ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA - STANLEY KRIPPNER

Imagem relacionada

Estados alterados de consciência

Imagem relacionada

PDF VERSÃO PARA IMPRESSÃO: Post2PDF
(Tempo estimado de leitura: 8 minutos)
De um modo geral, uma alteração do estado de consciência pode ser definida como um estado mental que pode ser subjectivamente reconhecidos por um indivíduo ou por um observador, como um estado diferente do estado normal do objecto, quer por variações psicológicas ou estado de alerta própria vigília. É possível detectar as seguintes estados diferentes:
1. O estado de consciência "normal" : O estado de vigília diária caracterizada pela lógica, a racionalidade, a lei de causa e efeito, a intencionalidade ea sensação de que um controla sua própria atividade mental. O indivíduo está consciente de si mesmo como uma unidade experimental.
2. O estado de sono: Você consegue identificar com o eletroencefalograma. Apresenta períodos de movimentos oculares rápidos e ausência de ondas cerebrais lentas. Esta condição ocorre repetidamente durante a noite como parte do ciclo sonho-sono.
3. O estado de sono: Você ainda pode se identificar com o eletroencefalograma. Não há movimentos oculares rápidos início lento e gradual das ondas cerebrais. Quando você acorda alguém deste estado, o que você disser vai ser muito diferente do que eu diria a ser acordado de um estado de sono.
4. O estado hipnagógico: Ele passa entre o estado de vigília e sono, em o início do ciclo sono-sonho. Geralmente é caracterizada por uma imagem visual e às vezes audição. Ela difere das formas de atividade mental que ocorrem durante o sono e sonhos.
5. O estado hypnopompic: Ele tem lugar entre o estado no sono e vigília, em o final do ciclo sono-sonho. Não pode ser visual e auditiva, semelhante ao da imagética estado anterior. É assumido que os insights mais valiosos vêm a nós nesse estado.
6. O estado hyperarousal: Distingue-se por uma vigilância aumentada e prolongada enquanto acordado. Pode ser induzida por drogas que estimulam o cérebro (típico de estudantes que se preparam para os exames), por meio de atividades que exigem concentração intensa, como seria de esportes de risco (alpinismo, corrida de automóveis, pára-quedismo, etc.), ou em operações militares perigosas.
7. O estado letárgico: Ele apresenta uma atividade mental aborrecido e preguiçoso. Pode produzir fadiga, falta de sono, desidratação, desnutrição, baixa pressão ou açúcar no sangue, ao diminuir a atividade cerebral drogas. Também é causada por estados depressivos.
8. O estado de êxtase: Caracterizado por um sentimento intenso e grande emoção avaliada subjetivamente como estimulante e positivo. Ela pode causar por excitação sexual; danças frenéticas; ritual orgiástica, como vuduismo; rituais de iniciação, como a puberdade nas tribos primitivas; em atividades religiosas, como o "dom de línguas" e através de certas drogas alucinógenas.
9. O estado de histeria: É produzido pela intensa emoção subjetivamente avaliada como negativa e destrutiva. Ela pode ser causada pelo pânico, raiva, terror, medo de poderes demoníacos - medo de ser enfeitiçado ou atividade violenta poseído- pela multidão, como o linchamento, as perseguições frenéticas; psiconeurótico ansiedade ou por certas drogas.
10. Estados fragmentação: Não é uma falta de integração entre os segmentos importantes da personalidade. Fala-se de psicose, psychoneurosis, personalidade desunida, dissociação de personalidade múltipla, amnésia (seja passado parcial ou total). Ele pode ser temporária ou a longo - distúrbios prazo, causada por certas drogas, trauma físico ou cerebral, depressão endógena, algumas formas de esquizofrenia, manipulação experimental (privação de sono, hipnose).
11. Os Estados regressivos: impropriedade Presente em relação à idade cronológica do indivíduo e sua psicologia de costume. Pode ser droga temporária - estados induzidos, hipnose, Dianética - na qual ele pede ao sujeito que "um passo atrás no caminho de tempo" - ou Estados longa duração como iria ocorrer com um sujeito que sofre de qualquer um dos vários tipos de demência senil.
12. estados meditativos: Eles são caracterizados por atividade mental mínima, ausência de imagens visuais e presença contínua de ondas alfa no eletroencefalograma. Eles podem ser causados por ausência de estímulos externos, como flutuando em um tanque de água, ou técnicas de meditação de ioga ou do budismo.
13.- estados de transe: Não é sem ondas contínuas alfa no eletroencefalograma; hipersugestionabilidad, mas não a passividade; vigilância e concentração de atenção sobre um único estímulo, sem responder a outros, tornando possível a pós - sugestões hipnóticas. Esses estados podem ser trazidos sobre pela voz de um hipnotizador, para ouvir a batida de o próprio coração, cantos, observação prolongada, um objeto em movimento (metrônomo, estroboscópio) para rituais monotemáticas, práticas mediúnicas, certas danças tribais, por tortura continuou, o ritmo de uma canção de ninar, algum tipo de música, o tom monótono de um alto-falante, etc. Ele também pode ocorrer através da realização de algumas tarefas muito monótono, como dirigir um trenó pela neve durante várias horas, observando uma tela de radar, chamar a atenção para a linha branca de uma rodovia durante a condução.
14. O estado de devaneio aparecem movimentos oculares rápidos no eletroencefalograma, você pode acompanhar o estado de transe. Normalmente, ele faz com que um hipnotizador experimentalmente sugestiona o assunto para fazer -lhe o equivalente de um sonho.
