GOOGLE E SONY DESENVOLVEM DISPOSITIVOS IMPLANTÁVEIS NO GLOBO OCULAR

Google desenvolve dispositivo implantável no globo ocular


A Alphabet, empresa-mãe do Google, já se prepara para um futuro em que a tecnologia irá se fundir com o corpo humano. A empresa solicitou uma patente de um dispositivo que pode ser implantado dentro do globo ocular.
Desde a época em que era apenas Google, a companhia já se mostrava interessada nos olhos, com dispositivos como uma lente de contato inteligente para monitoramento de diabetes. O problema é que agora a empresa que ir além: em vez de colocar algo sobre o olho, que tal não colocar algo DENTRO do olho?

O objetivo do implante peculiar é melhorar a visão, com um método de ajudar a focalizar a luz na retina, ajudando o usuário a enxergar melhor. Poderia ser uma alternativa às cirurgias de correção que já se tornaram comuns atualmente.
De qualquer forma, a ideia de colocar um aparelho dentro do olho soa estranha. A patente em questão fala sobre um método de “injetar um fluido na cápsula do cristalino de um olho, onde a lente natural foi removida da cápsula”. O dispositivo intraocular flutua neste fluido, usando energia gerada a partir de radiofrequência, captada por meio de uma antena. O aparelhinho também tem seu próprio armazenamento interno, embora não fique claro o motivo.
Cabe a ressalva sempre que falamos de patentes: muitas delas nunca acabam se transformando em produtos reais. São comuns os casos de empresas que registram uma ideia apenas para protegê-la, mas acabam não utilizando a patente para nenhum fim prático. Nestes casos, só resta esperar para vere o que o Google (ou a Alphabet) farão com isso.

Via Forbes

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/google-desenvolve-dispositivo-implantavel-no-globo-ocular/57792




Sony também tem patente de lente de contato com câmera embutida

Parece que a nova onda da indústria de tecnologia é mexer com seu olho. O Google tem uma lente de contato para acompanhamento de diabetes, e já discute a possibilidade de colocar um implante dentro do globo ocular. A Samsung quer criar uma lente de contato com câmera acoplada. Agora é a vez da Sony: a gigante japonesa também registrou patente para uma lente capaz de fotografar.
A câmera seria controlada por meio de uma piscadinha voluntária. A empresa diz que é possível distinguir uma piscadela proposital de uma involuntária, tornando o movimento viável para ativação do obturador.



A patente fala também em um sistema de foco automático para o registro das imagens, ajuste automático do tempo de exposição e um zoom ajustável. Só não é muito claro como fazer para ajustar o zoom em um dispositivo como este.
Outros detalhes: o dispositivo inclui armazenamento interno para armazenamento dos arquivos e conta com uma tela OLED, que pode passar algumas informações visuais para o usuário, mais ou menos como fazia o Google Glass.
Curiosamente, o projeto não é exatamente novo. O registro foi feito em 2013 no escritório de patentes dos Estados Unidos, mas só agora o fato foi descoberto, já que este tipo de fato raramente tem muita divulgação.
Como sempre, fica a ressalva: patentes apenas atestam que a empresa teve uma ideia, mas não garantem que ela irá transformar esta ideia em um produto real. Existem inúmeros casos de patentes que nunca saíram do papel, e só o tempo dirá se a Sony agirá para concretizar sua proposta ou se deixará o projeto pegando poeira em uma gaveta. 

Via Huffington Post

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/sony-tambem-tem-patente-de-lente-de-contato-com-camera-embutida/57809

Comentários