JOÃO DE DEUS - A LUZ QUE CURA






JOÃO DE DEUS - A LUZ QUE CURA

Abadiânia, cidade goiana distante 78 quilômetros do Distrito Federal, é desprovida de encantos. Não há cinema, teatro, sequer shopping center para entreter seus 13 mil habitantes. Mesmo assim, há mais de 30 hotéis no município e uma concentração de visitantes estrangeiros de causar inveja aos grandes polos turísticos nacionais. 

O poder de atração dessa localidade de chão batido e ar seco incrustada no cerrado brasileiro é um senhor corpulento, de roupas eternamente brancas e amarfanhadas, 1,80 metro e olhos de um azul profundo conhecido no Brasil por João de Deus. Ou John of God, para seu séquito de seguidores internacionais, que atravessam o oceano em busca de cura para seus males. 

João Teixeira de Faria nasceu em Cachoeira de Goiás, no dia 24 de julho de 1942, no Brasil,  mais conhecido como João de Deus ou João de Abadiânia e em outros países como John Of God , é um médium, filantropo e fazendeiro brasileiro. Filho de um alfaiate e uma dona de casa, caçula de seis irmãos, é um dos mais famosos e respeitados médiuns em atividade no mundo.

Cerca de nove milhões de pessoas, segundo sua própria contabilidade, já se deslocaram até o interior de Goiás para se submeter a suas cirurgias espirituais, uma prática cada vez mais difundida no Brasil. Anônimas e famosas, dos mais variados quilates. 

Residente na cidade de Abadiânia, interior do estado de Goiás, é mundialmente famoso por servir de médium para a realização de tratamento espiritual, incluindo "cirurgias espirituais" sem cortes e "cirurgias espirituais" com cortes de pele sem a utilização de anestesia, em que não ocorrem sangramentos e nem infecções pós-operatórias.

Para esses atendimentos fundou em 1976 a Instituição de caridade Casa de Dom Inácio de Loyola, onde atende pacientes os quais cerca de 80% são estrangeiros (incluindo médicos) e, embora não haja cobrança pelos atendimentos, ocorre a venda de medicamento passiflora a preço simbólico sob responsabilidade de um laboratório farmacêutico que há na Instituição. 


A Casa de Dom Inácio de Loyla também distribui sopa gratuitamente aos que esperam atendimento e doa o medicamento passiflora aos que são orientados a fazerem uso dessa medicação mas não podem pagar.

Casa da Sopa

João de Deus possui também duas outras instituições de caridade em Abadiânia, "Casa da Sopa" - onde é servido gratuitamente refeições aos pobres - e "Casa do Banho" - onde os pobres gratuitamente tomam banho e têm as suas roupas lavadas.


Dentre os pacientes famosos do médium estão os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Bill Clinton e Hugo Chávez, o psicoterapeuta Dr. Wayne Dyer, o humorista Chico Anysio, a apresentadora Maria das Graças Xuxa Meneghel, a atriz Shirley MacLaine e o ator Marcos Frota.  Ele ganhou maior notoriedade após ter sido entrevistado pela apresentadora e empresária Oprah Winfrey.

João de Deus diz que começou a ter mediunidade ativa aos nove anos de idade, quando era um menino católico avesso ao Espiritismo, e aos dezesseis diz que pela primeira vez serviu de médium na cura de outra pessoa. 

Teria então morado em vários estados, até fixar-se na pequena cidade do interior de Goiás, onde diz "receber" bons espíritos que realizam curas através dele , incluindo o fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola.

Possui nove filhos, com mulheres diferentes; é analfabeto funcional, dono de instituições de caridade e uma fazenda onde planta soja e tem gado, e é co-proprietário de um garimpo.

As curas proporcionadas pelo médium goiano atraem multidões à pequena cidade de Abadiânia, a tal ponto que se constituem na principal fonte de renda do lugar. 

