários