AS 25 MELHORES CIDADES DO MUNDO PARA SE VIVER SEGUNDO A REVISTA INGLESA MONOCLE

Anualmente, a revista inglesa Monocle elege as 25 melhores cidades do mundo para se viver. A classificação leva em conta fatores econômicos e sociais, áreas verdes planejamento urbanoe arquitetônico. Aspectos como a vida noturnadiversão e a vitalidade de algumas cidades que não dormem também foram avaliadas – e ainda rendem pontos extras.
Abaixo, apresentamos as 10 primeiras cidades do ranking. Mas, calma… Não estamos sugerindo que você se mude – a não ser que a ideia lhe agrade, claro – mas sim confira os motivos que fazem dessas cidades excelentes destinos para suas próximas viagens.
Confira!

1º Copenhagen, Dinamarca

A capital dinamarquesa lidera a lista não só por sua ousada cena artsy, sua abordagem pioneira de arte de rua e por ser matriz das super-ciclovias – mas também por sua capacidade de apresentar-se como cidade global. Para a Monocle, é impressionante como Copenhagen consegue se reinventar a cada dia…
01copenhagen

2º Melbourne, Austrália

Melbourne pulou da sexta para a segunda posição esse ano por sua cultura dedicada à gastronomia – evidente no compromisso quase obsessivo por bons cafés – e a revitalização de sua área central.
02(Melbourne)167573869copy

3º Helsinki, Finlândia

Cidade número 1 de 2011, Helsinki caiu duas posições de lá pra cá, mas ainda assim lidera nos quesitos arquitetura e desenvolvimento urbano. A capital finlandesa evoluiu para atender às demandas de meio ambiente, e é referência mundial de cidade sustentável, além de ser lar de um quadro crescente de jovens empresários.
03(Helsinki)132019542 copy

4º Tóquio, Japão

A abe-nomics (nome dado ao conjunto de medidas econômicas introduzidas pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no final de 2012) impulsionou a capital japonesa a ocupar o quarto lugar no ranking. Tóquio recebeu nota máxima por manter o equilíbrio entre os valores tradicionais típicos de uma pequena cidade e a agitação de uma megalópole que funciona 24h por dia.
04(Tóquio)122428102 copy

 Viena, Áustria

Segundo a Monocle, Viena é uma cidade destinada a abrigar grandes realizações. Ela garantiu a quinta colocação no ranking devido a uma série de melhorias urbanas realizadas recentemente, entre elas, a expansão do aeroporto internacional.
05(Viena)119874758 copy

6º Zurique, Suíça

A arborizada e bucólica Zurique não falha em seu estilo de vida ao ar livre. Contudo, a cidade caiu cinco posições em relação ao ano passado depois de uma disputa acirrada com outros destinos, e também pelo fato de ficar devendo um pouco mais de espaços voltados para a diversão.
Public Pool "Barfussbar"

 Estocolmo, Suécia

A capital sueca não fez muito sucesso esse ano. Seu subúrbio de Husby foi palco de violentas manifestações em maio de 2013. No entanto, a cidade injetou novo ânimo ao abrir o Museu Abba, além de continuar trabalhando em sua infraestrutura, garantindo seu lugar na lista.
07(Stockholm)176682099

8º Munique, Alemanha

A capital da Baviera possui todas as características de um agradável vilarejo histórico. Mas para a Monocle esses atributos, além não serem tão apreciados, são apontados como os fatores que levaram o destino a cair da 5ª para a 8ª posição. Segundo a revista, a cidade precisa de um pouco mais coragem para se modernizar – um exemplo é o novo projeto de revitalização da região do rio Isar. Munique precisa de mais iniciativas como essa.
08(Munique)137943273

9º Sydney, Austrália

A ensolarada Sydney caiu uma posição devido falta de projetos inovadores no último ano. Ainda assim, a cidade é maravilhosa!
10(Sydney)126447859 copy

10º Auckland, Nova Zelândia

Com baías de areia negra, próxima a alguns dos melhores pontos de surf do país e a apenas uma curta viagem de barco para a ilha de Waiheke, o único problema de Auckland são os preços, que estão subindo…
10(Auckland)176796713 copy
Confira também os demais destinos da lista:
11º Hong Kong, China
12º Fukuoka, Japão
13º Kyoto, Japão
14º Paris, França
15º Singapura
16º Hamburgo, Alemanha
17º Honolulu, Estados Unidos
18º Madri, Espanha
19º Vancouver, Canadá
20º Berlim, Alemanha
21º Barcelona, Espanha
22º Amsterdam, Holanda
23º Portland, Estados Unidos
24º San Francisco, Estados Unidos
25º Düsseldorf, Alemanha
Fonte:http://www.teresaperez.com.br/blog/2013/08/22/as-25-melhores-cidades-do-mundo-para-se-viver-by-monocle/

Comentários