A DANÇA DO VENTRE E SEU MISTÉRIO

 
A Dança do Ventre e seu Mistério









Muitas mulheres praticam a dança do ventre. Dançam porque gostam de dançar ou para enrijecer o abdômen. Quantas das que praticam a dança do ventre sabem que foi essa a dança que Salomé dançou para o Rei Herodes em troca da cabeça de João Batista?

A Dança do ventre, na Bíblia chamada de dança dos Sete Véus, saiu do interior dos Templos de Iniciação e começou a ser praticada pelos leigos sem que esses possam extrair dela a sua Magia. Nos Templos, ela era chamada de dança dos Sete Véus porque cada véu, ou Grau de Iniciação , correspondia à abertura de um Chacra.

Quando a praticante retirava o sétimo véu (Abria o sétimo Chacra), completava a sua Iniciação nos Mistérios da Deusa. Esse Mistério é representado, no Cristianismo, pela a Virgem esmagando a cabeça da Serpente, ou São Jorge matando o Dragão para salvar a Virgem Inocente oferecida em sacrifício. No texto Bíblico, essas alegorias são representadas por outra: Salomé pede a Cabeça de João Batista. Como deve ser entendida esta passagem bíblica? Que Salomé foi a Sacerdotisa de João, e este foi devorado pela Serpente do Kundaline. Esta é a mensagem cifrada do texto bíblico.

Salomé encarna a serpente sedutora que conduz o Iniciado até as Portas do Jardim do Éden. Mas por que a cabeça de João? Porque ,quando a serpente do Kundaline se ergue, ela engole o Iniciado pela cabeça. Abocanhada a cabeça, todo o corpo do Iniciado é envolvido pelo fogo atômico. A carne se transforma em Luz (O cristianismo chamou esse Mistério de Transfiguração de Cristo). Diz-se então que ele morreu. A partir daí, o Iniciado passa a viver num Corpo de Luz , ou Corpo de Glória na denominação dos cristãos.

Esse Corpo de Glória é aquele visto por Marta no Jesus ressuscitado. Este Corpo é a Matriz do Corpo Jina em que vive os Mestres Ascensos. Naquele momento, num Corpo fluido, Jesus disse a Marta: “Não me toque..” Mais tarde, num corpo mais denso, apareceu para os apóstolos.

m.Félix


 
 

A SIMBOLOGIA DO 8 MAYA


 8 maya - busque com a perfeita ondulação levar para a terra sua força feminina."

 
 
O mistério da dança do ventre




A mais feminina e sensual de todas as danças tem como característica o balanço dos quadris em harmonia com o resto dos movimentos do corpo. A dança do ventre, apesar de não ser um estilo de dança clássica, conseguiu seu espaço no Brasil e conquista cada vez mais adeptos.



A origem da dança do ventre é até hoje um mistério. A versão mais aceita entre os profissionais da área são os rituais de fertilidade realizados no Egito. Porém, alguns apontam que o nascimento desta dança foi na Mesopotâmia. No Brasil não há motivos para dúvidas,

Há também quem tenha se afeiçoado ao ritmo muito antes de qualquer popularização. Atualmente, professora e dançarina de dança do ventre, Elaine Erhardp, 22 anos, teve seu interesse despertado há 7 anos. “Sempre fiz balé e jazz, mas por conveniência de horário tive que parar. Por acaso fui parar na dança do ventre, fiz uma aula experimental e me apaixonei!”.



Para quebrar o mito da “barriguinha” necessária para a prática, Elaine falou sobre os benefícios que a dança do ventre traz para o corpo da mulher. “A dança afina a cintura, enrijece a musculatura do abdômen e a musculatura da parte lateral da perna. Além de ser bom para a coordenação motora – por causa dos movimentos de mãos e pescoço coordenados com o resto do corpo – é um ótimo exercício aeróbico”.



Apesar da disseminação cada vez maior da dança do ventre, o grande público interessado em shows ainda é o da colônia árabe libanesa. Apresentações em restaurantes, em festas de 15 anos e em casamentos também são procuradas.



Com propósitos diferentes, a dança do ventre tem adeptos de todas as fachas etárias, desde crianças até a terceira idade. Isso mesmo, as senhoras também procuram as academias para dançar. “Mas o objetivo delas é outro. Elas buscam mais por saúde e por distração, porque faz bem a mente”, diz Elaine.



Para começar a dança do ventre não é necessário ter qualquer habilidade prévia. Basta uma aula experimental e a mulher já começa a se soltar e perceber a sua feminilidade. Então, se você está em dúvida, não hesite em tentar. “A dança também é uma ótima maneira de descobrimento do corpo”, acrescenta a dançarina.



