UM MUNDO CEGO - OSHO

Um mundo cego

Há uma linda história na Índia... Shiva é um dos deuses da trindade hindu. Ela não é chamada de "trindade", é chamada de trimurti — três faces de um só Deus. Shiva é um deles. Ele se apaixonou por uma linda mulher, Parvarti, e ele a amou tanto que, quando ela morreu, ele não aceitava que ela estivesse morta.

Ninguém podia ousar dizer-lhe que ela estava morta e já era hora de levá-la ao crematório. Em vez disso, ele carregou o cadáver de Parvarti nos seus ombros por toda a Índia, em busca de algum médico, de algum curandeiro, que pudesse trazê-la à vida.

Você não pode carregar um cadáver... Passaram-se doze anos até ele acabar de rodar o país — era um país grande. Onde quer que ele ouvisse dizer que havia algum médico, ele iria lá.

Naqueles doze anos, as partes da mulher que ele estava carregando começaram a cair — caiu a mão, caiu a perna, caiu a cabeça. Mas ele não estava preocupado com isso; ele não estava nem olhando para ela, porque ele estava com medo de olhar.

Note bem isso: ele estava com medo de olhá-la, porque lá no fundo ele também sabia que ela estava morta. Mas a mente dele não queria acreditar naquilo. Ele queria acreditar que ela estava viva. Ora, ela não estava nem inteira. A cabeça tinha caído em algum lugar, as pernas tinham caído em outro lugar, as mãos tinham caído em um terceiro lugar.

A Índia é um país de histórias, revelando tremendos significados. Atualmente existem doze templos de peregrinação, que estão localizados nos pontos onde cada pedaço de Parvarti caiu, para dar à história foros de realidade. Existem doze templos espalhados pelo país todo, representando... — porque um pedaço caíra ali, os lugares ficaram sagrados.

Mas Shiva permaneceu completamente cego, sabidamente cego. E essa é a situação do mundo. As sociedades estão podres, as religiões estão mortas; os políticos ficam apenas prometendo, sabendo perfeitamente bem que não podem cumprir nenhuma promessa.

O futuro é negro, mas ninguém quer ver isso — o passado está morto, e, se vocês continuarem pendurados no passado, o futuro vai se tornar cada vez mais e mais escuro.

Osho, em "Além da Psicologia — Discursos no Uruguai"



Fonte:: http://www.palavrasdeosho.com/2011/03/


Comentários