A ESPERTEZA DOS COGUMELOS - A COMUNICAÇÃO ENTRE AS PLANTAS

Maravilhas da Natureza: esperteza dos cogumelos II

"Uma via super rápida para tráfego de dados,
que coloca em contato uma grande população de indivíduos diversos e dispersos.
Essa via facilita a comunicação e colaboração entre os indivíduos,
mas também abre caminho para que crimes sejam cometidos."

Internet? É, até parece. Mas não é.

Micélio com coloração
de laboratório




Esta frase se refere à complexa rede formada, logo abaixo de nossos pés, pelo entrelaçamento dos micélios de milhões e milhões de fungos. Esta rede conecta diferentes plantas em uma só organização internética vegetal.


Esses fiapinhos brancos são o micélio dos fungos.






Biologia básica: "micélio" é a parte subterrânea dos fungos, que parecem incontáveis fios entrelaçados. "Cogumelo" é quando os micélios resolvem colocar a cara para fora. Os fungos existem há mais de 450 milhões de anos e, durante todo este tempo, ajudaram simbioticamente as outras espécies a sobreviver.

Cerca de 90% das plantas terrestres têm uma relação simbiótica com fungos, que é chamada de micorriza. As plantas recebem carboidratos, fósforo e nitrogênio dos fungos, que também as ajudam a extrair água do solo.
Esquerda: raiz sem micorriza. Direita: raiz com micorriza
Esquerda: sem micorriza. Direita: com micorriza
Dá pra notar a diferença, né?

O grande especialista em fungos Paul Stamets afirma que esta internet vegetal coloca em contato não só as plantas próximas, mas também as muito distantes entre si. Lembrou de Avatar? Pois é. Eu também. Direto!








Voltando à internet dos fungos: as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até para se comunicarem. Em alguns casos, as plantas formam uma união para "sabotar" outras espécies de plantas invasoras, liberando toxinas na rede.

Os cientistas chineses fizeram uma experiência bem interessante: plantaram tomates em vários vasos, e uniram os vasos por micorriza. Um dos tomateiros foi borrifado com um fungo que causa doença na planta. Depois de 65 horas, os cientistas borrifaram o mesmo fungo em outro tomateiro do grupo e descobriram que a resistência dele era muito maior. Era como se os tomateiros conseguissem "espiar" o que estava acontecendo ao seu redor, aumentando sua resistência antes de o fungo agressor chegar.
Um dos tomateiros "fofoqueiros"
E nós, humanos, pensando que tínhamos criado algo jamais imaginado quando surgiu a internet... Aprendam, humanos: a Natureza sempre tem a ideia antes!

Fontes diversas, principalmente:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141128_vert_earth_internet_natural_dg
http://www.mundocogumelo.com/2015/10/10/o-micelio-como-a-internet-da-natureza-paul-stamets/
https://www.biologiatotal.com.br/blog/plantas+se+comunicam+atraves+de+internet+natural-294.html

Comentários