A MAIS NOBRE EXPRESSÃO DO AMOR : A AMIZADE

Construindo-laços-de-amizade-III2

A mais nobre expressão do amor

Por Isaias Costa


Ter amizades sinceras e duradouras é uma das maiores dádivas que nós podemos ter na vida. A amizade é uma relação especial em que demonstramos o nosso amor de uma maneira peculiar, que vale a pena ser refletida. Compartilho abaixo algumas palavras do filósofo Lou Marinoff falando sobre a amizade.

“A amizade é, talvez, a conexão humana mais profunda de todas, em parte porque amigos partilham do mesmo conjunto de obrigações mútuas sem, entretanto, o peso de se sentirem obrigados. Ao contrário, ajudar um amigo é, geralmente, mais um prazer do que um fardo. As relações de amizade tendem a amadurecer e se aprofundar com o passar do tempo. Se você tiver a sorte de chegar a uma idade na qual as amizades são de quarenta, cinquenta ou sessenta anos, então saberá que é difícil encontrar bem mais precioso concedido a uma pessoa. A amizade duradoura é um dos maiores (alguns dizem que é o único) benefícios de envelhecer. Exatamente como Confúcio, Aristóteles também exortou as virtudes da amizade, reconhecendo-a como a mais nobre expressão do amor.”
Lou Marinoff

O mundo em que vivemos hoje, tão competitivo e tão voltado para o consumo, para o trabalho excessivo, para os relacionamentos virtuais… tem feito com que as amizades verdadeiras não sejam mais o alicerce para uma vida feliz. É impossível ser feliz sem ter ao menos um amigo verdadeiro.
Nossa vida é permeada o tempo todo por alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, subidas e descidas. Imagine ser promovido no emprego e não ter com quem comemorar sua vitória? Imagine ser despedido repentinamente e não ter alguém para lhe dar forças na derrota? Imagine você acabar de ter um filho e não ter amigos por perto para se alegrarem com essa nova vida? Imagine alguém querido que faleceu e você não tem um ombro para chorar? Todas as situações que vivemos só fazem sentido quando compartilhadas, quando divididas, quando vinculadas.
Quero apenas deixar essa reflexão. Valorize suas amizades! Elas são o nosso porto seguro, são os nossos amigos que nos ajudam a expressarmos o que existe de melhor em nós, são os nossos amigos que fazem nosso amor nascer, crescer e gerar frutos de alegria e vida.
Para concluir, compartilho uma belíssima poesia cuja autoria é atribuída a William Shakespeare.
Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade…
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.
William Shakespeare

depois-de-um-tempo

Comentários