AS VANTAGENS DE SER INTROVERTIDO - E COMO LIDAR COM A INTROVERSÃO

detallhista introvertido

As vantagens de ser introvertido - e como lidar com a introversão


Publicado: Atualizado: 

INTROVERTIDO
Você gosta de estar sozinho, mas, às vezes, se sente culpado por isso? Pois saiba que ser introvertido pode ser muito vantajoso. Segundo especialistas, saber se relacionar bem consigo mesmo é uma virtude capaz de proporcionar maior capacidade de reflexão, inteligência emocional, criatividade e amadurecimento.
“Muita gente reclama dos introvertidos, por achá-los problemáticos e responsáveis por dificultar as relações”, comenta a psicóloga e psicanalista Elma Izai, ao Brasil Post. “Entretanto, poucos sabem que a introversão não é sinônimo de egoísmo, egocentrismo, narcisismo e muito menos de tristeza. Pessoas dotadas dessa personalidade são apenas mais voltadas a si mesmas, e muito bem resolvidas com o fato de estarem sozinhas, jamais solitárias”, completa Ricardo Monezi, especialista em fisiologia do comportamento do Instituto de Medicina Comportamental da Unifesp. Por isso, merecem ser melhor compreendidas.
“A introversão é um temperamento básico. Logo, o aspecto social, e é nisso que as pessoas reparam, é apenas uma parte pequena de ser uma pessoa introvertida”, explicou o psicoterapeuta Dr. Marti Olsen Laney, autor de “The Introvert Advantage”,em uma apresentação da MENSA. “Ele afeta tudo na vida da pessoa.” E essa interferência, em alguns casos, pode ser muito positiva. Veja nove motivos que comprovam essa ideia.

