'DEVOÇÃO É O AUGE DO AMOR' - SRI SRI SHANKAR

‘Devoção é o auge do Amor’


O que Sri Sri disse hoje

Ashram de Bangalore, 14 de dezembro de 2009:

Uma senhora compartilhou uma experiência bonita hoje no Satsang. Ela perdeu seu filho na idade de 14 anos em um acidente há 10 meses atrás. Seu filho tinha feito o ‘Curso Arte Excel’ poucos meses antes de falecer. As últimas palavras do menino antes de  falecer foram: “Não chore, nada vai acontecer comigo Amma (mãe), não chore.”  Ao contar as últimas palavras do filho, ela disse: “Muito obrigada Guruji, por dar a essas crianças o conhecimento tão maravilhoso que os torna tão fortes.”
P: Guruji, eu li em algum lugar que após a morte, se você acabar no inferno, então você será frito numa panela. Senti medo depois de ler isso. Por favor, explique.
Sri Sri Ravi Shankar: Não se preocupe.Apenas quando estiver estabelecido no Ser enquanto estiver aqui (neste planeta), você não sentirá medo. Essa foi a maneira adotada por nossos antepassados para fazer as pessoas seguirem o caminho certo e ter um bom carma.Diziam que você ia sofrer muito depois da morte se você agisse errado, para colocar as pessoas no caminho certo. Se você seguir o caminho errado, então terá carma errado.
Em certa medida, esse carma pode ser mudado. Se você não pudesse mudar nenhum carma, não precisaria fazer Sadhana. Faça seuSadhana e meditação.
P: Quanta liberdade ou restrições devo dar aos adolescentes?
Sri Sri Ravi Shankar: Você esqueceu de quando passou por essa fase e agora não se lembra do tumulto pelo qual eles estão passando. Há muitas mudanças hormonais ocorrendo em seus corpos. Dê a mão a eles e delicadamente os guie durante esta fase.
A febre da adolescência dura somente alguns anos. Eles sofrem grande turbulência não só física, mas mental e emocional também. Após três anos de idade, as crianças começam a experimentar emoções como o ciúme e a possessividade, e isto continua até quando elas são adolescentes. Algumas pessoas não saem da adolescência.A turbulência mental é enorme para elas.
A adolescência é um momento difícil. É preciso muita paciência para lidar com filhos adolescentes. Assim, com muita paciência, como um amigo e filósofo, dê a eles algum espaço e ao mesmo tempo coloque o pé no chão e diga “não”. Não seja muito liberal nesta fase.
P: Guruji, qual é a diferença entre devoção e amor?
Sri Sri Ravi Shankar: A devoção é o auge do amor. ‘Saa tvasmin panama prema rupa’ -encarnação do amor supremo do divino é devoção. Você não pode possuir Deus. Em casos rotineiros de amor, você ama alguém e você espera o mesmo em troca. Você não pode reivindicar um direito a Deus. Amor pela consciência infinita é devoção.
Sage Narad diz: “Yoga chitta vritti nirodha”.Yoga significa silenciar as tendências da sua mente. ‘Tadha drustu swarupe avastanam”significa”Yoga é a habilidade de estar estabelecido como vidente da cena” – Voltar-se para dentro e estabelecer-se como vidente.Com este conceito, a meditação começa a acontecer.Então segue Samadhi. Sua mente está totalmente calma. Por um momento, você experimenta este nada absoluto, o vazio.
P: Qual é o significado de ‘Pradakshina'(circumambulação)?
Sri Sri: Pradakshina significa ir ao redor. Dakshina significa aquilo que é feito com habilidade. A palavra em inglês “dexterous” (hábil) vem da palavra sânscrita “Daksha ‘.Dexterous significa hábil. Pradakshinasignifica “de uma forma muito especial, ser habilidoso”, um movimento muito habilidoso, adquirido com habilidade, o valor que você ganhou com habilidade. Pra é ir ao redor. Pradakshina é se qualificar por circular com habilidade.
Há três camadas quando você entra num templo de acordo com a arquitetura do templo.A primeira camada é composta por jardins de ervas, cheios de árvores e plantas. A direção na qual a árvore deve ser plantada vem da arquitetura do templo. Todos os plantios são feitos de acordo com as direções e fluxos do vento. Há ervas medicinais, flores e árvores nesta camada exterior e quando você passa por esta camada, você respira as fragrâncias das plantas que curam problemas físicos e emocionais, e os desequilíbrios do corpo. Ela costumava ser em torno de um quilômetro de comprimento e ao passar por ela, a circulação do seu corpo inteiro é melhorada. Aromas e óleos essenciais necessários ao organismo são absorvidos especialmente da árvore  Ashvat(peepal). Ela é a única árvore que emite oxigênio por 24 horas. Todas as outras árvores emitem oxigênio na metade do tempo e dióxido de carbono no resto do tempo. A árvore ajuda uma pessoa a superar muitos problemas, especialmente a infertilidade.
‘Pradakshina’ não é feito para o bem do divino ou de algum outro propósito, mas para benefícios da saúde.
Depois, há um segundo círculo com estátuas de muitos homens e mulheres. Antigamente, as pessoas deviam sentar-se e meditar lá por um tempo.
Desta forma, o primeiro círculo faz você fisicamente apto. Vatta-pitta-kapha – o equilíbrio acontece pela inalação do ar. O segundo círculo liberta sua mente de todas as fantasias. Então finalmente você vai para parte central – “sanctum sanctorum” – onde você senta-se com os olhos fechados e experimenta o nada.
P: Eu não sei o que é bom para mim e o que é ruim.
Sri Sri Ravi Shankar: Abandone o que lhe dá felicidade a curto prazo e sofrimento a longo prazo. Basta manter isto em sua mente.
“Aquilo que você não pode expressar é Amor.
Aquilo que você não pode rejeitar / renunciar é Beleza.
Aquilo que você não pode evitar é a Verdade. “

~ Sri Sri Shankar

© Fundação Arte de Viver

Fonte:https://sabedoriadesrisri.wordpress.com/

Comentários