CANÇÃO PRO NATAL DURAR O ANO INTEIRO

Canção pro Natal durar o ano inteiro

Canção pro Natal durar o ano inteiro

Ao preparar o coração e a árvore de Natal para o fim de ano, penso como 2014 foi difícil. Foram fortes emoções desde a Copa do Mundo até as Eleições para Presidente, entremeadas por intermináveis notícias de violência urbana e escândalos políticos. Abro minha caixa com as peças da miniatura de pinheiro e coloco uma seleção de músicas para tocar. Então é Natal. E o que fizemos até agora?
Outro ano se foi e o novo vai começar; mas a guerra, na verdade, não terminou. Continuamos assistindo ao terror gratuito na televisão. A dignidade nos escorre pelo ralo toda vez que a corrupção ri da nossa cara. Enquanto que tudo que eu queria é desejar um Natal alegre e feliz Ano Novo dizendo que a guerra já acabou.
Distribuo as bolas pelos galhos e relembro quando observava minha mãe montar a nossa árvore natalina. Ouvindo “Yesterday”, sinto como ontem os problemas pareciam tão distantes e agora eles vieram para ficar. O amor era um jogo bem mais fácil de jogar. Hoje precisamos de um lugar para nos esconder. Então olho a imagem refletida na bola de Natal e sei onde está a jogadora.
Pego outro enfeite e deixo estar, deve haver uma resposta. As perguntas que me afligem de solidão e insegurança pelo futuro do país também trazem “Let it be” das partituras da minha saudade, do dia que subi no palco em dia de audição do conservatório e toquei essa música no piano. Rio ao relembrar a emoção dos meus pais ao serem surpreendidos por uma menina.
Aqueles garotos de Liverpool sempre reuniram a minha família, seja no dia a dia, em festas ou almoços de domingo. O primeiro show do Paul McCartney que fomos juntos foi quando ele veio pela segunda vez ao Brasil; meu irmão, também adolescente, e eu fomos levados com nossos pais por uma excursão cheia de adultos fanáticos e felizes. Naquela época, sentia que meu coração era um livro aberto, eu costumava sonhar em deixar viver. Mas esse mundo de constantes mudanças no qual vivemos faz você se entregar e chorar e gritar “Live and let die!”.
E o que você pensaria se eu cantasse desafinado? Me empresta os seus ouvidos que mostrarei uma canção para você. Olha aí o Ringo Starr “Whith a little help from my friends”! O mundo está girando mesmo com todo erro que precisamos aprender. George Harrison me acorda “Still my guitar gently weeps”.
Quando essa noite chegar e o mundo escurecer e a lua for nossa única luz lá fora, não terei medo. Você ficou aqui comigo. Nem que o céu caia ou as montanhas desabem para o mar, hoje não irei chorar, não derramarei uma lágrima. Você está aqui cantando “Stand by me”. Hoje seremos pássaros pretos na calada da noite: “You were only waiting for this moment to be free”.
Porque pegamos uma canção triste e a melhoramos para deixar algo difícil chegar ao coração. O pinheiro está pronto. É Natal e o que fizemos de melhor até agora foi o amor. Esse sentimento que se transforma em compaixão, solidariedade e alegria quando é plantado e distribuído por aí. E não é só por causa dessa época que deveríamos cultivar essa árvore. Ela precisa frutificar o ano inteiro, suas bolas natalinas têm que brilhar para sempre.
Para isso, vamos fazer esses jogos mentais juntos, em busca da paz e com fé no futuro, plantando sementes e espalhando o amor. A guerra lá fora nunca deixará de existir, mas podemos fazer nossa guerrilha mental se multiplicar. Amor é a resposta e você sabe disso, com certeza, mas não custa repetir: “Love…I want you to make love, not war!”
Podem dizer que sou uma sonhadora, mas não sou a única. John Lennon nos ensinou a ter esperança: o pisca-pisca acende enquanto toca “Imagine”.

Por Rebeca Bedone

Fone:http://www.revistabula.com/3601-cancao-pro-natal-durar-o-ano-inteiro/

Canção pro Natal durar o ano inteiro

Comentários