1. Introvertidos são mais reflexivos
introvertidos
Reflexão e cautela são características que estão diretamente ligadas às pessoas do tipo “quieto”. Como sentem menos necessidade de se expor a estímulos novos, elas podem se concentrar melhor, dedicar mais foco à resolução de um problema. “Para isso, primeiro, é preciso ter em mente que ninguém irá te olhar com um olhar tão generoso, quanto você mesmo. O passo seguinte é prestar mais atenção no que você sente, em como reagiu a determinadas situações, e em como evitar certos incômodos. Dessa forma, será possível até melhorar as relações interpessoais, já que você estará mais pronto para reagir àquilo que te aborrece”, explica Elma.
2. Têm maior inteligência emocional
A maior capacidade de concentração e isolamento também é favorável. Segundo a psicóloga, “isso permite que o indivíduo seja menos suscetível aos impactos da vida, desenvolvendo melhor sua inteligência emocional”.
"Quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção de suas metas, é adaptável e flexível. Você se recupera rapidamente do estresse e é resistente", disse ao Huffington Post o psicólogo Daniel Goleman, autor de "Focus: The Hidden Driver of Excellence" [“Foco: O Motor Oculto da Excelência”]. Isso faz com que a vida corra de maneira mais suave.
3. Fazem do isolamento um momento criativo
criativo
Ficar um tempo sozinho não é um problema para os introvertidos, e menos ainda algo entediante. Na verdade, ter momentos de isolamento é extremamente importante para que eles se conheçam melhor, se entendam, cresçam... E desenvolvam a criatividade.
“Uma interessante linha de pesquisa adotada pelos psicólogos Mihaly Csikszentmihalyi and Gregory Feist sugere que as pessoas mais criativas são normalmente introvertidas. Isso porque os introvertidos se sentem confortáveis em passar horas sozinhos, e estar só é um ingrediente indispensável (apesar de subestimado) da criatividade”, disse Susan Cain, autora de “Quiet: The Power of Introverts” [“Silêncio: O Poder dos Introvertidos”], em entrevista ao site Scientific American. Até porque nessas horas é comum encontrá-los lendo, assistindo a filmes ou ouvindo música, práticas que estimulam a imaginação.
4. Amadurecem mais rápido
Descrevê-los como “alma velha” faz muito sentido, e não se trata de um julgamento pejorativo. “As pessoas esquecem que por trás da velhice existe muita sabedoria”, diz Ricardo. De acordo com elma, “quem consegue pensar - e se concentrar - em si mesmo e em tudo aquilo que o cerca, amadurece mais rápido”.
Publicidade
5. São mais intensos
O interesse por discussões filosóficas e assuntos profundos faz dos introvertidos pessoas intensas de carteirinha. E isso se reflete no lado emocional. “Apesar de serem mais racinais, quando eles vivem calados uma emoção, lidam mais profundamente com ela do que qualquer extrovertido”, conta Ricardo. Logo, eles se entregam mais e não deixam o sentimento se diluir no do outro.
6. São bons ouvintes
bons ouvintes
A mania de passar mais tempo calado e de observar mais do que agir, faz dos introvertidos bons ouvintes. “Quando um sujeito consegue se focar nele mesmo, ele também é capaz de focar no outro. Ao evitar desvios de atenção, ele consegue concentrar na conversa”, explica Elma.
7. São ótimos articuladores
Só consegue responder bem, quem ouve bem. Só consegue responder coisas relevantes, quem realmente está sensível àquilo que foi colocado em discussão. Bons ouvintes são ótimos articuladores.
8. São decididos
detallhista introvertido
“A capacidade de concentração, torna a personalidade dos introvertidos mais dirigida. Não à toa, eles se transformam em pessoas mais detalhistas, firmes, convictas de suas ideias, e determinadas na hora de tomar qualquer decisão”, explica Ricardo.
9. Sabem liderar
Colocar introvertidos no comando de empresas tem suas vantagens. “Eles são mais propensos a permitir que funcionários talentosos desenvolvam suas ideias, ao invés de tentarem colocar o seu próprio selo sobre as coisas. Assim como eles tendem a ser motivados não pelo ego ou pelo desejo de estarem no centro das atenções, mas por sua própria dedicação. A quantidade de líderes que transformaram a Históriacomprova isso: Gandhi, Eleanor Roosevelt e Rosa Parks eram introvertidos, e assim são também muitos dos líderes dos negócios de hoje, como Douglas Conante, da Campbell Soup, e Larry Page, co-fundador do Google”, diz a escritora Susan Cain.
Como eles lidam com a introversão
Na maioria das vezes, fico mais na minha, não consigo olhar muito as pessoas nos olhos e sou muito insegura, então acabo buscando refúgio nos livros. De qualquer forma, acho que, às vezes,, ser introvertido é vantajoso. Pessoas assim não chamam atenção e acabam passando um ar de mistério, característica que eu adoro. Muitas vezes, o fato de eu parecer mais madura do que as pessoas faz com que eu pense diferente, de uma forma um pouco mais “revolucionária”. - Driely Meira
Eu penso que o introvertido tem algumas características legais. Apesar de todo o trabalho que eu tenho feito para ser menos introvertido ou para parecer menos introvertido, se você me perguntar se eu prefiro ir à balada ou ler um livro, vou ficar com a segunda opção. Tenho essa coisa do mergulho dentro de mim, de preferir fazer atividades que me levam à reflexão... sabe? Mas eu fiz cursos de oratória e aprendi que as pessoas que parecem grandes mestres de retórica também têm pavor de grandes plateias, mas elas se esforçam para não transparecer. Eu aprendi a sorrir de comentários que para a maioria das pessoas é engraçado, mas que eu costumava achar fútil e desinteressante. Me forcei a falar mais sobre amenidades... Antes eu pensava "se não é pra ter um papo construtivo e interessante, melhor ficar calado", agora eu me esforço para participar de qualquer conversa, não importa a profundidade dela (rs). - Cicero Nogueira
Aprendi a conviver com minhas limitações e a valorizar meus pontos positivos. Como gosto de ler, dediquei-me aos estudos e conquistei um bom emprego através de concurso público. Como tenho facilidade para escrever, manifesto minhas emoções e pontos de vista através de e-mails e postagens nas redes sociais. Quando faço uma nova amizade, explico que sou um pouco antissocial, mas que no fundo sou uma boa pessoa e amiga fiel. Costuma funcionar: as pessoas estranham minha sinceridade e dizem que sou hilária… - Sandra Veiga

Fonte:http://www.brasilpost.com.br/2014/02/16/vantagens-ser-introvertid_n_4796460.html


Comentários