PIPOCA DE MICRO-ONDAS AMANTEIGADA PODE CAUSAR ALZHEIMER,DIZEM CIENTISTAS


Alerta: pipoca de micro-ondas amanteigada pode causar Alzheimer, dizem cientistas




O diacetil estimula o acúmulo de uma proteína que ajuda a desenvolver a doença.



Cientistas americanos da Universidade de Minnesota fazem um alerta para quem gosta daquela pipoquinha de micro-ondas amanteigada: eles descobriram que o aromatizante que dá o sabor de manteiga está ligado ao Mal de Alzheimer. O diacetil estimula o acúmulo de uma proteína que ajuda a desenvolver a doença. Fabricantes de pipoca de micro-ondas americanos estão retirando o diacetil de seus produtos, porque muitos funcionários também desenvolveram doenças pulmonares ao inalar o composto.

Fonte:http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/08/



Estudo associa aromatizante de pipoca a Alzheimer

Composto que dá sabor de manteiga estimularia acúmulo de proteína
Um estudo da Universidade de Minnesota (EUA) sugere que o aromatizante que dá o sabor artificial de manteiga à pipoca de micro-ondas pode aumentar o risco da doença de Alzheimer.
O composto diacetil estimula o acúmulo das proteínas beta-amiloides, que ajudam a desenvolver a doença. Os pesquisadores descobriram que o diacetil pode facilmente penetrar na chamada "barreira sangue-cérebro", que impede que substâncias tóxicas entrem no cérebro.
Além disso, o aromatizante também impediu uma proteína-chave (glioxalase), que protege as células nervosas, de chegar ao cérebro.
Os pesquisadores ressalvam, porém, que a pesquisa se concentrou em operários altamente expostos ao composto e que é preciso mais estudos. Fabricantes de pipoca de micro-ondas estão retirando o diacetil dos produtos.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/60291-estudo-associa-aromatizante-de-pipoca-a-alzheimer.shtml


Comentários