BENÇÃO DO FUTURO : ALEMÃES CRIAM ROBÔ PASTOR

No momento da bênção, o BlessU-2 levanta os braços e acende as luzes de suas mãos (Foto: Reprodução/The Guardian)
Bênção do futuro: alemães criam robô pastor
O BlessU-2 dá bênção em cinco idiomas e abre uma nova possibilidade para a convivência entre tecnologia e religião

Os fiéis da cidade de Wittenberg, na Alemanha, estão se acostumando com uma novidade: um robô pastor. Conhecido como BlessU-2, o invento foi desenvolvido por membros da congregação da Igreja Protestante e dá novas ideias de como religião e tecnologia podem conviver.
Não é a primeira vez que Wittenberg é palco de um momento importante para a religião. Há 500 anos, Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Catedral da cidade, momento que deu início à Reforma Protestante.
O BlessU-2 foi apresentado ao público recentemente, em uma exibição do aniversário da Reforma. O robô possui um painel touch screen em seu "peito", oferece bênçãos em cinco idiomas — inglês, francês, alemão, espanhol e polonês — e pode falar em uma voz feminina ou masculina. Após o fiel escolher a língua e o gênero, a máquina levanta os braços, luzes se acendem em suas mãos, e começa a bênção.
"Queríamos que as pessoas considerassem a possibilidade de serem abençoadas por uma máquina, ou entender se um humano seria necessário", explicou Stephan Krebs, protestante que participou do projeto, em entrevista ao jornal The Guardian.
De acordo com ele, a ideia era provocar debate, mas ainda há quem seja cético em relação à novidade. "As pessoas das ruas estão curiosas, impressionadas e interessadas. Mas dentro da igreja algumas pessoas acham que queremos substituir pastores humanos com máquinas", afirma. "Um robô nunca poderia substituir o cuidado pastoral. Não queremos robotizar nosso trabalho na igreja, e sim se conseguimos trazer uma perspectiva teológica para uma máquina."
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/05/bencao-do-futuro-alemaes-criam-robo-pastor.html

Comentários