15. O estado de devaneio: pensamentos que ocorrem de forma rápida e não têm relação com o ambiente externo ocorrer. Ela pode ocorrer com os olhos abertos ou fechados. Com os olhos fechados, acompanhados por imagens visuais de movimentos rápidos dos olhos podem aparecer. Este estado pode ser causado por tédio, solidão, privação sensorial, insônia, necessidades psicodinâmicos ou períodos de fantasia que surgem espontaneamente.
16. Estado do exame interno: Ele é quando não é percepção interna das sensações corporais em órgãos, tecidos, músculos, etc. Consciência ainda está presente, mas a um não - nível reflexivo se nenhuma parte individual de um esforço determinado para que a percepção, ou sensações corporais são não intensificado pela dor, fome, etc.
17.- estado de estupor: Não é uma habilidade suspenso ou muito reduzida para perceber estímulos. atividade motora possível, mas sua eficiência é muito baixa; você pode usar a língua em uma maneira limitada e muitas vezes o que é dito é sem sentido. Ela pode ser causada por certas formas de psicoses, por compostos de ópio ou doses excessivas de álcool.
18.- coma: Há total incapacidade de perceber estímulos. Pouca ou nenhuma actividade motora, sem o uso de uma linguagem. Ela pode ser causada por um estado moribundo, agentes tóxicos, convulsões, trauma cerebral, hipoglicemia, deficiências glandulares.
19. avaliação Estado da memória armazenada: A experiência do passado não pode ser lembrado apenas pela consciência reflexiva da pessoa. No entanto, os restos de acontecimentos passados (engramas) sempre existir em algum nível inconsciente profundo. Eles podem ser evocados por estimulação química ou elétrica do córtex cerebral, por hipnose, por associação livre em um tratamento psicanalítico ou até mesmo pode surgir espontaneamente.
20.- estados de consciência expandida: Eles são apresentados com um limiar sensorial reduzida e um abandono das formas habituais de percepção externa e interna. Eles podem ocorrer espontaneamente ou ser provocada por excesso de hipnose ou sensorial de stimules. Muitas vezes são o resultado de uso experimental de drogas e plantas psicodélicas. Neste caso, as declarações progressivas são apresentados em quatro níveis diferentes:
a) A nível sensorial, aparecem alterações de espaço, tempo e imagem corporal.
b) Um nível de RECOLETIVO-analítica, novas idéias e pensamentos surgem interagindo com perspectiva psicodinâmica ou do mundo eo papel do indivíduo dentro dele.
c) A nível simbólico, uma identificação com personagens históricos e símbolos lendários, ou míticos e arquetípicos apresentados.
d) A nível global, relativamente chegar alguns indivíduos, há uma experiência mística da presença de Deus (ou Eu Superior), ou em que o indivíduo tem a impressão subjetiva de que está dissolvendo-se em um campo de energia universalmente: satori, samadhi, consciência cósmica, a unidade oceânica, experiência de pico.
21. Status da Versão: Este é o mais difícil para descrever o estado menos familiar na sociedade ocidental moderna. É também chamado de "estado de alerta". Siddhartha Gautama, o líder religioso que é considerado como um paradigma do estado de liberação, é chamado de Buda, que significa "despertar". Isto significa que a consciência iluminada do Buda ultrapassou a consciência do homem comum como o estado de vigília excede clareza e integridade para o estado de sono. Homem que acorda considerada confusa e fragmentada seus sonhos, assim como faz o homem lançou a sua vida anterior.
É difícil descrever o conteúdo do estado de liberação. Mesmo místicos que afirmam ter experimentado, raramente afirmam ter alcançado ele por sua própria vontade ou esforço consciente. A única coisa que todos concordam é em sua natureza inefável: a incapacidade de traduzir em palavras. A liberação não foi comparado com as dimensões da vida comum e não pode ser descrito sem distorcer, é grande vazio, o nada Ser Divino incondicionado. Aldous HaxIey chamado de "mente em toda a sua amplitude no qual todas as contradições são resolvidas". Lao-Tsé chamado Way "Tao"; isto é, o caminho é o seu destino, em vez de ser o meio que conduzem a algum outro destino.
O elemento comum a todas as descrições parece ser a ideia de "fluxo". Em estado de liberação, o intelecto despertados não tenta dividir a realidade em segmentos por corte ou solidificando em uma entidade. Em vez disso, ele flui com a parte de processo cósmico.
A noção de fluidez sugere uma outra imagem para descrever o estado de liberação. É uma agradável sensação de afundar em um algo misterioso como a mente, sem sofrer as limitações espaço-temporais da consciência individual comum. A Índia tem sido comum há séculos para descrever o estado de libertação em termos de fusão. Atman, a alma individual, é descrito como libertar do ciclo interminável de renascimentos por meio de sua reabsorção em Brahman ", como uma gota de chuva no oceano." Embora eles deixam claro que a queda não é desaparecer no oceano, mas o oceano entra na queda estendendo-o até o infinito.
A disseminação do uso de drogas inevitavelmente levanta a questão de até que ponto alguns ou todos os estados de consciência de que temos dito pode ser causada bioquimicamente. A resposta é que quase todos eles: por exemplo, estado de hipervigilância com anfetaminas, foi dormir com barbitúricos, o estado de sonho com derivados do ópio, o estado de transe com pentotal de sódio e o estado de consciência expandida por compostos que vão desde mescalina ao ácido lisérgico. No entanto, nenhum destes estados ocorre apenas pela ingestão de drogas. Para a maioria das pessoas, na maioria dos casos, estes diferentes tipos de consciência foram alcançados sem o uso de drogas, como resultado de estímulos internos ou ambientais.
Stanley Krippner
"psi e estados alterados: explicações alternativas", traduzido e extraídas por Roberto Hernandez Stanley Krippner.-

Comentários