O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO - "DOIS MIL ANOS DE CRIMES EM NOME DE DEUS"




O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO – 
"Dois Mil Anos de Crimes em Nome de Deus”



O livro negro do cristianismo evidencia formas de abuso de poder, perseguições às bruxas e aos hereges, inquisição, escravidão e o colonialismo, apoio a ditaduras europeias e sul-americanas, pedofilia... O livro trata dos horrores, a ganância por riquezas e o egoísmo dos líderes e membros das igrejas católicas e protestantes desde os primeiros séculos da igreja, milhões e milhões de pessoas foram mortas brutalmente, desumanamente.Primeiro, foram as lutas para tomar possa do império romano e da liderança da igreja, depois a obrigação de todos se tornarem cristãos à força, depois as guerras por territórios, depois a luta para conquistar a Terra Santa (as Cruzadas), depois a luta para matar os “hereges” (entre as ações, a Santa Inquisição)
Este também conta os massacres que ocorreram durante as Cruzadas entre os séculos XI a XIII, onde mendigos e nobres, cavaleiros e crianças, saíam de suas terras com o desejo de se tornarem mais ricos, de serem libertos da escravidão do próprio sistema cristão romano, ou de receberem perdão de todos os seus pecados, pois os papas prometiam indulgência plena a todos que fossem lutar pela conquista de Jerusalém e as “cidades sagradas”.
Além das cruzadas, na Santa Inquisição até o século XVIII milhares de pessoas eram mortas inocentes, por terem sido acusadas de hereges, bruxas etc. muitas vezes por cartas anônimas sem prova alguma da acusação. Ninguém podia se opor às autoridades da Igreja Católica.
O livro também cita as atrocidades que os europeus fizeram tanto nas Américas, quanto na África, no período da colonização, mais ou menos, 500 anos atrás. Os milhões de índios, maias, astecas, incas e outros povos foram humilhados, obrigados a se converterem ao catolicismo, usados como escravos, mortos sem motivo algum, suas mulheres estupradas, seus filhos jogados nas pedras etc.
Após muitas outras citações de fatos históricos, é citado também os crimes atuais que a mídia tenta apresentar mas é abafado pela liderança do Vaticano. Apoio ao nazismo, pedofilia, relações entre padres e freiras, crimes envolvendo as lideranças e até, possivelmente o ex-papa João Paulo II ou algum de seus ligados.
O Livro negro do cristianismo é uma fonte de informações para aqueles que querem ficar por dentro das forças que elevaram o cristianismo, seja ele evangélico ou católico ao patamar de religiões influentes até nossos dias... O livro negro do cristianismo foi organizado por Laura Malucelli, Jacopo Fo e Sergio Tomat e publicado pela editora Ediouro.


Fonte:
http://mkmouse.com.br/livros/OLivroNegrodoCristianismo-JacopoFoSergioTomateLauraMalucelli.pdf