Na "casa" em que atende os pacientes há paredes ornadas por imagens de santos católicos, de expoentes do Espiritismo e do próprio médium, onde pessoas fazem orações e adoração.

DEVOÇÃO
A figura de João de Deus está nas paredes da Casa de Dom Inácio,
ao lado da imagem de Jesus Cristo, Nossa Senhora e alguns santos


O sincretismo religioso na casa é dos mais generosos. Além de Ignácio de Loyola, há referências ao Dalai Lama e a santos, e o próprio João de Deus é um devoto de Santa Rita de Cássia. A mistura envolve também o budismo tântrico, a julgar pela explicação dos banhos de luz. “É para pegar boas energias do cristal. Tem gente que não aguenta ficar na sala, chora. Tem gente que sai alegre demais. Cada um sente uma reação”, destaca uma voluntária.

De acordo com a biografia John of God: The Brazilian Healer Who's Touched the Lives of Millions ("João de Deus - O Médium de Cura Brasileiro que Transformou a Vida de Milhões"), de autoria da professora de Chi kung Heather Cumming e da fotógrafa Karen Leffler, até 2007 João de Deus já havia atendido mais de 8 milhões de pessoas em busca de tratamento. 

Prefaciando o livro, o físico nuclear e quântico Amit Goswami alega: "João de Deus é mais do que uma pessoa, é um fenômeno científico de suma importância (...) O Médium João canaliza a memória quântica de outra pessoa que viveu antes dele e já morreu. Na verdade, enquanto João de Deus canaliza, ele transforma abruptamente o seu caráter e passa a irradiar amor incondicional que promove a cura daqueles que precisam dela".

Em 2012 a "Casa de Dom Inácio de Loyola" havia contabilizado mais de 9 milhões de pessoas que já haviam sido atendias para tratamento pelo médium.

Susan Casey

A jornalista americana Susan Casey, autora do best-seller A Onda ("The Wave") falou, em 2011, no consagrado talkshow de Oprah Winfrey sobre a bem repercutida matéria que escreveu na The Magazine, na qual investigou os trabalhos de cura espiritual através do médium brasileiro conhecido como João de Deus.

A bilionária apresentadora foi até Abadiânia em 29 de março de 2012 para entrevistar o curador - cuja existência tomou conhecimento quando entrevistou o psicoterapeuta Dr. Wayne Dyer que afirma ter sido curado de leucemia por ele.

Joao de Deus e Oprah Winfrey

No local Oprah teria meditado, orado e testemunhado as "cirurgias espirituais", num local chamado "Sala da Entidade"; dali conheceu a Casa da Sopa, onde são distribuídos alimentos aos carentes e, falando aos repórteres, declarou que sentiu "algo muito forte. Foi muito além do que eu esperava".


São necessárias algumas poucas horas em Abadiânia para colecionar relatos de pessoas que mudaram suas vidas sob o impacto do encontro com João de Deus. Médicos renomados que largaram consultórios na Europa para se tornarem assistentes espirituais, executivas de alto escalão que viraram donas de pequenos estabelecimentos comerciais na cidade só para ficar perto dele. Além dos incontáveis relatos de cura de doenças – tumores, dores crônicas, paralisias... A saga do líder espiritual goiano já atravessou fronteiras e foi tema do canal fechado Discovery Channel, entre outros. Sua fama e seu poder ganharam dimensões continentais e são infinitamente maiores do que o local que ele escolheu para exercê-los. Discreto como ele.

João realiza uma operação nas fossas nasais, uma das intervenções mais comuns, ao lado das cirurgias de olho.

O cenário onde João de Deus realiza suas cirurgias espirituais, ministra seus passes e recebe milhares de pessoas semanalmente (cerca de duas mil) é a Casa de Dom Inácio, uma construção azul e branca de mais de 12 mil metros quadrados que fica na rua principal da parte nova da cidade. 


