EMPREENDEDORA CRIA ÔNIBUS PARA MORADORES DE RUA TOMAREM BANHO

Equipe comemora o primeiro dia de serviço do ônibus-banheiro (Foto: Reprodução/ Instagram)

(Foto: Reprodução/ Instagram)

Empreendedora cria ônibus para moradores de rua tomarem banho

Projeto Lava Mae pretende ter quatro veículos funcionando até o próximo ano

Doniece Sandoval se preocupava há tempos com os problemas dos moradores de rua. Mas ela nunca soube ao certo o que poderia fazer para ajudá-los. Um dia, caminhando na rua, passou por uma mulher que chorava porque nunca estava limpa. Foi aí que veio o estalo.
Doniece é a fundadora do projeto Lava Mae, que consiste em um ônibus com chuveiros rodando a cidade de São Francisco (EUA) para que os moradores de rua possam tomar banhos.  Estima-se que mais de 7 mil pessoas nessa situação vivam na cidade. Ela acredita que a higiene é uma questão de dignidade e, tendo dignidade, as pessoas conseguem mais oportunidades.

O ônibus original doado ao Lava Mae (Foto: Reprodução/ Instagram)

Segundo a empreendedora, a ideia começou a se concretizar depois de uma notícia sobre a renovação da frota de ônibus na cidade. “Eu pensei: o que eles vão fazer com esses ônibus? Eu quero! Entramos em contato com a prefeitura e descobrimos que eles tinham um programa de doação”, relata Doniece em um vídeo de divulgação.
Segundo o site San Francisco Chronicle, ela largou o emprego de relações públicas e contratou algumas pessoas. Ela conseguiu juntar US$ 317 mil em doações para transformar o projeto do Lava Mae em realidade. Doniece conseguiu fazer parcerias com empresas que transformaram os veículos em banheiros. O projeto ganhou, inclusive, US$ 100 mil do Google após ficar entre os finalistas do prêmio Impact Challenge.
Em 28 de junho, o Lava Mae abriu as portas oficialmente pela primeira vez. Nos próximos meses, o projeto funcionará em fase de testes, apenas com um ônibus. A ideia é que a partir do ano que vem a frota aumente para 4 ônibus, permitindo mais de dois mil banhos por semana. A proposta também é oferecer ajuda e dicas para pessoas de outros países que queiram criar uma iniciativa semelhante. Confira vídeos sobre o projeto (em inglês):


  
Fonte:http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/07/empreendedora-cria-onibus-para-moradores-de-rua-tomarem-banho.html

Comentários