PUBS DE NOVA YORK GUARDAM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA E DIVERSÃO


Pubs de Nova York guardam mais de 100 anos de história e diversão

Nos pubs, é possível encontrar a cadeira usada por Abraham Lincoln ou ainda urinóis gigantes de 100 anos e relíquias da Primeira Guerra Mundial.

Alan Severiano Nova York, EUA

Em Nova York, a cidade do ultramoderno, tem também bares do século 19 funcionando até hoje. O segredo para fazer sucesso por tanto tempo quem conta é o correspondente Alan Severiano.
Se você não tem orgulho da idade, o Mc Sorley's tem. "Nós já estávamos aqui antes de você nascer" é um dos lemas do pub irlandês. Velho até no nome, ele foi fundado em 1854, antes da Guerra Civil Americana.
O jeito de brindar não mudou muito, nem a decoração. O chão é coberto de serragem e as paredes cheias de quinquilharias, como uma cadeira usada pelo presidente Abraham Lincoln quando visitou o bar e que hoje está abarrotada de vasos.
Os clientes são tão fãs que sabem as histórias de cor. David conta que ossos de galinha foram pendurados por soldados que iam lutar na Primeira Guerra Mundial. Os que voltaram pegaram os ossos de volta e os que sobraram são de quem morreu em combate.
O Mc Sorley's foi um dos últimos bares exclusivamente masculinos de Nova York. Era um clube do bolinha. As mulheres só puderam entrar lá em 1970. Hoje, além de serem muito bem-vindas, são elas que estão no comando. Teresa e a irmã administram o pub, comprado pelo pai.
Mave diz que foi preciso uma decisão judicial para o bar aceitar as mulheres. Hoje ela se sente poderosa com as conquistas femininas. O cardápio é enxuto e só tem dois tipos de chope: claro e escuro, servidos sempre em dobro e de um jeito meio bronco. "É uma coisa que o dono inventou e ninguém reclama", diz Teresa.
"Você volta no tempo, volta no tempo realmente. Um museu etílico", diz o advogado Marcos Gregoris. . Sentada na mesa que já foi ocupada por John Lennon, Jadel diz que tomou oito chopes e convida o repórter a experimentar. A amiga dela conta que no pub sente o gosto da Nova York de antigamente.
No bairro do Chelsea, o Old Town Bar, também do século 19, é mais pomposo: tem teto de estanho, o elevador de comida mais antigo de Nova York e outras preciosidades.
Bar sem banheiro não dá certo. Em um dos pubs, o banheiro é uma das atrações. Isso porque os urinóis gigantes têm mais de 100 anos. O centenário foi comemorado em 2010 com festa e balões. Os amigos de faculdade frequentam o bar - e o banheiro - há 30 anos. "Eu gosto das memórias daqui", diz Patrick.
Gerard, o dono, conta que adora viver no passado, e que no bar todo mundo tem Nova York no sangue. Então, um brinde aos clientes e à cidade que vive celebrando a própria história.

Fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2015/03/pubs-de-nova-york-guardam-100-anos-de-historia-e-de-diversao.html

Comentários