“ISSO É COISA DE MENINA. ISSO É BRINCADEIRA DE MENINO” MAS, SERÁ?!

kid2

“ISSO É COISA DE MENINA. ISSO É BRINCADEIRA DE MENINO” MAS, SERÁ?!


Hoje vamos levantar a questão de gêneros: “Isso é coisa de menina. Isso é brincadeira de menino”. Frases comuns ainda hoje entre pais e educadores.
Mas será? Será que estamos presos em análises tão rasas e superficiais baseadas em cores, ou em conceitos estabelecidos há décadas?
Recentemente o governo frances, foi posto em cheque quando entregou mochilas escolares azuis e rosas nas escolas.
Em um momento que o mundo luta por igualdade entre homens e mulheres, é preciso quebrar estereótipos para que que meninos e meninas tornem-se adultos livres para fazerem as escolhas que desejarem.
E os pais? Estão preparados para oferecer as crianças um ambiente livre de pré conceitos? De velhas ideias e comportamentos?
Devemos parar para refletir em quantas atitudes, conceitos e valores passamos pra frente sem refletir. Sem nos dar conta que os filhos são serem independentes, que devem ser nutridos de amor, auto confiança, respeito e generosidade para que possam prosperar como seres humanos inteiros e felizes! Fazendo suas próprias escolhas e sendo aquilo que desejarem ser!
Vocês concordam?
Leiam só esse relato:
“Ontem minha mãe postou uma foto no Facebook do meu irmão Sam, de 5 anos, usando um par de sapatos que ele escolheu para usar no seu primeiro dia de aula na escola.
Ela tentou explicar para ele na loja que os sapatos foram feitos para garotas. Sam respondeu que não se importava e que “ninjas podem usar sapatos rosa também”.
Sam foi para a escola e recebeu diversos elogios sobre os seus sapatos novos. Nenhuma criança disse algo de negativo sobre eles.
No entanto, minha mãe recebeu cerca de 20 comentários sobre a foto de vários membros da família dizendo o quão “errado” é isso e como “coisas como essa irão afetá-lo socialmente”. Minha tia-avó foi ainda mais eloquente dizendo que “essa merda vai transformá-lo em um gay.”
Minha mãe apagou a foto da internet e disse ao Sam que ele pode vestir o que ele quiser para ir à escola, que essa é uma decisão só dele. Se ele quiser usar sapatos cor de rosa, ele pode usar sapatos cor de rosa.
Sam, então, explicou-lhe que ele não gostava dos sapatos por eles serem cor de rosa, mas porque eles foram “feitos de zebras” e zebra é o seu animal favorito.
O que dizer de uma sociedade quando um grupo de adultos deveria ter aulas sobre humanidade com uma turma de crianças?”
Depoimento publicado originalmente em: http://www.facebook.com/lgbtforoyar
Tradução retirada de: http://www.facebook.com/

Fonte:https://eduquesemmedo.com.br/2014/11/17/isso-e-coisa-de-menina-isso-e-brincadeira-de-menino-mas-sera/

Comentários