SERIA POSSÍVEL ESCOLHER TER UM FILHO SUPER INTELIGENTE ?

 (Foto: Ross Pollack/Flickr/Creative Commons)
































Se você pudesse esolher ter um filho super inteligente, você faria isso?
Parece uma pergunta simples. Afinal, não há nada de errado em querer ter um filho inteligente; inteligência é uma coisa ótima, afinal. Mas a coisa se torna um dilema ético de verdade quando a possibilidade real de escolher ter filhos com QI mais alto fica mais próxima. E isso está acontecendo: a empresa chinesa BGI divulgou que suas pesquisas estão nos aproximando de permitir que pais escolham, entre os embriões possíveis, aquele com mais chances de ter sucesso na vida - isso é, segundo eles, aquele com QI mais alto.
Eles estão mapeando o DNA de mais de 2000 gênios da matemática, cobaias com o QI acima da média, e tentando isolar o que os faz mais inteligentes que a média. A partir daí querem aplicar esse conhecimento para oferecer a casais a possibilidade de uma fertilização in vitro sob demanda.
Bowen Zhao, um dos responsáveis pelo projeto que quer identificar qual característica genética define indivíduos com "alta habilidade cognitiva", diz saber que esse é um tópico controverso no Ocidente. "Não é o caso na China", informou ao Wall Street Journal.  Zhao está na lista da revista Technology Review, do MIT, de 35 inovadores com menos de 35 anos.
Ele disse ao próprio Technology Review que é muito cedo para tomar qualquer decisão ou fazer qualquer julgamento baseado em estudos genéticos. Mas à revista New Yorker, falou que acredita que esse tipo de procedimento - o de escolher embriões com características a la carte - fará parte de programas federais de saúde no futuro.
O que você acha de um mundo que pessoas possam ser concebidas sob demanda?
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/01/inteligencia-sob-demanda.html
 (Foto: Ross Pollack/Flickr/Creative Commons)

Comentários