CORAÇÕES SE TORNAM ESFÉRICOS NO ESPAÇO,DIZ NASA


Corações se tornam esféricos no espaço, diz NASA


Corações se tornam esféricos no espaço, 

diz NASA

Um novo estudo de uma dúzia de astronautas da NASA descobriu que a exposição à microgravidade faz com que os corações ganhem uma forma esférica – uma mudança que pode levar a problemas cardíacos graves.
Este é mais um estudo apontando para os perigos da exposição prolongada a ambientes extremos de baixa gravidade. Estudos anteriores mostraram que os astronautas sofrem atrofia muscular, perda de densidade óssea, enfraquecimento da resposta imunológica, e descondicionamento cardiovascular. A microgravidade inibe a expressão gênica (incluindo sinalização celular, resposta ao estresse e mudanças de temperatura), que danifica nossos olhos e cérebro (incluindo algum inchaço do cérebro), e induz a disfunção endotelial – o envelhecimento acelerado das células endoteliais que revestem as superfícies internas de vasos sanguíneos.

E agora podemos adicionar um novo problema cardiovascular à lista: corações redondos. A descoberta foi feita pelo cientista da NASA James Thomas.
A equipe de Thomas utilizou máquinas de ultra-som instaladas na Estação Espacial Internacional para tirar fotos dos corações dos astronautas. Os resultados mostraram que os corações se tornaram mais esféricos por um fator de 9,4%. A mudança era temporária, de modo que o coração retorna à sua forma normal pouco depois de voltar para a Terra. Os pesquisadores dizem que a forma esférica poderia significar que o coração está funcionando de forma menos eficiente, embora os efeitos na saúde a longo prazo ainda não são conhecidos.
Esta é uma notícia frustrante dado o potencial para uma missão de 18 meses a Marte. Os pesquisadores dizem que o conhecimento da quantidade e tipo de exercícios que os astronautas precisam para manter o coração saudável vai ser muito importante para garantir a segurança em uma viagem tão longa. [io9]

Corações se tornam esféricos no espaço, diz NASA


Comentários