TUTANCÂMON,MISTÉRIOS E FATOS REVELADOS SOBRE O JOVEM FARAÓ



Tutancâmon, o jovem faraó do Egito Antigo, que morreu aos 18 anos e depois explodiu dentro do próprio sarcófago, aparentemente era o proprietário de um punhal espacial feito com ferro meteórico – e ele foi enterrado com o objeto.
Pesquisadores da Universidade Politecnico di Milano, da Universidade de Pisa e do Museu Egípcio no Cairo usaram espectrometria fluorescente raio-X para determinar a composição da faca sem danificá-la. O ferro na lâmina tinha grandes porcentagens de níquel, e traços de cobalto, fósforo e outros materiais que sugerem uma origem extraterrestre dos seus ingredientes. A composição exata foi comparada com um meteorito próximo específico. A pesquisadora Daniela Comelli explicou à Discovery:
“Apenas um [meteorito], chamado Kharga, continha níquel e cobalto consistentes com a composição da lâmina,” ela adicionou.
O fragmento do meteorito foi encontrado em 2000 em um planalto de calcário em Mersa Matruh, um porto há 240 km de Alexandria.”
Objetos feitos a partir de metal de meteoritos provavelmente eram bastante valiosos no Egito Antigo, mas também revelam uma sofisticação dos ferreiros durante essa época da história humana. E a lâmina (na imagem abaixo) não era o único objeto na tumba de Tutancâmon feito com um material incomum e raro: um colar de escaravelho enterrado com ele tem o que estudiosos acreditam ser vidro de sílica, causado pelo impacto de outra rocha espacial que atingiu o deserto da Líbia e derreteu próximo à areia.

Photo published for King Tut's Blade Made of Meteorite

Ainda estamos encontrando novas coisas na tumba de Tutancâmon, mas cada descoberta nova mostra que esse cara tinha um excelente gosto. O punhal está em exibição no Museu Egípcio do Cairo.
[Seeker via Space]
Foto: AP Photo/Amr Nabil

No fim do ano passado, um escaneamento da tumba de Tutancâmon revelou a possível presença de uma câmara secreta. Uma análise mais detalhada desses dados mostra não só a presença de uma espécie de sala secreta, mas também uma série de objetos metálicos e orgânicos ainda não identificados.
Como informado pela National Geographic, o anúncio foi feito hoje cedo em uma coletiva de imprensa realizada no Cairo, a qual Mamdouh Eladamay, ministro de antiguidades, disse que “esta pode ser a descoberta do século.”
Em novembro de 2015, o japonês especialista em radar Hirokatsu Watanabe foi levado até a câmara funeral do rei Tut para analisá-la. Na época, os resultados iniciais foram convincentes, sugerindo com 90% de certeza que havia outra câmara atrás da parede norte da tumba.
Watanabe publicou só agora o relatório completo da análise, e ele acredita que há objetos feitos de metal e de materiais orgânicos do outro lado. O ministro egípcio não quis especular sobre o que seriam esses objetos.
radar-watanabe
Watanabe analisa dados coletados no radar usads para determinar a estrutura do material que está na parede. Imagem: Brandon Quilicci/National Geographic

As descobertas do escaneamento feito por Watanabe foram revisadas por especialistas independentes, incluindo um pesquisador estratégico que trabalha no laboratório de propulsão de jato da NASA, e Remy Hiramoto, um especialista em semi-condutores e microeletrônica, que descreveu os dados como bem “rigorosos”.
“Ele [o estudo] valida a hipótese inicial de que há algo não-natural ocorrendo na câmara ou na cavidade do outro lado da parede”, disse Hiramoto ao Natgeo. “Baseado nos sinais apresentados nos dados, há um vazio e definitivamente há algo dentro desse local. Há algo lá.”
O geofísico arqueológico Jason Herrmann disse ao NatGeo que é relativamente fácil usar o radar para determinar como são esses materiais que ainda não foram vistos. Ele próprio comentou que usou uma técnica para encontrar artefatos de metal enterrados em dunas da Arábia Saudita. Além disso, afirmou que buscar objetos em uma câmara é mais fácil que achá-los na areia.
O interesse na câmara funerária de Tutancâmon, que tem mais de 3.340 anos, foi reacendido pelo arqueólogo britânico Nicholas Reeves, que acredita que há outra tumba escondida entre as paredes. Embora incialmente a tese tenha sido rejeitada por estudiosos, a teoria dele era baseada em evidências físicas do local, como traços de corredores e aberturas de porta que foram rebocadas e pintadas durante a preparação da tumba.
Reeves especula que haja uma câmara escondida com os restos e possivelmente bens intactos da rainha Nefertiti, a esposa do faraó Akhenaten, pai de Tutancâmon.
Uma equipe de especialistas do National Geographic usará um radar próprio para escanear o local no fim do mês. Um dos objetivos neste novo escaneamento será determinar a espessura das paredes. O ministro Eldamaty negou-se a dizer o que ocorrerá após isso: “Temos que esperar.”
[National Geographic]
Imagem do topo mostra o especialista em radar Hirokatsu Watanabe. Crédito: Brandon Quilicci/National Geographic