Para entrar na casa, é necessário estar vestido de branco. A entrada se dá pela secretaria, onde o visitante é orientado a preencher uma ficha com seu caso: primeira vez, segunda vez, revisão ou agradecimentos. Em seguida, é encaminhado a um pátio coberto, com cerca de 200 cadeiras de plástico, dispostas em frente a um palco, onde voluntários fazem a primeira prece. Nesse momento, recebe algumas orientações, como, por exemplo: “Os três medicamentos são sono (é importante dormir entre as 22h e 23h); alimento (não se deve comer somente pelo prazer) e pensamento (somos o que pensamos). 


médium João de Deus faz cirurgia ocular com faca em paciente

Para as cirurgias sem corte, o paciente recebe o passe, uma espécie de transmissão de energia. E segue para a meditação. No caso de corte, João de Deus pega uma faca de cozinha, para a raspagem do globo ocular, e uma agulha ou pinça de pressão com algodão cheio de água fluidificada – água abençoada – para introduzi-la pela fossa nasal. As cirurgias costumam durar cerca de dois minutos, mas podem demorar até 15. O paciente não emite um gemido de dor e é encaminhado numa cadeira de rodas para o repouso. 

Após a cirurgia, os pacientes são encaminhados para
o descanso. Há 1,5 mil leitos na Casa de Dom Inácio


Para quem crê na força de João, o poder de sua oração tem dimensões concretas. Caso da alemã Beate Obermeier, 45 anos, que chegou ao interior de Goiás pouco antes do Natal com a filha Lisa-Marie, 12 anos, numa cadeira de rodas. Há seis anos, a menina entrou em coma e quando voltou, acordou sem falar, ouvir, comer ou conseguir segurar o próprio pescoço. Em duas semanas de tratamento, passou a comer, a ouvir e até a desenhar. “Só temos a agradecer aos espíritos de luz que encontramos aqui”, diz Beate. 

Para a mãe que assiste à melhora da filha, não há dúvidas. Mas João de Deus sabe que, para cada Beate, há milhares de incrédulos. Para esses, tem uma resposta pronta: “Não sou eu que curo. Quem cura é Deus. Muitos não acreditam, poucos acreditam, e um número expressivo tem dúvidas. Mas recorro à manifestação de Santo Inácio de Loyola: ‘Para quem acredita, nenhuma palavra é necessária; para quem não acredita, nenhuma palavra é possível.

João de Deus atende os visitantes na Casa de Dom Inácio. Na cadeira de rodas, a menina alemã Lisa-Marie, 12 anos, levada pela mãe para Abadiânia.


História do médium


João de Deus é um homem nascido em família simples, que tem problemas como qualquer homem comum. Tem defeitos, limitações e é capaz de errar e sofrer como qualquer outro ser humano. Segundo o médium, se fosse perfeito, não estaria nessa missão na Terra.

João Teixeira de Faria nasceu no vilarejo de Cachoeira da Fumaça, no estado de Goiás, em 24 de junho de 1942, sendo o mais novo de seis filhos.

Morando em Itapaçi, também no estado de Goiás, estudou até o equivalente ao segundo ano do Ensino Fundamental e abandonou os estudos devido à necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família. O médium nunca concluiu seus estudos, não sabendo ler nem escrever até hoje.

A primeira manifestação mediúnica de que se recorda ocorreu quando tinha nove anos de idade, enquanto visitava familiares na cidade de Nova Ponte – GO com sua mãe. Em um dia ensolarado, João teve uma premonição de que uma grande tempestade se aproximava, e começou a apontar casas (incluindo a casa de seu irmão) e a dizer que aquelas casas cairiam ou seriam destelhadas. Puxou sua mãe pelo braço para que partissem antes do temporal. Apesar de não estar convencida, a mãe de João abrigou-se com ele na casa de alguns amigos. Exatamente como ele havia previsto, a tempestade destruiu cerca de quarenta casas da pequena cidade.