O Livro Negro do Cristianismo: dois mil anos de crimes em nome de Deus


Estou lendo O Livro Negro do Cristianismo: dois mil anos de crimes em nome de Deus, que conta a história menos agradável dos cristãos desde seus primeiros tempos. Embora saibamos por alto dos crimes da Inquisição e das Cruzadas, é intrigante ver que de lá para cá pouca coisa mudou (talvez apenas os métodos de tortura dos chamados “hereges”, os contrários aos poderosos das religiões – e denominações – cristãs).
Abaixo alguns trechos deste livro dos autores Jacopo Fo, Sergio Tomat e Laura Malucelli. E pensar que Jesus nos ensinava, entre outras coisas, a amar nossos inimigos…
“No século X, começam a nascer em toda a Europa grupos de fiéis que pregam e aplicam a comunidade do bem, a fraternidade, e recusam a autoridade eclesiástica. Combatendo esses movimentos, as hierarquias eclesiásticas e nobres (que muitas vezes são a mesma coisa) se organizam para exterminar os habitantes de regiões inteiras, condenando os sobreviventes ao suplício público. No ápice dessa perseguição, muitas pessoas são torturadas e assassinadas de formas horrendas apenas por TEREM APOIADO A TESE DE QUE JESUS E OS APÓSTOLOS NÃO POSSUÍAM RIQUEZAS OU BENS MATERIAIS (…).” [grifo nosso]
“(…) Constantino é aquele que adota o cristianismo como religião oficial do Império. O mesmo imperador que mandou matar o próprio filho, a mulher, o sogro e o cunhado. Reza a lenda que Jesus apareceu para ele e lhe prometeu vitória na batalha em troca da adoção do cristianismo como única religião do ‘mundo civilizado’ e do uso do símbolo da cruz, alçado de forma triunfante na batalha. Naturalmente, nem todos os seguidores de Jesus concordaram com esse pacto, que implicava uma verdadeira renúncia aos valores cristãos fundamentais. E, então, um dos primeiros gestos cristãos do Constantino foi perseguir todos os cristãos que seguiam o Evangelho literalmente e, assim, forçosamente, estavam em conflito com os devotos do poder. Um sem-número deles foi morto, outros tantos acabaram no exílio, desprovidos de qualquer bem, outros foram reduzidos à escravidão.”
“Estes [os valdenses] devem seu nome a Pierre Valdo (ou Valdense), rico mercador de Lyon, que abriu mão de seus bens, doando-os aos necessitados, e, em 1176, reuniu um grupo de paupérrimos pregadores errantes. […] Os valdenses atacavam a corrupção na Igreja romana e atribuíam o sacerdócio a todos os fiéis, homens ou mulheres. Para eles, todo bom cristão tinha o direito de pregar, absolver dos pecados e ministrar os sacramentos. Rejeitavam a comunhão, as orações pelos mortos, as indulgências, a confissão, a penitência, os hinos cantados, a récita de ladainhas em latim e a adoração aos santos. […] A conduta dos valdenses era irrepreensível: eram trabalhadores operários e humildes, vestiam-se de forma simples, esquivavam-se dos ataques de raiva e evitavam as formas de prazer terreno, como a dança ou a reunião em tabernas. Mas sua vida pacífica e a popularidade não conseguiram salvá-los. Alguns acabaram na fogueira em Estrasburgo, em 1212. O Concílio de Latrão os condenou definitivamente em 1215, e em seguida tiveram de enfrentar também os ataques da Inquisição, que prendeu centenas deles. Em 1393, foram queimados na fogueira 150 valdenses em um único dia.[…]”
“Nem as ordens reconhecidas pela Igreja escaparam da acusação de heresia. Antes mesmo da morte de seu santo fundador, os franciscanos se dividiam em duas correntes: os conventuais, favoráveis a uma flexibilização da regra de pobreza, e os espirituais, também chamados  de zelosos, fiéis à regra original e fortemente críticos em relação à Igreja. […] Sua [dos franciscanos espirituais] heresia  consistia em pregar as profecias apocalípticas que circulavam no meio franciscano, mas principalmente  na interpretação extrema da regra da pobreza. A afirmação de que ‘Cristo e os apóstolos não possuíam nenhum bem’ custou a fogueira a nove deles durante o pontificado de Urbano IV (1261-1264). A partir de 1316, o papa João XXII (1316-1334), condenado pelos “fraticelli” [franciscanos espirituais] como o anticristo, ordenou sua perseguição. Em 1322, a assembléia geral dos frades menores (os franciscanos espirituais) assumiu sua posição no debate teológico, declarando que ‘Cristo e os apóstolos haviam vivido em pobreza absoluta’. No ano seguinte, o pontífice declarou heréticas as teses franciscanas e ordenou que a Inquisição perseguisse quem quer que as defendesse. Nos anos sucessivos, vários freis católicos acabaram na fogueira […].”
blog89“Pareceria lógico, portanto, que a Igreja da época promovesse energicamente a tradução da Bíblia para as novas línguas nacionais, de modo que os fiéis pudessem, se não estudá-las (pouquíssimos sabiam ler e escrever), pelo menos ouvi-la em uma língua compreensível. Mas não. Pelo contrário, a partir do século XIII, todas as tentativas de tornar as Escrituras compreensíveis para o povo foram condenadas e seus artífices foram perseguidos. Por quê? Os hereges e aqueles que contestavam o poder da Igreja utilizavam as Sagradas Escrituras para demonstrar para o povo como a Igreja oficial havia se distanciado do mandamento evangélico originário de pobreza e humildade. Em 1199, o papa Inocêncio III (o promotor da Cruzada contra os cátaros) lançou-se contra os leigos, homens e mulheres que ‘em reuniões secretas chamaram para si o direito de expor os escritos e pregar uns aos outros’. Em 1229, o Concílio de Toulouse, convocado no sul da França, onde haviam sido exterminadas dezenas de milhares de hereges, proibiu que os leigos possuíssem e lessem a Bíblia, especialmente aquela em língua vulgar, com exceção dos Salmos e dos passos contidos nos breviários autorizados. De fato, o estudo e a pregação da Bíblia eram atividades reservadas ao clero. Os que ousavam infringir o status quo corriam o risco de ser acusados de heresia e mandados para a fogueira. É possível até afirmar que, a partir dessa época, não houve mais processo contra hereges em que os réus não fossem acusados também de ‘tradução e leitura não autorizada dos Evangelhos’.”
“[…] Eis o que escreveu uma comissão de prelados sobre o assunto, em um relatório enviado ao papa em 1553: É preciso fazer todos os esforços possíveis para que a leitura do Evangelho seja permitida o mínimo possível… O pouco que se lê na missa já basta, que ler mais do que aquilo não seja permitido a quem quer que seja. Enquanto os homens se contentaram com aquele pouco, os interesses de Vossa Santidade prosperaram, mas quando se quis ler mais, começaram a ficar prejudicados. Em suma, aquele livro [o Evangelho] foi o que, mais que qualquer outro, suscitou contra nós aqueles turbilhões e tempestades em que por pouco não nos perdemos inteiramente. E se alguém o examinar inteira e cuidadosamente e depois comparar as instruções da Bíblia com o que se faz nas nossas igrejas, perceberá logo as divergências e verá que nossa doutrina muitas vezes é diferente e, mais ainda, contrária ao texto: o  que quer que o povo entendesse, não pararia de reclamar de nós até que tudo fosse divulgado, e então nos tornaríamos objeto de desprezo e de ódio de todo o mundo. Por isso, é preciso tirar a Bíblia da vista do povo, mas com grande cautela, para não dar ensejo a tumultos.”
Qualquer semelhança com parte das igrejas ditas evangélicas (não) é mera coincidência. Sinal que “evoluímos” muito!!!
“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” – 1 Timóteo 6:10
Voltemos ao Evangelho puro e simples,
O $how tem que parar!
Nesse artigo (https://estrangeira.wordpress.com/2012/06/04/desafio-do-malafaia-5-a-resposta-aos-desvarios-da-prosperidade-a-luz-da-biblia/) temos um exemplo de como se pode tirar a Bíblia do povo de forma “cautelosa” e sutil: usando de partes de versículos de forma isolada, certo telepastor tenta convencer os fiéis da “maravilha” que é a demoníaca, bizarra e obscura Teologia da Prosperidade (assista ao vídeo no decorrer do artigo e veja como é fácil falsificar um ensino bíblico). Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê discernimento, para que consigamos compreender a verdade em Sua Palavra.