A máscara de enterro do rei Tutancâmon, relíquia arqueológica mais famosa do mundo, foi danificada durante uma tentativa fracassada de limpeza. A barba trançada azul e dourada caiu e foi colada “às pressas” com um adesivo inadequado, danificando o item ainda mais.

Segundo a Associated Press, parece que a barba foi rapidamente colada de volta por curadores do Museu Egípcio, no Cairo, com epóxi – um “material irreversível” que é completamente inadequado para um esforço de restauração desta importância.
O caso não foi totalmente esclarecido porque três dos curadores do museu estão oferecendo relatos conflitantes. Não se sabe quando o incidente aconteceu, ou se a icônica barba foi acidentalmente derrubada ou removida porque estava solta.
O que sabemos, no entanto, é que os curadores receberam ordens de cima para corrigir a falha rapidamente, e que eles usaram epóxi. Todos os três curadores se recusaram a dar seus nomes por medo de represálias. Da AP:
“A máscara deveria ter sido levada para o laboratório de conservação, mas eles estavam com pressa para voltar a expô-la rapidamente e usaram esse material irreversível de secagem rápida”, acrescentou o conservador do museu.
O conservador disse que a máscara agora mostra uma lacuna entre o rosto e a barba, enquanto que antes ela estava diretamente ligada: “agora você pode ver uma camada de amarelo transparente”.
A história fica pior. Parece que os curadores acabaram espalhando epóxi no rosto da máscara por acidente; eles usaram uma espátula para tirar o material, prejudicando a relíquia ainda mais:
Outro conservador do museu, que estava presente no momento da reparação, disse que o epóxi tinha secado no rosto da máscara do rei menino, e que um colega usou uma espátula para removê-lo, deixando arranhões. O primeiro conservador, que inspeciona o artefato regularmente, confirmou os arranhões e disse estar claro que eles foram causados por uma ferramenta usada para raspar o epóxi.
O ministério de antiguidades do Egito e a administração do museu não estão respondendo às solicitações da mídia, mas um dos conservadores disse que uma investigação está em andamento.

Tutancâmon foi um faraó (rei do Antigo Egito) que comandou o império entre 1332 a.C. e 1323 a.C. Ele se tornou rei aos nove anos de idade, e permaneceu no trono por cerca de dez anos até morrer, provavelmente devido a uma infecção na perna. Há algumas teorias de que Tutancâmon foi assassinado, mas o consenso entre cientistas é que a morte do faraó foi acidental.
Séculos depois, em 1922, sua tumba foi descoberta quase intacta. Nela estavam peças de ouro, tecidos, armas e textos sagrados, além da famosa máscara azul-dourada. Os artefatos são considerados propriedade do governo egípcio e são mantidos no Museu Egípcio, no Cairo.
Desde 2011, após a Primavera Árabe e a derrubada de Hosni Mubarak, as autoridades não fizeram nenhuma grande melhoria no museu. Há planos de mudar a exibição de Tutancâmon para o Grande Museu Egípcio, previsto para ser inaugurado em 2018. [Telegraph/AP]
Fotos: a máscara de enterro do rei Tutancâmon antes do incidente. (AP Photo/Amr Nabil)

tutancamon

Fonte:http://gizmodo.uol.com.br/

Rei Tutancamon

Rei Tutancamon no museu
tumba-tutancamon

Comentários