O trabalho era escasso em Itapaçi e João precisou partir em busca de emprego. Após passar por algumas cidades, o médium encontrava-se em Campo Grande – MT ainda desempregado, cansado e com fome. Procurou, então, abrigo embaixo de uma ponte, planejando banhar-se no rio antes de seguir sua busca. Ao se aproximar do rio, uma mulher o chamou, convidando-o a aproximar-se. Conversaram a tarde inteira. Após algum tempo, o médium descobriu que a mulher era o espírito de Santa Rita de Cássia.


Na manhã seguinte, João voltou ao rio para conversar novamente com a mulher, porém, encontrou somente uma luz e ouviu sua voz chamando pelo seu nome. Ela disse a ele que fosse ao Centro Espírita Cristo Redentor.

Ao chegar ao Centro Espírita, o diretor se aproximou e perguntou se seu nome era “João Teixeira de Faria” e disse que eles o estavam esperando. Naquele momento o médium desmaiou, recobrando a consciência horas depois. Havia um grande grupo de pessoas o cercando e uma pessoa o explicou que ele havia incorporado a Entidade Rei Salomão e curado cerca de cinqüenta pessoas.

Mesmo confuso, João de Deus aceitou o convite para passar a noite na casa do diretor do Centro Espírita e retornar no dia seguinte para os trabalhos, explicando que não era um médium praticante e não tinha conhecimentos médicos nem sobre o mundo espiritual.
Nos meses seguintes, o médium João dedicou sua vida à cura. Sua primeira experiência mediúnica ocorreu aos dezesseis anos de idade.

Durante os anos subsequentes, João foi perseguido e acusado por prática ilegal da medicina. No período da ditadura militar, foi para Brasília trabalhar como alfaiate para o exército. Lá, exerceu trabalhos de cura e ganhou a proteção dos militares.

João de Deus trabalhou, dentre outras coisas, como alfaiate, minerador e também numa olaria. Hoje mora em Anápolis – GO, cidade que se localiza a 40 km de Abadiânia, onde em 1976 fundou a Casa Dom Inácio de Loyola.

Mensagem de Estímulo

“Sou apenas um homem,

Há mais de trinta e cinco anos instalei a Casa de Dom Inácio neste solo sagrado de Abadiânia, esta terra bendita, onde Deus me colocou para cumprir minha missão.

Eu não curo ninguém. Quem cura é Deus, que, em sua infinita bondade, permite as Entidades (bons espíritos) que me assistem proporcionar cura e consolo aos meus irmãos, ao passo que sou apenas um instrumento em suas divinas mãos.

Fui garimpeiro e sei que a pedra preciosa, para mostrar sua beleza, precisa sofrer o desgaste da lapidação, sendo que, antes de polida, quem não conhece não lhe dá valor algum.

Cada filho é um diamante raro da criação, mas que necessita ser polido implicando em dores e sofrimento, para realizar sua superior destinação.
O mundo passa por grandes transformações, gerando consequentemente grandes sofrimentos, porém a nossa força e sustentação residem na confiança naquele Ser Supremo, que é nosso Deus.
E, para finalizar, levo como mensagem as palavras de Cristo no Evangelho de João (cap. 15, vs. 12): ‘O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei’.”

Médium João Teixeira de Faria


video : MARIA INES CABRAL



ESPIRITUALISMO - OPRAH WINFREY SHOW - CURAS ESPIRITUAIS - MEDIUM JOAO DE DEUS - PARTE 1 DE 3



ESPIRITUALISMO - OPRAH WINFREY SHOW - CURAS ESPIRITUAIS - MEDIUM JOAO DE DEUS - PARTE 2 DE 3



ESPIRITUALISMO - OPRAH WINFREY SHOW - CURAS ESPIRITUAIS - MEDIUM JOAO DE DEUS - PARTE 3 DE 3

Comentários