OS SETE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA HUNA

Os Sete Princípios da Huna – 1. IKE


Os Sete Princípios da Huna – 1. IKE



Você já ouviu falar de Huna? É um termo havaiano para “segredo”.  Agora, não vá embora só porque você não quer ouvir outra história do tipo “O Segredo” novamente.
Huna é uma filosofia (e não um conjunto de métodos esotéricos superficiais) e, ao mesmo tempo é muito prático – talvez seja isso que me chamou a atenção, em primeiro lugar e eu achei que vale a pena estudar.
Não é uma religião que você tem que se juntar e se você é religioso, você deve ficar com a sua religião atual, se você está feliz. Todavia, após os sete princípios que estão na base desta filosofia você poderá experimentar a sua vida a um nível muito mais profundo e gratificante.
Assim, sem mais delongas – vamos saltar para uma visão geral dos 7 princípios fundamentais da vida e vamos mergulhar em como podemos aplicar o princípio número um hoje.

Os 7 Princípios Fundamentais da Huna

Na tradição Huna há 7 princípios básicos que regem a vida e a criação de existência. Eles são condensados em sete palavras havaianas. Eles não são facilmente traduzíveis, por isso é melhor usar uma frase que descreve a essência da palavra.
Eis os 7 princípios da Huna:
IKE – O mundo é o que você pensa que é
KALA – Não existem limites, tudo é possível
MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai
MANAWA – Agora é o momento de poder
ALOHA – Amar é ser feliz com
MANA – Todo o poder vem de dentro
PONO – Eficácia é a medida da verdade


Os Sete Princípios de Huna – explicados por Stewart Blackburn [en]


Você não só vai aprender o significado de cada princípio, mas você também vai aprender as etapas detalhadas sobre como ativar e experienciar o princípio em sua vida e como aproveitar o poder que vem de expressá-los de forma consciente em sua vida.

1. IKE – O mundo é o que você pensa que ele é

Isto refere-se a importância da crença. Tudo o que você acredita, você vai manifestar. Se você acredita que o mundo é um lugar cheio de luta e sofrimento, então certamente dificuldades e lutas vão aparecer no seu caminho. Se você acredita que o mundo é um ótimo lugar para a aventura e felicidade, então você certamente irá experimentar muito mais das pessoas do que a pessoa que acredita no mundo da luta.
Claro que isso ressoa com a Lei da Atração, mas também aponta para sermos observadores e intérpretes do nosso mundo. Quando você tira toda a emoção dele, só de olhar para os fatos, você vai ver, que a maioria das situações têm o seu próprio equilíbrio do bem e do mal. Mas damos significado e emoção a uma situação e com isso definimos a nossa experiência.
Quantas vezes você já esteve em um estado de raiva ou ressentimento, quando algo pequeno (talvez uma criança sorri para você ou que você viu um belo pôr do sol) aconteceu e, de repente, a situação mudou? Bem, isso mudou no nível de fato? Talvez não, mas a sua experiência pode ter mudado drasticamente porque a sua perspectiva mudou. E a partir dessa mudança de perspectiva seus resultados futuros mudaram, porque você se aproximou de coisas de forma diferente.
Então, lembre-se sempre que, através de IKE você tem o poder de mudar primeiro a sua experiência percebida e, em seguida, seu futuro real.

Corolário: Tudo é um sonho

Os xamãs Huna acreditam em nossa vida como sendo uma outra forma de sonho. Eles acreditam que nós sonhamos em diferentes níveis e temos várias camadas de sonhos. E por mais estranho que isso possa parecer – pensar sobre quão “real” o mundo real é realmente.
Por que você não pode se mover através de uma parede?
Se você bater a mão em uma parede você irá experimentá-la como sendo sólida. No entanto, a rocha que consiste isto é composta por moléculas e átomos. Átomos, apesar da crença popular, não têm parte material nele. Eles são campos de energia vibrando em certas frequências.

