JESUS CRISTO E KRISHNA

Jesus Cristo e Krishna

Jesus Cristo e Krishna

Por Gaura Shakti Dasa

A maioria das pessoas que é criada em alguma confissão cristã talvez se sinta inquieta ouvindo sobre Krishna. Quem é Krishna? Os ensinamentos dEle estão em contradição com a doutrina bíblica? Neste artigo, compara-se a essência dessas religiões hoje difundidas pelo mundo inteiro.
Krishna disse sobre Si mesmo: “Eu sou a fonte de todos os mundos materiais e espirituais. Tudo emana de Mim. Os sábios que conhecem isto perfeitamente ocupam-se a Meu serviço devocional e adoram-Me de todo o coração”. (Bhagavad-gita 10.8) Assim, se nós procuramos a causa primordial de tudo o que existe dentro deste mundo e fora dele, chegaremos a uma só pessoa. Essa pessoa é Deus. Não existe Deus cristão ou Deus hindu, porque Deus é um só. Ele é o Pai de todos os seres vivos, como Ele mesmo afirma: “Eu sou o pai que dá a semente”. (Bhagavad-gita 14.4) E, compreendendo isso, dedicamos a vida a servi-lO com todo o coração.
A Bíblia também confirma que Deus é a origem de tudo: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gênesis 1.1) Jesus explicou sobre si da seguinte maneira: “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou”. (João 13.13) Isso não contradiz a base do cristianismo: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14.6), pois ele é caminho para o Deus Pai. Podemos compreender desta maneira que a missão de Jesus foi unir a humanidade com Deus.
O conhecimento referente a Deus não pode ser compreendido por meio de esforços pessoais, dado que Deus Se situa muito além do que nós podemos ver com os nossos sentidos ou imaginar com a mente. Em razão disso, para conhecê-lO, precisamos agradá-lO desenvolvendo amor por Ele. Sobre isso, Krishna diz: “Àqueles que estão constantemente devotados a Me servir com amor, Eu dou a compreensão pela qual eles podem vir a Mim”. (Bhagavad-gita 10.10) Semelhante declaração encontraremos na Bíblia: “Mas se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele”. (I Coríntios 8.3)
Tal amor por Deus é o ponto principal de Bíblia: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento”. (Mateus 22.37-38) E Krishna fala como agem as pessoas que O amam: “Ó filho de Pritha, aqueles que não se iludem, as grandes almas, estão sob a proteção da natureza divina. Eles se ocupam completamente em serviço devocional porque sabem que Eu sou a original e inexaurível Suprema Personalidade de Deus. Sempre cantando Minhas glórias, esforçando-se com muita determinação, prostrando-se diante de Mim, essas grandes almas adoram-Me perpetuamente com devoção”. (Bhagavad-gita 9.13-14)
Ninguém pode alcançar a autorrealização espiritual fabricando seu próprio processo, senão que o caminho da religião é enunciado diretamente pelo Senhor Supremo. Em todas as Escrituras, Ele fala sobre religião tanto quanto possa ser compreendido por um povo em particular sob circunstâncias específicas. A missão, contudo, é a mesma: conduzir as pessoas à consciência de Deus e à obediência aos princípios religiosos. Isso podemos ver lendo a Bíblia ou os Vedas. Os princípios religiosos parecem superiores ou inferiores conforme variem as circunstâncias. Por exemplo, num momento Deus permitiu sacrifícios de animais e, em outro momento, proibiu.
Isso pode ser visto na Bíblia, que ensina sobre a glorificação a Deus como o método de aproximar-se de Deus: “Ouve, povo Meu, e Eu falarei; ouve, ó Israel, e Eu te protestarei: Eu sou Deus, o teu Deus. Não te repreendo pelos teus sacrifícios, pois os teus holocaustos estão de contínuo perante Mim. Da tua casa não aceitarei novilho, nem bodes dos teus currais. Porque Meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros. Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é Meu. Se Eu tivesse fome, não te diria, pois Meu é o mundo e a sua plenitude. Comerei Eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes? Oferece a Deus por sacrifício ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos; e invoca-Me no dia da angústia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás”. (Salmos 50.7-15)
E nos Vedas: “É em vão, nesta era, a prática de meditação, de sacrifício e de adoração no templo. Mediante o mero cantar do santo nome de Krishna – Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare –, pode-se lograr perfeita autorreliazação”. (Vishnu-Purana 6.2.17) Em todas as Escrituras, confirma-se que devemos sempre nos lembrarmos sobre Deus em cada momento de nossas vidas. Mas há a recomendação de diferentes métodos para diferentes eras. O processo de meditação do yoga místico era possível em Satya-yuga, quando os homens viviam por muitos milhares de anos. Nesta época, todavia, quando a duração de vida é muito curta, não é possível executá-lo. Na era seguinte, Treta-yuga, o processo de autorrealização consistia em executar os vários sacrifícios ritualísticos recomendados nos Vedas. Isso pode ser visto nos Vedas e na Bíblia, que descrevem diferentes sacrifícios de animais. Em Dvapara-yuga, o processo era adoração no templo. Na era atual, o mesmo resultado pode ser atingido através do processo de glorificação a Krishna, a Suprema Personalidade de Deus.
“Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada”. (Hebreus 13.15-16)

Fonte:http://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/jesus-cristo-e-krishna/

Comentários

  1. Isso quer dizer que jesus e khrisnna e uma história sobre como o homem pode se tornar deus ? Se tornar a Consciência divina??. De amor?.

    ResponderExcluir

Postar um comentário