Texto da Pesquisa
http://www.dialogosuniversitarios.com.br/
imagem do google
Flavia Trece
Postado por Célia Macedo 
 

 
 

Os Benefícios da Dança do Ventre

 
Dança VanessaAmigos,
Vocês sabem que eu sou fascinada pelo oriente e seus mistérios, lugares exóticos, pinturas, comidas, histórias…
Tenho feito dança do ventre, que é uma dança que nos envolve e aumenta nossa auto-estima. Boa para a cabeça e para o corpo, traz muitos benefícios, mas o que eu soube ultimamente é que a dança tem sido usada para mulheres que passam por cirurgia nos seios, e estão deprimidas. A dança eleva a auto-estima das mulheres e faz com que elas no momento das aulas, sintam uma alegria e as livra aos poucos da depressão. Roupas coloridas, brilhos, e acessórios que nos leva a ficar mais femininas e desejáveis. Sem dizer que gastamos muitas calorias…!!
Abaixo, Vanessa Cabral falara de outros benefícios. Curta as fotos e conheça mais sobre essa dança.
A arte milenar da Dança do Ventre vem conquistando mulheres de todas as partes do planeta, pois as suas possibilidades são infinitas, assim como os seus benefícios.
Vanessa Cabral
Sim, a dança é pra todas! Não importante a idade e muito menos o biotipo. Lembre-se que o que limita você é a tua mente e não o teu corpo.
Como em qualquer outra atividade física, é importante passar por uma avaliação médica. E só uma professora de dança qualificada poderá avaliá-la também.
Uma anamnese, além das observações de uma profissional se faz necessário para que você possa praticar com segurança.
vanessa
Por ser um exercício cardio respiratório, a Dança do Ventre vai lhe proporcionar uma melhora no condicionamento físico, além de colaborar com o emagrecimento ou então, com a manutenção de um peso que seja saudável pra você. A Dança do Ventre não dá barriga, isto é um mito. O que a Dança vai fazer por você é modelar todo o seu abdômen!
A tua postura também se beneficiará, fortalecimento e alongamento fazem parte deste contexto. Por ser uma atividade feminina, você irá resgatar e aprimorar a tua essência. Assim, elevará a tua autoestima e se autoafirmará como um Ser de luz neste mundo ao dar permissão para a tua própria estrela brilhar.
 
Você vai se sentir bela independentemente de padrões de beleza, pois na verdade, eles não existem! Portanto, dance e descubra-se…
Há alguns anos venho trabalhando com a dança profissionalmente e tenho observado a necessidade de estar mais perto das alunas. Sou solicitada para vários tipos de trabalho como palestras, dinâmicas de grupo, shows e eventos de aniversário, casamento. Mas observe que a Dança do Ventre é muito mais que entretenimento, ela consegue levar a cura até as pessoas.
ventre
Esta se faz necessária, mas o que nós profissionais da área da saúde realmente fazemos é despertar este poder que já existe dentro de você.
Por isso, procuro trabalhar com grupos de todos os tipos, preferencialmente com grupos pequenos, onde posso estar inserindo técnicas de Yoga, os conhecimentos da Ayurveda e da Astrologia Védica, além da Arteterapia. Integrar para crescer!
Muitas de minhas alunas estão optando pelo home care, pois nos dias de hoje trabalhar desta forma tem facilitado a vida de muitas delas.
Enfim… Entre em contato e encontraremos o plano de aula mais adequado para você. Tenho a certeza de que irá superar as suas expectativas!
Namastê,
Vanessa Cabral, professora e terapeuta
 
*Vanessa Cabral é formada em Educação Física e especializou-se em modalidades terapêuticas como Yoga,  Ayurveda, Astrologia Védica, Dança do Ventre e Cigana e está cursando uma Pós Graduação em Arteterapia em Educação e Saúde.
Contato: 22 99094455 Vivo / 81199535 Tim

 

 

 

 

 

 

 

 

Desvende os mistérios da dança do ventre

 
 

Ela pode ser praticada para entrar em forma ou encantar pelos movimentos sensuais


