VOCÊ FAZ DA FELICIDADE UM HÁBITO ?

Hábitos de felicidade

Você pode fazer da felicidade um hábito?

[Nota do Editor: Nós amamos essas dicas do criador do site ZenHabits ,que é enorme e popular. Sabemos também que a felicidade, a saúde e a longevidade estão todas relacionadas. As ações abaixo também foram mostradas para  melhorar a longevidade e prevenir a demência .]
"A felicidade não é algo pronto feito. Vem de suas próprias ações. ~ Dalai Lama
Eu não sou um que acredita que você possa ser feliz o tempo todo, mas eu aprendi que você pode ser feliz a maior parte do tempo.
E isso não é algo que depende de como seu dia está indo ou como os outros o tratam - depende do que você faz em uma base regular.
Lembro-me de ser infeliz a maioria dos dias, em um ponto da minha vida. Não era porque eu odiava as pessoas em minha vida - eu tinha uma esposa adorável, filhos grandes, outros membros maravilhosos da família e amigos. Foi porque eu estava infeliz comigo mesmo, e isso causou problemas de dívida crescente, infelicidade com meu trabalho, problemas de saúde e muito mais. Eu senti como se eu não pudesse mudar nada disso.
Então um dia eu me sentei e fiz uma lista.
Eu faço um monte de listas - é um dos meus hábitos favoritos - mas esta lista parecia ter um poder mágico. Era uma lista das coisas pelas quais eu era grata. Surpreendentemente, havia muitas coisas na lista, desde coisas sobre minha esposa, filhos, parentes e amigos, até coisas sobre meu trabalho, sobre a natureza ao meu redor, sobre minha vida.
Esta lista era mágica porque eu fui de sentir um pouco deprimido sobre tudo, e desesperado e impotente, a muito mais feliz. Minha mentalidade mudou de coisas que eu não gostava ou não tinha, para as coisas que eu estava realmente feliz que eu tinha. E eu estava no controle.
Desde então, eu experimentei com um número de hábitos e encontrei algumas coisas para ser verdade:
Primeiro , um punhado de atividades pode realmente fazer você feliz.
Em segundo lugar , se você incorporá-los em sua vida em uma base regular (torná-los em hábitos), você será mais feliz regularmente.
E esses podem parecer pequenas realizações, mas na verdade eles são enormes.

Os hábitos que fazem você feliz

Então, quais hábitos fazem você feliz? Tente fazer isso diariamente e veja se obtém os mesmos resultados:

1. Listar 3 coisas boas sobre sua vida agora

Minha esposa Eva e eu começamos um ritual diário de noite, aproximadamente 7 pm cada dia, onde nós fazemos exame de um momento para dizer sobre outras três coisas boas sobre nosso dia. Nós não inventamos isso, mas ele serve como pelo menos uma vez no seu dia quando você se concentrar no que você está grato. Isso pode criar um hábito mental de gratidão que você pode usar outras vezes em seu dia, quando você está focado em coisas que você não gosta ou tem - quando você sente isso, pense em algo que você tem, que você ama. Encontre uma maneira de ser grato, e você está mais feliz.

2. Ajude alguém a sair

Quando nos concentramos em nós mesmos, e no estado lamentável de nossas vidas, somos egocêntricos. Isso encolhe o mundo para um pequeno lugar com uma pequena pessoa infeliz. Mas e se pudermos expandir essa visão de mundo e expandir nosso coração para incluir pelo menos uma outra pessoa? Talvez até alguns outros ? Então vemos que os outros estão sofrendo também, mesmo que isso só significa que eles estão estressados. Então nós podemos alcançar para fora, e fazer algo reduzir seu stress, pôr um sorriso sobre sua cara, para fazer suas vidas mais fáceis. Ajude pelo menos uma pessoa a cada dia, e você encontrará sua perspectiva inteira deslocada.

3. Meditar-Mesmo por apenas 2 minutos

Eu chamei isso de Hábito Fundamental, porque afeta tudo o mais. Medite por apenas 2 minutos por dia, e você criará um hábito que lhe permitirá perceber seus pensamentos durante o resto do dia, que o ajudará a estar mais presente (a infelicidade vem de não estar presente), que ajudará Você a perceber a fonte de ansiedade e distração. Isso é muito o que pode ser feito em 2 minutos! Sente-se todas as manhãs quando você acorda, e apenas observe seu corpo, e então sua respiração. Observe quando sua mente que vagueia e gentilmente retorna à sua respiração. Você se torna o observador de sua mente, e você vai aprender algumas coisas úteis, eu prometo.

4. Exercício e movimento

Todo mundo sabe que você deve exercitar, então eu não estou indo para enfatizar este ponto. Mas realmente faz você mais feliz, tanto no momento de exercício (eu estou exercendo eu mesmo, eu estou vivo!) E durante todo o resto do dia. Exercício levemente, se você não estiver no hábito ainda, e apenas por alguns minutos por dia para começar. Quem não tem alguns minutos por dia? Se você não, você precisa de afrouxar acima de sua programação um bocado.
Há uma série de outros hábitos que também ajudam: comer atento, beber chá, fazer yoga, socializar com os outros . Mas estes incorporam a meditação (são formas mais ativas de meditação), e exercitam e ajudam os outros e gratidão (se você está fazendo isso direito). Então eu queria listar os hábitos mais básicos, e então você pode expandir para outras áreas.
Como você forma esses hábitos? Um de cada vez, começando o menor possível, com alguma responsabilidade social.
Defina esses hábitos em movimento. Você perceberá que está se tornando mais presente, mais grato, mais centrado nos outros. A mudança que resulta é nada menos que um milagre.

Leo Babauta é o criador e escritor do popular site Zen Habits  e autor de  O Poder de Menos: A Fina Arte de Limitar-se ao Essencial ... em Negócios e em Vida  Zen Hábitos: Handbook For Life , entre outros. Ele é um corredor, um minimalista e um vegano. Vive em São Francisco (ex Guam) com sua esposa e seis filhos.
Fonte: https://bluezones.com/2017/05/happiness-habits/?

Comentários