A única razão pela qual a sua mão não pode mover-se através da parede é que a frequência de energia da parede e sua mão estão vibrando em um espectro de freqüência que estão tão próximos um do outro que perturbam um ao outro. Outros espectros de frequência (como as ondas de rádio) não tem absolutamente nenhum problema em passar através da parede.
Quando você bate em uma parede com a mão você não está acertando uma pedra material. É mais do que a frequência de energia de sua mão estivesse entrando em contato com o espectro de energia da parede e esta informação foi enviada para o seu cérebro, o que, em seguida, acionou a memória já salva da experiência da “Mão batendo na parede de pedra”.
É a mesma coisa quando você ouve música ou olha para uma bela imagem. Você não está realmente vendo ou ouvindo, você está interpretando ondas de energia (proveniente dos instrumentos musicais e da luz refletida da imagem) em seu cérebro. Seu cérebro está criando o mundo que você vê. Assim como ele está criando o mundo que experimentamos a cada vez que você tem um sonho vívido à noite.
A única diferença para nós entre um sonho e “realidade” é saber se os outros têm a mesma experiência, no entanto, sabemos que as pessoas podem estar na mesma situação em conjunto e ainda ter uma experiência totalmente diferente – como as pessoas em uma festa ou pessoas passando por um acidente e depois dando uma descrição radicalmente diferente para a polícia.
Sim, podemos nos encontrar em sonhos, mas ainda é o nosso sonho – e o outro tem o seu próprio sonho.
Isso pode ser uma idéia radical para alguns de vocês, mas brinque com ela por um tempo em sua mente e sinta como ela ressoa dentro de você.
Uma vez que você é capaz de abraçar o pensamento da vida que é um sonho, então você está em um ponto onde você pode perceber que é capaz de acordar dentro do sonho (como sonhadores lúcidos fazem em um sonho) e alterar o sonho (ou seja, mudar a sua realidade).

Corolário: Todos os sistemas são parciais

Há uma velha história de um homem em busca do sentido da vida. Depois de anos de luta e de busca chegou a um guru famoso e muito sábio nos Himalaias. Ele perguntou ao guru sobre o significado da vida e o guru disse: “A vida é simplesmente uma tigela de cerejas”. Muito desapontado e irritado o homem respondeu: “Eu viajei por toda parte, vim através dos oceanos e foi através das selvas perigosas e o Sahara mortal apenas para encontrá-lo – e tudo o que tem a dizer é que a vida é como uma tigela de cerejas? “. O guru sábio sorriu e disse: “Ok, então a vida não é uma tigela de cerejas.”
Desde que os homens desenvolveram seu córtex estão na busca constante pela resposta definitiva para a questão mais premente de “O que é isso tudo?” “. Este é um exemplo de condução e pergunta irritante, que o homem está constantemente à procura de algo para se agarrar. Ele tentou ciência, religião, filosofia, metafísica, arte – você escolhe – só para sentir-se salvo, protegido contra essa questão perigosa sobre o sentido da vida.
Se você seguir o processo xamã de “Tudo é um sonho”, então você vai perceber, que cada resposta que você pode conseguir sobre o sentido da vida é arbitrariamente construída. Não importa o que você responda, você pode ter certeza de que esta não é a verdadeira resposta, mas uma rede de segurança que você constrói para si mesmo para sentir-se seguro na vida.
Em essência, a verdade é o que você define como tal!
Você toma a decisão de aceitar alguns sistemas como verdade e rejeitar outros. E eu faço o mesmo. E cada um de nós tem suas boas razões para o fazer. Mas escolhi o meu por causa de algumas decisões específicas que tomei sobre a vida e estes podem diferir drasticamente das suas experiências e de sua decisão.
Portanto, a questão não é se o sistema é verdade ou não, a verdadeira questão é o quão bem ele está funcionando para você.
Assim, qualquer sistema (incluindo Huna ou o que eu defina para mim) é arbitrariamente escolhido, e nenhum representa a verdade última, portanto, você tem que descobrir o que funciona para você.
Então o que você lê ou ouve, tome como uma hipótese e teste por si mesmo. Se ele funciona para você, use e adapte, se ele não funcionar para você, deixe-o e vá para uma outra hipótese.
Isso é onde o desenvolvimento pessoal e a ciência empírica se encontram.