 
O balanço sensual dos quadris e os demais movimentos que evidenciam as curvas do corpo feminino caracterizam a dança do ventre. Por não ser um tipo de dança muito formal, como o balé clássico, as aulas são oferecidas com diferentes propostas. A dança do ventre tem dois tipos de abordagem: aquela com enfoque artístico, em que as alunas visam aprender e se aperfeiçoar na técnica dos movimentos, e uma outra, normalmente oferecida por academias, cuja a intenção é melhorar o condicionamento físico, conta a bailarina e educadora física da escola Khan El Khalili, Malak Alaoni. Ainda de acordo com Malak, os ensinamentos são os mesmos nas duas modalidades. A diferença entre elas fica por conta da ênfase dada pelo curso. Em escolas de dança, trabalhamos a forma do movimento e a qualidade técnica deles, em uma aula que costuma durar uma hora e meia. Já nas academias, a mecânica dos movimentos e a quantidade de vezes que eles são realizados buscam o

condicionamento físico, em aulas de uma hora . 
(Dança de salão é mais uma ótima opção para entrar em forma com muito ritmo)



Na prática, as alunas de ambas as aulas aprendem a técnica básica da dança de origem árabe. Malak afirma que os movimentos que compõem a dança trabalham todas as articulações. Além deles, as alunas ensaiam danças folclóricas árabes, treinam leitura musical, passando a diferenciar os tipos de ritmos, e também manuseiam acessórios como véus, espada e snuj (pratinhos de metal colocados nos dedos), completa. (Malabarismo queima calorias e ensina que errar pode ser divertido)


Abdômen definido, sim 

Quanto à polêmica culpa que a dança do ventre leva sobre as barriguinhas salientes, Malak desmente. Nenhuma atividade física é capaz de aumentar a região abdominal. Ainda mais a dança do ventre, em que acontece é justamente o contrário. Para realizar os movimentos típicos da dança, o abdômen precisa estar fortalecido. Esse fortalecimento vem com a prática , revela. (Descubra qual a dieta ideal para você. Faça nossa avaliação nutricional gratuita)


Malak ressalta, porém, que a modalidade não pode ser escolhida por quem tem o objetivo de conquistar um tanquinho. Os músculos são fortalecidos, mas não a ponto de formar os famosos risquinhos no abdômen . 
(Aulas de abdominal para fazer em casa) 



A bailarina da escola Khan El Khalili acredita que muitas razões circundam o mito. A dança do ventre não exige um biotipo padrão para ser praticada. Ela viabiliza que mulheres mais cheinhas dancem muito bem, por exemplo. Mesmo porque o padrão de beleza árabe é de mulheres mais encorpadas. Isso faz as pessoas acreditarem que a região abdominal foi evidenciada com a dança , diz a especialista no assunto. 



Segundo Malak, a dança do ventre pode ser usada como qualquer outra atividade física para entrar em forma. Mas é preciso ficar atenta à proposta das aulas, antes de se matricular na turma. Se a intenção é usá-la como exercício aeróbio, não adianta fazer um curso individual que foque na melhora da técnica dos movimentos , exemplifica ela, que trabalha com as duas versões das aulas. 



Para notar os resultados no corpo, o tempo também é variável, já que depende da intenção da aluna ao praticar a dança. Como atividade aeróbia, as praticantes começam a notar diferenças físicas em seis meses, em média. Já para ter um domínio maior dos movimentos e dançar bem, o tempo mínimo é de um ano , afirma Malak, da escola Khan El Khalili.



Com o objetivo definido, o próximo passo é procurar um curso que atenda às suas necessidades. Como a dança do ventre não fornece nenhum tipo de certificado para suas bailarinas, o melhor caminho para encontrar uma boa profissional é se informar sobre seu tempo de prática da dança e saber mais sobre os locais onde ela se apresenta e dá aulas.


Dançando contra o câncer de mama 

Além da melhora do condicionamento físico e do torneamento dos músculos, a dança do ventre beneficia mulheres que estão lutando contra o câncer de mama.(Cresce o número de vítimas com câncer de mama, previna-se). A iniciativa é do Instituto Paulista de Cancerologia que, em seu tratamento multidisciplinar, oferece aulas da dança às pacientes. A proposta do IPC é contribuir no resgate da sexualidade e da auto-estima destas mulheres, proporcionando melhor qualidade de vida a elas , afirma Ivete Yavo, psico-oncologista coordenadora do trabalho. 



Por estar ligada à fertilização e à sexualidade, a dança do ventre trabalha movimentos dos braços e das mãos. Tais movimentos estão relacionados à região da mama, despertando a sensualidade da mulher. (
Projeto Afrodite esfria o mal-estar da menopausa e esquenta o casamento) 



É um trabalho inédito no Brasil que o IPC está oferecendo à população. Fizemos uma experiência nos meses de abril e maio com um grupo de seis mulheres e os resultados foram ótimos. Todas elas se sentiram melhor , conta Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia. Ainda falando sobre os resultados, as participantes relataram uma melhora na consciência corporal, notando o desabrochar da sensualidade. 



O telefone para mais informações é 11/3797-3000. 
 

 

Comentários