O HIBRIDO ESTÉRIL

mula

O HIBRIDO ESTÉRIL

A hibridação foi estudada pela primeira vez com vegetais no século XVIII, pelo naturalista Joseph Gottlieb Kölreuter. Após experimentos com milhares de plantas, ele conseguiu produzir uma planta híbrida, batizando-a de mula híbrida – fazendo referência à mula, um animal híbrido. Dessa forma, ele afirmou ter encontrado a primeira mula botânica produzida pelo homem.
Chamamos de híbrido todo e qualquer organismo vivo descendente de indivíduos geneticamente diferentes, ou seja, o híbrido é o produto do acasalamento entre indivíduos de espécies diferentes. É importante lembrar que são considerados híbridos apenas os descendentes de pais de espécies diferentes, e que quando há o cruzamento de animais da mesma espécie, mas de raças diferentes, são obtidos animais mestiços.
Não podemos dizer que todo híbrido é estéril, pois na natureza encontramos híbridos que possuem fecundidade limitada. Esse grau de fecundidade se apresenta nas fêmeas, pois nelas os óvulos têm desenvolvimento completo, enquanto que nos machos é raro as células espermáticas se desenvolverem ou amadurecerem. Um exemplo claro de hibridismo com fecundidade limitada ocorre no cruzamento do porco doméstico com o javali, que resulta em híbridos, sendo que os machos são estéreis e as fêmeas são fecundas.
Veja abaixo alguns exemplos de animais híbridos:
– Mula: resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento;
– Zebralo: resultado do cruzamento entre uma zebra e um cavalo;
– Ligre: resultado do cruzamento entre um leão e uma tigresa;
– Tambacu: cruzamento entre os peixes tambaqui e pacu-aranha;
– Leopon: cruzamento entre uma leoa e um leopardo;
– Huarizo: resultado do cruzamento entre um lhama com uma alpaca.
A hibridação, ocorrendo naturalmente, não constitui uma ameaça à conservação das espécies envolvidas, sendo vista, nesses casos, como parte da história evolutiva dessas espécies animais, mas pode se tornar um problema para a conservação se for propiciada por mudanças no habitat ou na composição das espécies provocadas por ações humanas.
Fonte:https://megaarquivo.wordpress.com/2017/08/11/13-380-biologia-o-hibrido-esteril/

Comentários