Etapas de Ação para IKE

Para experimentar o poder do IKE pergunte-se qual é sua definição do mundo com todos os seus ingredientes. Complete as seguintes frases e chegue a muitas respostas honestas. Despeje o seu cérebro, até que não haja mais respostas dentro de você. E seja honesto – não pinte de rosa. Se você acredita que seu trabalho é uma merda – anote. Você não pode mentir para si mesmo. Tire algum tempo para isso, você vai se surpreender com o que está dentro de você.
Eu acho que o mundo é …………..
Eu acho que eu sou ………………..
Acho que as pessoas são ………….
Acho que o meu trabalho é ………
Acho que a minha saúde é ……….
Acho que o meu poder financeiro é …….
Eu acho que a minha capacidade de experimentar o amor, a alegria, o êxtase é ……..
Eu acho que ………. você pode chegar a qualquer outra coisa que está em sua vida aqui

Esta é a sua verdade atual. Agora você pode ver, por que a sua realidade é da maneira que é. Altere aqueles padrões de crenças e o mundo irá mudar.
Dê uma olhada nos limites que você definiu para si mesmo. É uma reação natural neste momento ficar com raiva de si mesmo. Não faça isso. Seja feliz, porque talvez pela primeira vez, você realmente esteja expressando esses limites que formaram a sua capacidade atual de experimentar a vida.
Se você quiser saber mais sobre Huna, eu recomendo o livro “Xamã Urbano de Serge Kahili King.
Então, vá para as etapas de ação agora e fique atento para o próximo artigo que descreve o segundo princípio da Huna: KALA – Não existem limites, tudo é possível.


Os Sete Princípios da Huna – 2. KALA

Os Sete Princípios da Huna – 2. KALA

Esta é uma série de sete artigos baseados nos sete princípios havaiano de vida da tradição Huna.
Huna é um termo havaiano para “segredo”. Mas a sua aplicação prática o torna um método universal para o crescimento e realização que está longe de ser “psicologuês”. Esta série discute os 7 princípios da Huna os quais são:
IKE – O mundo é o que você pensa que é
KALA – Não existem limites, tudo é possível
Makia – A energia flui para onde a atenção vai
MANAWA – Agora é o momento de poder
ALOHA – Amar é ser feliz com
MANA – Todo o poder vem de dentro
PONO – Eficácia é a medida da verdade

No último artigo eu falei sobre o princípio Huna de Ike – “O mundo é o que você pensa que é” . Não deixe de ler este artigo, uma vez que poderia me referir a ele. Também é bom para entender o conteúdo de Ike para a compreensão do princípio 2 – Kala.
Feito isso? Ok, vamos saltar para ele …

2. KALA – Não existem limites, tudo é possível

Na verdade Kala tem dois significados ligados a ele. Primeiro, ele afirma que não há limites, e segundo ele aponta para a necessidade de se libertar e perdoar, que são as duas maneiras de superar esses limites.
Não há limites reais para a sua vida, para a capacidade do universo lhe dar livremente – diferente do que você define para si mesmo. Esse pensamento a princípio parece irrealista, já que vemos limites ao nosso redor. Nossos corpos só podem crescer a uma certa altura, só podemos ver até uma certa distância, os nossos ouvidos só pode ouvir dentro de uma faixa de freqüência limitada, nós só vivemos uma certa quantidade de anos, a Terra é limitada na sua dimensão, os recursos são limitados, só temos uma certa quantidade de dinheiro no banco – limites, limites e até mesmo mais limites. Então o que é essa coisa de não-limite?
O universo em si é ilimitado, e se você seguir o processo de pensamento de Ike (Princípio 1) ver o mundo como um sonho nos aproxima da compreensão da natureza e função dos limites.
Por entendermos isso devemos separar dois tipos de limites: limites criativos e filtrados.