Fonte:https://estrangeira.wordpress.com/2013/11/27/o-livro-negro-do-cristianismo-dois-mil-anos-de-crimes-em-nome-de-deus/


Resenha do “O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO – Dois Mil Anos de Crimes em Nome de Deus”


Editora Ediouro. Jacopo Fo. Sergio Tomat. Laura Malucelli. 2007. Rio de Janeiro.

Já li, ouvi e vi muita coisa sobre “Eclesiologia”, ou seja, o estudo sobre, dentre outras coisas, a história da igreja, mas nunca tinha lido tão forte quanto este. Realmente foi doloroso ler cada 266 das páginas deste.
O livro trata dos horrores que se passaram durante a história daquele que foi fundada por Jesus para ser a Luz deste mundo e o Sal desta terra. Devido o afastamento da Palavra, a luta por poder, a ganância por riquezas e o egoísmo dos líderes e membros das igrejas católicas e protestantes desde os primeiros séculos da igreja, milhões e milhões de pessoas foram mortas brutalmente, desumanamente e ainda colocavam a culpa em Deus, dizendo que assim era a vontade dEle.
Primeiro, foram as lutas para tomar possa do império romano e da liderança da igreja, depois a obrigação de todos se tornarem cristãos à força, depois as guerras por territórios, depois a luta para conquistar a Terra Santa (as Cruzadas), depois a luta para matar os “hereges” (entre as ações, a Santa Inquisição),
Segue alguns trechos que me chamaram atenção:

“O mero fato de ter uma Bíblia em casa já bastava para levantar as suspeitas de ser um inimigo da Igreja.” (pág. 17)
“O homem que tomar uma moça, com ou sem seu consentimento, sem antes ter estabelecido um acordo com seus progenitores... recaia a ameaça do seguinte castigo: a abertura de sua boca e de sua garganta, que emitam sugestões arrasadoras, será fechada com a ingestão de chumbo derretido.” (pág. 38 e 39)
“Por volta de 314, ... os agostinianos eram expoentes de classes populares com reivindicações políticas e sociais, como a libertação dos escravos, o perdão das dívidas e o fim dos usurários... Foram massacrados pelas tropas imperiais.”(pág. 40)
“... o jovem Maximiliano. Convocado em 295, declarou: “Não me é lícito prestar serviço militar, pois sou cristão”, e foi decapitado.” (pág. 43)
“As tentativas de impor à força a “doutrina verdadeira” a populações inteiras podiam ensejar rebeliões, vinganças, massacres e guerras”. (pág. 46)
“Outro episódio famoso foi a violenta repressão aos rebeldes samaritanos, quando foram mortas mais de cem mil pessoas.” (pág. 57).

