ARQUITETURA EM BAMBU : A OBRA EXTRAORDINÁRIA DE SIMON VELEZ


Via ElPais.com
Nascido em Manizales, na Colômbia, em 1949, Simon Velez tornou-se um dos arquitetos mais importantes do mundo para promover o uso do bambu como um elemento essencial da construção. 
 
Em uma carreira que começou há 40 anos, o arquiteto desenvolveu novos sistemas que utilizam caixilhos de madeira de Guadua -Bamboo-kin como elemento estrutural permanente em edifícios residenciais e comerciais. 
Velez está se definiu como um arquiteto de decks: "Eu desenho a tampa e, em seguida, o que vem por baixo. (...) A minha arquitetura é arquitetura tropical. Em um país onde chove muito, você tem que construir telhados com grandes saliências, como na arquitetura chinês ou indonésio. Saiba mais sobre a arquitetura na Indonésia era algo radical na minha vida ... suas enormes telhados de bambu construídas sem qualquer restrição ou reserva.Influenciado pela Modulor de Le Corbusier, sempre pensei que um teto ou um quarto não deve exceder uma certa altura. Mas, na Indonésia, as pessoas pobres construir tetos de 10 a 15 metros de altura com as suas próprias mãos! É uma afirmação cultural de criar algo importante, uma espécie de exibicionismo sem presumir. (Grow Your Own House, p.59)
Até à data, o arquiteto projetou edifícios de bambu em mais de 11 países e e n dezembro 2009 recebeu o prêmio principal Prince Claus . 
Mais informações e imagens de suas obras mais importantes depois do salto.

Simon Velez completou seus estudos na Universidade de Los Andes, em Bogotá, focando principalmente arquitetônico modernista Le Corbusier ea Bauhaus foram os principais referências em sua educação. No entanto, Velez começaram a explorar a arquitetura indígena, o uso de materiais tradicionais ea presença da diversidade cultural nas ruas da Colômbia.

Pavilhão ZERI / Via LaPatria.com
Seu trabalho tem sido desenvolvido com base na exploração das qualidades estruturais daGuadua, uma planta nativa das florestas andinas da Colômbia de crescimento muito rápido.A espécie está adaptada para uma vasta variedade de climas , atingindo 15 metros por ano, de desenvolvimento e de resistência aos 4 anos de maturação. seu cultivo e processamento é ecologicamente sustentável e é uma das melhores plantas para absorver o dióxido de carbono de carbono da atmosfera.

Igreja privado / Via Flickr Usuário: BBC worldservice
Com seu parceiro Marcelo Villegas, Velez carpintaria inventou novos métodos e novos sistemas de apoio estrutural, transformando o material em um recurso moderno e flexível que pode ser usado em todos os tipos de edifícios e tem uma boa resistência sísmica, graças à sua elasticidade. Além disso, é muito leve para o transporte.

Igreja privado / Via Flickr Usuário: BBC worldservice
Seu trabalho consiste em diferentes tipos de edifícios, entre muitos outros, a Igreja em Pereira, na Colômbia, o Nomadic Museum Zócalo na Cidade do México, uma pousada de ecoturismo nas montanhas de Nankun, China, uma loja de baixo consumo de energia em Girardot, na Colômbia e ZERI Pavilhão para a Expo 2000, em Hannover, na Alemanha.

Igreja privado / Via Flickr Usuário: BBC worldservice
Neste último projeto, o arquiteto projetou e construiu um pavilhão de 2.000 m2 para a Fundação ZERI (Zero Emissões de Pesquisa e Iniciativa) , uma estrutura de bambu, concreto reciclado, cobre e uma mistura de argila, painéis de fibra de cimento, também Bamboo. Foi a primeira vez na história que uma estrutura deste material recebido uma licença de construção na Alemanha e, com 6,4 milhões de visitantes, tornou-se mais popular do pavilhão da exposição.

No Museu Nomadic Zocalo / Via Flickr Usuário: BBC worldservice
Há alguns anos, participou do projeto de Crosswaters Eco-lodge , nas florestas da ReservaNankun Shan Mountain, China. Este é o primeiro projeto comercial usando bambu como o principal componente estrutural escala em toda a Ásia, recebendo o prêmio  da American Society of Landscape Architects 2006 - Análise e Planejamento Prêmio de Honra.

No Museu Nomadic Zocalo / Via Flickr Usuário: BBC worldservice
Um de seus projetos mais recentes é o Museu Nomadic Zócalo na Cidade do México, onde ele descreveu o trabalho de Gregory Colbert "Ashes and Snow." Em 2010 fazia parte daÍndia Pavilhão EXPO 2010 - Xangai, China, ao lado de Sanjay Prakash e Pradeep Sachdeva.
"Minha proposta como um arquiteto é fazer arquitetura um pouco mais vegetariano, não muito concreto, mas não é totalmente vegetariano. Devemos ter uma dieta equilibrada mineral e vegetal, e são muitos minerais com a arquitetura ".
Simon Velez
* Fotos Via LaPatria.com / ElPais.com / Flickr Usuário: BBC worldservice

Comentários