Limites Criativos

Um universo sem qualquer limitação é igual a uma experiência ilimitada que é igual a nenhuma experiência.
Sem limites significaria nenhuma diferenciação, nada para se comparar e nada para experimentar. A própria natureza da experiência é a da comparação. Comparamos determinados níveis de luz para ver. Comparamos determinadas freqüências de som para ouvir. O que você experimentaria se você vivesse em um mundo onde houvesse apenas uma cor ou um som – Nada. Você não pode ver, ou ouvir nada.
É por isso que o Universo ilimitado precisa de limites criativos para nos permitir experimentar qualquer coisa. Portanto, a limitação e separação do espectro de cores, espectro sonoro é uma limitação útil e criativa que nos permite experimentar noite, dia, luz, cor, som, música, ruído, etc. E é o mesmo com tudo em nosso mundo que podemos experimentar através dos nossos cinco sentidos.
Ou pense em qualquer jogo – eles são todos baseados em regras, que são, claro, limites. Mas sem esses limites, o jogo não existiria. E se você jogar um jogo de xadrez e um dos jogadores decidir não seguir as regras do jogo e mover as peças do jeito que ele quiser. Naquele momento o jogo por si só não seria possível e deixaria de existir. Mais uma vez um exemplo para os limites criativos.
O que um xamã Huna (chamado de kahuna ) faz não é negar a existência ou a utilidade de regras e limites, mas usá-los para alcançar seus objetivos.

Limites Filtrados

Limites filtrados, porém, são os limites construídos a partir de idéias e crenças que não nos permitem tornarmo-nos criativos, limitam o nosso potencial criativo, negando a nossa capacidade de criar a nossa própria existência.
Exemplos disso são as crenças de que somos vítimas, que o mundo é um lugar difícil, que não há empregos suficientes na economia.
Um bom indicador para estes tipos de limites são as emoções associadas. Se elas são medo, ódio ou raiva, então você está experimentando um limite filtrado.
Limites filtrados limitam a nossa consciência e experiência de escolha sem nos dar uma possibilidade de ação positiva.
Novamente IKE – O mundo é o que você pensa que é – e você é parte do mundo e com isso você se define através de seu pensamento. Se você acha que há limites para o nível de alegria, felicidade, amor, saúde, riqueza, etc, você pode experimentar, então, vai ser isso.
Na verdade, não há limites – você simplesmente não pode ver longe o suficiente ainda. Assim como uma criança que mal consegue andar não pode correr uma milha por 4 minutos ou voar para a lua, não significa que isso não pode ser feito no futuro.
Sempre diga a si mesmo que agora você tem a perspectiva de uma criança em relação ao seu potencial futuro. Quando você cresce (mentalmente e espiritualmente), então você é capaz de ver muito mais longe, porque a sua perspectiva alterou-se daquela de uma criança.
Além disso, você está vestindo antolhos o tempo todo com todas as suas emoções ressentidas – como medo, ressentimento, ódio, raiva. Aprender a deixar de ir não só é bom para o seu relacionamento com outras pessoas, bem como a sua saúde – é também o caminho para superar seus limites.

Etapas de ação para Kala

Você pode pensar em alguém cuja companhia você realmente quer evitar? Quem está lhe dando um sentimento ruim cada vez que você está por perto? Então pergunte a si mesmo o que é que você não está disposto a aceitar ou perdoar sobre esta pessoa.
Uma boa maneira de fazer isso é através do Método de Sedona. É fácil.
Identifique o sentimento que o está incomodando sobre essa pessoa (note que também poderia ser você – perdoar a si mesmo é muito importante). Então pergunte a si mesmo as três perguntas do Método Sedona:
1. Eu poderia libertar esse sentimento?
2. Será que libertaria esse sentimento?
3. Quando?

