PASSEIO INCRÍVEL DE BALÃO PELO DESERTO DE DUBAI

Passeio de Balão pelo Deserto em Dubai

Aproveitando a visita aos Emirados Árabes Unidos, resolvi fazer um passeio de balão pelo deserto de Dubai e assim riscar mais esta atividade da minha longa bucketlist de atividades e destinos a serem experimentados um dia. Tenho que dizer, amei andar de balão e certamente pretendo repetir a experiência um dia novamente, de preferência em outros destinos.



O passeio de balão pelo deserto de Dubai começa cedo, literalmente no meio da madrugada por volta das 04:00 da manhã, quando a operadora do passeio passa com sua van pegando os participantes do passeio pelos hotéis de Dubai e Abu Dhabi. Eu tive “sorte” de ser do último hotel do périplo da Van naquele dia. Ou seja, do nosso hotel, seguimos diretamente para o ponto de partida do nosso passeio de balão.
Depois de aproximadamente uns 40 minutos de viagem em direção ao emirado de Abu Dhabi, paramos num posto de gasolina na beira da estrada e onde a outra van com outros participantes do passeio já nos aguardava. Lá também se juntaram ao grupo algumas outras pessoas (russos) , que sei lá como chegaram até tal posto no meio do nada.













Após a parada no posto na beira da estrada no meio do nada, os minutos finais do trajeto da van da empresa que opera o passeio de balão em Dubai são através de uma estrada secundária em que literalmente entramos no meio do deserto em direção a Sweihan. Seguimos por alguns minutos até um lugar ermo no caminho para Ain City onde uma equipe já trabalhava na preparação do vôo e a decolagem do balão.
Antes de desembarcarmos da van, recebemos as primeiras instruções de segurança de vôo em balão: Entre elas, a proibição de levar mochilas ou sacolas a bordo. Ou seja, rapidamente tive que escolher qual das lente levar comigo (Infelizmente uma lente grande angular fez falta durante o passeio).
Ainda era noite quando recebemos um rápido treinamento de como se preparar para o pouso. Nada muito complicado, mas realmente importante caso no momento do pouso, o balão tenha dificuldades para parar por conta do vento. Felizmente no dia do nosso passeio as condições estavam absolutamente perfeitas.
Enquanto recebíamos as últimas instruções, o balão era enchido com ar quente. E tão logo este processo estava completo, embarcamos no cesto. E quando menos esperávamos estávamos levando vôo.
Eu particularmente não esperava que tantas pessoas iam juntas num mesmo balão. A operadora do passeio de balão em Dubai, opera com balões com capacidade para transportar até 24 passageiros que são distribuídos em 4 diferentes compartimentos com 6 pessoas cada. No centro disso tudo encontram-se os cilindros de gás e o balonista que comanda o vôo. E no dia do meu vôo ele (infelizmente) estava lotado e cerca de 1/4 dos participantes eram brasileiros.
Enfim, à medida que ganhávamos altitude, nosso balonista se comunicava com a torre de comando de uma base aérea das redondezas passando nossas coordenadas, altura que ele pretendia voar e potencial trajetória que o balão deveria pegar. Como nos vôos com balão se depende totalmente das condições atmosféricas e principalmente do vento, cada dia o balão adota um trajeto um pouco diferente do trajeto anterior.
A este ponto, o Sol já estava nascendo. No entanto, devido a forte interferência atmosférica (aka poeira do deserto), só conseguimos observar o sol de fato depois que ele nasceu e já havia se levantado no horizonte. E medida que  sol ia se levantando no horizonte e os raios de sol atingindo o deserto, as cores das dunas ficavam ainda mais fantásticas.
Devo ter tirado pelo menos umas 300 fotos ao longo do passeio. E embora muitas destas fotos sejam muito parecidas, cada uma tem algo em especial, mas confesso que selecionar algumas para o post não foi tarefa das mais fáceis.

O vôo dura em média cerca de 1 hora- 1 hora e meia. Ao longo do trajeto, além de incontáveis dunas que se perdem no horizonte, tivemos a chance de observar alguns animais selvagens, algumas vilas de beduínos e em alguns lugares com uma vegetação bem esparsa, quando presente.

Nosso passeio terminou exatamente 1h 05 minutos após nossa decolagem sabe Deus onde. Aparentemente fizemos um trajeto em U. Com tanta areia para todos os lados e uma paisagem tão parecida, meu GPS mental ficou sem sinal.
O que eu lembro é que nosso balão pousou em meio a um grande pátio praticamente plano ao lado de uma mesquita e uma pequena fazenda de criação de camelos e outros animais.

Assim que pousamos tentei sair o mais rápido possível do cesto para tentar conseguir uma foto bonita do balão com a mesquita,mas foi só esboçar que iria sair para levar um pito do balonista alemão. Moral da história, só após receber o ok de all clear, pude sair do cesto para fotografar. Quando finalmente pude sair tentei me afastar rapidamente do balão para tirar uma foto, infelizmente ele já estava meio mucho.
Resumindo, a experiência foi incrível, principalmente para quem como eu que nunca tinha voado de balão antes. Agora se você já passeou de balão em lugares como a Capadócia, o Novo México, África e afins, o passeio até vale, mas não vai ser necessariamente inesquecível pois a paisagem é digamos meio monótona.
Na minha opinião, o que realmente faltou nesse passeio, foi pelo menos mais um ou dois balões voando com a gente para completar as fotos. Aparentemente durante a alta temporada eles voam com pelo menos 2-3 balões de cada vez. Mas como era final da baixa temporada, só um balão vôou no dia que fiz o passeio.


.
 

Informações Úteis para o passeio de Balão em Dubai:

A duração do vôo de balão em Dubai é de aproximadamente uma hora. O passeio sai super cedo e  por volta da 9 da manhã você vai estar de volta em seu hotel a tempo de ainda tomar café da manhã e explorar outras atrações de Dubai.
O pick up nos principais hotéis de Dubai é gratuito e seu horário é informado na véspera do vôo. Por isso, assim que chegar em Dubai é importante comunicar qual o número do seu quarto para que a empresa possa dar uma estimativa mais precisa de que horas eles irão  passar pelo seu hotel.
Cada balão leva 24 pessoas a bordo e este grupo é dividido em 4 grupos menores que ficam em 4 diferentes compartimentos do grande cesto do balão que a empresa opera em Dubai.
Devido ao color excessivo durante o verão, o passeio de balão em Dubai só funciona entre 20 de setembro e e 31 de maio.
O passeio e até mesmo a decolagem podem não acontecer caso a visibilidade seja baixa, ou esteja ventando muito ou por outras razões. Existem casos de pessoas que acordaram cedo, foram até o local de lançamento do balão e tiveram que voltar para Dubai pois as condições não eram ideais.Não existe uma idade máxima para voar de balão, porém apenas crianças com mais de 5 anos e acompanhadas dos país podem realizar esta atividade.

Endereço:

Baloon Adventures Emirates

Fonte:https://www.viajoteca.com/passeio-de-balao-em-dubai/

Comentários