O QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA - SRI SRI SHANKAR

O Que o Dinheiro Não Compra

Dinheiro dá à pessoa sensação de liberdade e de propriedade. Nós pensamos que podemos possuir tudo ou o serviço de qualquer pessoa com dinheiro. A propriedade de alguma coisa significa o controle total de sua existência. Quando nós pagamos por um terreno, pensamos que possuímos o terreno, mesmo que o terreno continue a existir depois que o dono morre. Como se pode possuir o que vive mais que você? Dinheiro dá a ideia que você é poderoso e independente, cegando você para o fato que nós vivemos num mundo de interdependência. Nós dependemos dos serviços de muita gente. Pagando algumas notas de dinheiro, nós abdicamos o fato que nós dependemos deles.  Ao invés de nos sentirmos agradecidos, nós achamos que temos direito.
Dependência faz a pessoa ser humilde. A maioria das pessoas com dinheiro é arrogante por causa da independência que o dinheiro traz para elas. A humildade é substituída por esse falso sentimento de independência. Os valores humanos se erodiram tanto que medimos as pessoas pelo que elas têm!  O dinheiro pode refletir o quanto vale uma pessoa? Chamar alguém de milionário não é um elogio; é uma desgraça à dignidade humana. Não se pode colocar valor na vida humana.
Quando as pessoas não tem fé na divindade, nas suas habilidades e na bondade das pessoas, eles sofrem de insegurança. Dinheiro pode dar um ilusório senso de segurança temporário. Gente rica sofre de insegurança porque eles não sabem se os seus amigos são sinceros. Riqueza é obtida através da competência da pessoa, da herança ou por meios corruptos. Cada meio traz suas consequências. A razão para a corrupção é obter paz e felicidade, o que continuará ilusório se os meios forem corruptos.
Mas renunciar ao dinheiro não é bom. Há pessoas que culpam o dinheiro pelos males sociais e o considera diabólico. Rejeitar o dinheiro traz arrogância. Algumas pessoas rejeitam o dinheiro e são orgulhosos de sua pobreza para ganharem simpatia. Os velhos sábios nunca denegriram o dinheiro. Eles o honravam como parte do Divino e transcenderam o apego à sua ilusão. Eles sabiam o segredo que quando você rejeita algo, você nunca o transcendeu. Eles honram a riqueza como a Deusa Lakshmi. Ela  nasceu a partir da Yoga que transforma o karma ruim e traz nossas habilidades latentes. Também ressalta ashta siddhis – as oito perfeições,  e nava nidhis – os nove tipos de riqueza.
É a sabedoria da Yoga que transforma a pessoa de arrogância para auto-confiança, de submissão para humildade, de dependência para interdependência, de uma propriedade limitada para a unificação com o todo.

Publicado em 
https://sabedoriadesrisri.wordpress.com/

Comentários