Responda a cada vez.
Não há respostas certas ou erradas para estas perguntas. As questões 1 e 2 podem ser respondidas com o “sim” ou “não”. A pergunta 3 pode ser respondida com qualquer período de tempo, que vão desde “agora, neste instante” até “nunca – o inferno vai congelar primeiro” e todos os pontos entre eles.
Em seguida, repita as mesmas perguntas até chegar a um estado em que o sentimento ou problema já não o incomoda.
Além disso, imagine o que seria possível agora em sua vida uma vez que você se libertou completamente desse sentimento. Como você se sente e o que seria possível em sua vida, agora que você se libertou de outro limite.

energia-makia

Esta é uma série de sete artigos baseados nos sete princípios havaianos de vida da tradição Huna.
Huna é um termo havaiano para “segredo”. Mas a sua aplicação prática o torna um método universal para o crescimento e realização que está longe de ser “psicologuês”. Esta série discute os 7 princípios da Huna os quais são:
IKE – O mundo é o que você pensa que é
KALA – Não existem limites, tudo é possível
MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai
MANAWA – Agora é o momento de poder
ALOHA – Amar é ser feliz com
MANA – Todo o poder vem de dentro
PONO – Eficácia é a medida da verdade

Este é o terceiro artigo desta série seguindo os dois últimos artigos sobre os princípios Huna de IKE – “O mundo é o que você pensa que é” e KALA – “Não há limites, tudo é possível “. Não deixe de ler estes artigos, uma vez que posso me referir a eles. Também é bom entender o conteúdo de Ike e Kala para a compreensão princípio 3 – Makia ou “A energia flui para onde a atenção vai”.
Feito isso? Ok, vamos a ele …

3. Makia – A energia flui para onde a atenção vai

Tudo o que você gasta a maior parte de seu tempo pensando consciente ou inconscientente, irá crescer em sua realidade. Isso funciona no positivo, bem como para o lado negativo. Se você se concentrar a maior parte de sua atenção sobre por que as coisas não estão funcionando do jeito que você quer que funcione, então suas lutas vão crescer e se tornar mais concretas ao longo do tempo. Se não estão claros os seus objetivos e sua direção, então a imprecisão vai crescer dentro de sua vida.
Por isso ter claro o que você quer (e não o que você quer evitar) é essencial para criar as coisas neste mundo. É aí que o poder da visão tem lugar. Você precisa de uma visão para concentrar sua energia como um laser – caso contrário, a sua energia será espalhada (e, portanto, não terá poder). Pense sobre o que tem mais poder – um feixe de laser ou uma lâmpada.
Você sabia que toda vez que você se concentra e foca em algo por mais de alguns segundos você está realmente meditando? Meditação vem da raiz latina “med”, que significa “medir” – a mesma raiz que forma a palavra medicina. E sim, a meditação é um dos melhores medicamentos disponíveis. Mas com a nossa nova definição de meditação, você não tem que se sentar por horas e observar a respiração para meditar (não é uma má prática entretanto, pois há vários benefícios com a prática regular da meditação).
Você medita naturalmente várias vezes ao dia. Mas, infelizmente, muitas vezes, com um foco mau colocado. Toda forma de recordar memórias ruins é uma meditação – uma meditação sobre a falha, a falta, a tristeza e muito mais.
Você também pode chamá-la de hipnose – que é outro nome para um estado de atenção focada. E desde a introdução do conceito de meditação guiada as fronteiras entre hipnose e meditação tornaram-se muito estreitas.
Como a energia segue a atenção, não é uma questão de praticar meditação 1 hora por dia e, em seguida, não mudar o resto de seu foco, mas trata-se da soma ou da atitude geral que você tem em relação à vida.