Os seis fragmentos acima só são exemplos do início do livro, pois este também conta os massacres que ocorreram durante as Cruzadas entre os séculos XI a XIII, onde mendigos e nobres, cavaleiros e crianças, saíam de suas terras com o desejo de se tornarem mais ricos, de serem libertos da escravidão do próprio sistema cristão romano, ou de receberem perdão de todos os seus pecados, pois os papas prometiam indulgência plena a todos que fossem lutar pela conquista de Jerusalém e as “cidades sagradas”. Infelizmente, não só judeus e muçulmanos, como os próprios europeus, católicos em sua maioria, sofriam saques durante a peregrinação dos combatentes.
Além das cruzadas, na Santa Inquisição até o século XVIII milhares de pessoas eram mortas inocentes, por terem sido acusadas de hereges, bruxas etc. muitas vezes por cartas anônimas sem prova alguma da acusação. O mais impressionante era que os cristãos mais fervorosos, por lerem muito a bíblia e descobrir os erros da Igreja Romana, ou por terem em suas casas uma tradução da bíblia, ou pelo simples fato de terem o hábito de orar e jejuar, eram condenados como hereges. Ninguém podia se opor às autoridades da Igreja Católica. Ninguém, nem mesmo os imperadores!
O livro também cita as atrocidades que os europeus fizeram tanto nas Américas, quanto na África, no período da colonização, mais ou menos, 500 anos atrás. Os milhões de índios, maias, astecas, incas e outros povos foram humilhados, obrigados a se converterem ao catolicismo, usados como escravos, mortos sem motivo algum, suas mulheres estupradas, seus filhos jogados nas pedras etc.
Após muitas outras citações de fatos históricos que me surpreenderam devido a proporção com que se sucederam, é citado também os crimes atuais que a mídia tenta apresentar mas é abafado pela liderança do Vaticano. Apoio ao nazismo, pedofilia, relações entre padres e freiras, crimes envolvendo as lideranças e até, possivelmente o ex-papa João Paulo II ou algum de seus ligados.

Mesmo não sendo um livro evangélico, até porque conta também de líderes evangélicos que se envolveram nas guerras e mortes do catolicismo, esse livro serviu para me mostrar mais uma vez que a autoridade da igreja é Cristo, e se o homem pensar em tentar ser “o” líder da igreja, trará para ela sua visão, seu jeito, sua forma, e isso pode ser prejudicial. Não podemos seguir cegamente homens como nós, mas sim, ler mais a Palavra de Deus, aborrecer o pecado e não deixar a ganância nos dominar.
Ninguém será convertido pela força (Zacarias 4:6); Os líderes não podem ouvir acusações contra um liderado sem provas; Ninguém, nem mesmo a igreja, tem direito a matar alguém, a não ser o próprio Deus.

Finalizando, deixo a primeira parte do livro, que mesmo com tantas atrocidades, o autor da obra reconhece a igreja como uma instituição importante no mundo, quando esta cumpre o seu chamado e vive de acordo com sua essência:

“Acho que, em parte, devemos também ao cristianismo o fato de hoje o mundo parecer menos desumano, sádico e violento do que no passado. Por dois mil anos, milhões de crentes tentaram de todas as maneiras testemunhar a palavra de paz e amor que Jesus pregava. Viam-se crentes nas cabeceiras dos doentes, recolhendo órfãos pelas ruas, curando os feridos depois das batalhas e saques. Havia cristãos, como São Francisco, que davam casa e conforto aos que eram devorados pela lepra e comida a quem morria de fome. E muitos como ele atravessaram as linhas de frente das batalhas para promover a paz entre os exércitos. Existiam muitos fiéis que socorriam os sobreviventes das inundações, dos terremotos, das fomes. Havia ainda cristãos que tentavam impor um limite à brutalidade contra os escravos e servos da gleba oprimidos pelos possessores. Existiram cristãos que se expuseram abertamente a fim de obter a graça para um inocente condenado sem provas, apenas por fanatismo religioso.”


A Instituição Igreja é corruptível, mas a igreja invisível é o sal da terra e a luz do mundo!!!!

Valeu, Rodrigo, por ter me emprestado o livro!!

Fonte:http://ameabiblia.blogspot.com.br/2010/03/
resenha-do-o-livro-negro-do.html

Comentários