REENCARNAÇÃO E RESSURREIÇÃO

Santissima Trindade

 

Reencarnação e Ressurreição

O conceito de reencarnação vêm crescendo bastante no cristianismo. Esta idéia não é exclusivamente espírita, muitas outras religiões possuem desde os primórdios esta teoria de reencarnação.
As igrejas de hoje se baseiam na idéia de ressurreição, porém, no antigo idioma em que foram escritos o evangelho, esta palavra possui apenas um significado vago, como de vida após a morte, transição. Muitos afirmam isto como reencarnação, afinal, grande parte das religiões e tradições místicas acreditam na reencarnação, o cristianismo esotérico também abraça esta teoria.
Transfiguração de Jesus

A doutrina espírita (espiritismo) desenvolveu os estudos sobre os espíritos e a encarnação. A doutrina espírita foi criada na França, pelo educador Allan Kardec. O espiritismo não é uma religião, e sim encarada como ciência pelos adeptos, uma ciência que pode ser abraçada por pessoas de diversas religiões. A maioria dos espíritas são católicos, aceitam os fundamentos católicos, se devotam à Maria, comungam, porém creem na reencarnação, e não na ressurreição.
A mediunidade é a qualidade de ver, ouvir ou até sentir espíritos desencarnados. Muitos espíritos não encarnam de imediato, ou já estão livres da encarnação. Alguns têm mais mediunidade, outros têm menos. Um grande médium, que muito divulgou o espiritismo no Brasil foi Chico Xavier.
Muitos dizem que os primeiros cristãos sempre acreditaram na reencarnação, e que o próprio clero, no início do cristianismo, apoiava esta idéia. A reencarnação é a teoria na qual, quando morremos, nosso espírito encarna em outro corpo (um corpo recém-nascido), e quando este também morre, o espírito volta a encarnar noutro corpo, e assim por diante, até que o espírito se desenvolva (através das virtudes e dos ensinamentos de Jesus) e assim estará livre e pleno, uno à Deus.
Jesus afirmara, no evangelho de Mateus, que João Baptista é Elias, porém veio em "outra aparência" (Mateus 17: 11-13)

A teoria de ressurreição crê que um dia iremos ao encontro de Deus de corpo e espírito, e que só temos uma única vida, e é este único caminho que seguimos que definirá se vamos ascender ou não. É dito que a Igreja Católica começou a disseminar a teoria de ressurreição para que os fiéis se concentrem mais na Igreja, sem esperar, temendo a perdição.
 

Comentários