Concentração reforçada funciona – o tempo todo

A concentração prolongada e o foco em um assunto canaliza a energia do universo, e o equivalente físico do seu objeto de meditação vai ter energia suficiente para crescer. Assim, em Huna sua experiência física é realmente um equivalente direto de seus padrões de pensamento predominantes.
Corolário: Atenção Segue Energia
Luzes brilhantes, objetos brilhantes e barulhos tudo chama a nossa atenção naturalmente. É a intensidade da energia que nos afeta mais. Qualquer vibração energética forte atrai nossas mentes (embora possa ser sutil como um cheiro). E é o mesmo com as pessoas que têm um forte campo energético e são melhor descritas como carismáticas.
Corolário: Tudo é energia
Este não é um fato novo para a ciência – mas as implicações são, todavia, deslumbrantes. Tudo é energia – que inclui todos os objetos materiais, mas também seus próprios pensamentos. Tudo está vibrando (e muitas vezes pode ser medido usando dispositivos elétricos, como um eletrocardiograma ou um eletroencefalograma).
Etapas de ação para Makia
  1. Para experimentar o poder da makia, escolha algo de que você não goste de fazer ou que se canse facilmente.
  2. Se é hora de fazer algum trabalho de declarar impostos ou preencher papéis que você odeia fazer, isso seria um excelente exercício.
  3. Defina um período de tempo de cerca de 30 minutos. Você pode usar um timer de cozinha para isso. Uma boa dica é usar a Técnica Pomodoro – e depois vá para 25 minutos. A ideia por trás disso é que o trabalho fracionado permite-lhe aumentar o seu foco tremendamente. E funciona – experimente.
  4. Durante esses 30 (ou 25) minutos, repetidamente, pergunte a si mesmo mentalmente as seguintes perguntas:
    • O que é engraçado sobre isso?
    • O que é fascinante sobre isso?
    • Como posso quebrar meu próprio recorde e fazer isso mais eficaz?
    • Como posso ter muita diversão ao fazê-lo?
  5. Coloque o ponto de sua atenção e consciência em seu objeto de foco.
    • Agora isso pode parecer complicado, mas é fácil de fazer – tente encontrar o local onde seu ponto de atenção está agora. Aponte para ele com o dedo. Você pode encontrá-lo em seu cérebro, ou estômago, ou em outro lugar. Sinta-o. Não há certo ou errado. Pergunte a si mesmo: “Onde está o meu ponto de atenção agora” e você receberá a sua resposta individual.
    • Depois de ter seu atual ponto de atenção, mova-o para a posição em que o seu trabalho está. Se você precisa fazer a papelada, então mova-o para a pilha de papéis. Experimente como a sua experiência muda ao você mover seu ponto de atenção.
    • Fique por alguns minutos neste local de atenção. Mais tarde, você pode experimentar com diferentes pontos de foco. Se você precisa digitar alguma coisa – você pode experimentar colocar a sua atenção no texto que está digitando, em suas mãos, um pouco atrás e acima da sua cabeça (esta é a posição em que na tradição judaica seria a posição do Kippah). Esta última posição é um grande ponto de atenção para estudar e ler.
  6. Outra maneira de usar o seu ponto de consciência é ao levantar cargas pesadas. Tente colocar seu ponto de atenção na parte superior de uma carga pesada que você quer levantar e veja se isso faz diferença na experiência.
Depois de ter experimentado o poder do foco e atenção, então você deve perguntar-se regularmente: “Onde está o meu ponto de atenção agora”, “O que eu estou focando agora?” E “O meu foco me dá poder ou me incapacita agora?”


Traduzido e adaptado do post original de Patrick Stoeckmann do blog Unwrap Your Mind


Fonte:http://www.vidaplenaebemestar.com.br/consciencia/mudanca/os-sete-principios-da-huna

Comentários