TIPO SANGUÍNEO PODE AUMENTAR O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS E COGNITIVAS


Tipo sanguíneo pode aumentar o risco de doenças cardíacas e cognitivas.

terça-feira, 9 de junho de 2015

O tema do Momento é Saúde. Um estudo recente publicado no Boletim de Pesquisas Cerebrais constatou que o tipo sanguíneo pode influenciar na saúde de qualquer pessoa. A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Sheffiel, na Inglaterra. De acordo com os especialistas, dependendo do tipo de sangue, a pessoa poderá adquirirdoenças cardíacas, além de doenças cognitivas, como o Mal de Alzheimer. A pesquisa aponta também uma relação entre a quantidade de massa cinzenta, ou seja, um tecido que forma parte do cérebro, e o tipo sanguíneo de uma pessoa.

Resultados do estudo levaram os cientistas a concluir que as pessoas com tipo sanguíneo"O" tinham mais matéria cinzenta do que aquelas com qualquer um dos três tipos (A, B E AB). Para eles, quanto maior o volume de massa cinzenta, maior a proteção do corpo contra doenças como Alzheimer.


Comforme informou o site 'Exame', os participantes avaliados eram jovens mentalmente saudáveis, que já tinham feito testes de ressonância magnética em outros estudos. Além do teste com o sangue, os pesquisadores examinaram ainda os dados dos cérebros de cada pessoa. "Os resultados parecem indicar que pessoas que têm um tipo de sangue O estão mais protegidas contra doenças em que a redução volumétrica é vista em regiões temporal e mediotemporal do cérebro, como o Alzheimer”, disse Matteo DeMarco, um dos autores da pesquisa, em entrevista ao site especializado IFL.
Ainda de acordo com os cientistas, o volume da matéria cinzenta diminui, devido ao envelhecimento. Algumas das primeiras partes do cérebro que são danificadas pelo Alzheimersão as "temporais e límbicas". Essas são áreas do cérebro que também estão localizadas na parte traseira do órgão. Para os pesquisadores, elas são menores em pessoas com tipos sanguíneos A, B e AB. Mas, para um dos autores da pesquisa é preciso haver “testes adicionais e mais pesquisas são necessárias, pois outros mecanismos biológicos podem estar envolvidos”, disse DeMarco.

Fonte:http://www.momentoverdadeiro.com/2015/06/tipo-sanguineo-pode-aumentar-o-risco-de-doencas-cardiacas-e-cognitivas.html

Comentários