DORMIR MAL PODE LEVAR A GANHO DE PESO


dormir-mal-ganhar-peso-discovery-mulher


Dormir mal pode levar ao ganho de peso


Uma pesquisa realizada há algumas semanas em Nova York revelou que o sono “limpa” o cérebro e ajuda a prevenir doenças neurológicas, como o Mal de Alzheimer. É um dos muitos estudos que comprovam a importância do sono para o corpo humano. Cerca de 20% da população mundial sofre de insônia, o que provoca problemas como falta de concentração, acidentes domésticos ou de trabalho, perda de memória e menor desempenho intelectual.
No entanto, uma consequência menos conhecida da falta de sono é o ganho de peso. Segundo uma pesquisa realizada em 2012 e publicada na revista Academy of Nutrition and Dietetics, pessoas com “privação parcial de sono”, ou seja, que dormem entre quatro e seis horas por dia, têm níveis mais elevados do hormônio grelina e mais baixos do hormônio leptina. Enquanto o primeiro determina o apetite, o segundo é fundamental na regulação da fome e da saciedade.
Um estudo anterior, publicado na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, alertou que bebês e crianças menores de cinco anos que dormem menos de dez horas por noite são mais propensos a ser obesos ou ter excesso de peso na idade adulta.
Além dessas descobertas recentes, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, revelou que pessoas que dormem demais também são afetadas por este fenômeno. Publicado na revista American Journal of Health Promotion, o estudo conduzido pela equipe do professor Bruce Bailey analisou 300 mulheres entre 19 e 26 anos, controlando suas atividades e horários de sono. A composição corporal de cada voluntária foi verificada antes e depois dos testes.
Os resultados sugerem que as pessoas que dormem menos de 6,5 horas ou mais de 8,5 horas são igualmente propensas a acumular mais gordura corporal, enquanto dormir e acordar à mesma hora reduz esse efeito.
O estudo também mostra que mulheres com variações de sono de 90 minutos tendem a ganhar mais peso que as que apresentam variações de 60 minutos ou menos.
Estudos anteriores também indicam que a qualidade do descanso está relacionada aos hormônios, ao apetite e ao tipo de atividade física, todos fatores que podem modificar a aparência corporal. Diante dessas evidências e de todos os problemas causados pela falta de sono, Bailey recomenda a prática de exercícios e dormir em um quarto escuro e silencioso.

Fonte:http://discoverymulher.uol.com.br/saude/corpo-e-bem-estar/dormir-mal-pode-levar-ao-ganho-de-peso/

Comentários