CELULARES E SUAS FOTOS INÚTEIS


Celulares e suas fotos inúteis

Existe algo que simplesmente não compreendo: as fotos de celular. 

Não falo das fotos tiradas na noite ou das fotos que registram momentos. Falo das fotos que registram informações. Devo ser muito ultrapassado mesmo, mas não consigo organizar um caderno pelas fotos tiradas no celular. Não consigo. 

Há algum tempo eu fazia uma aula de teoria musical e me veio essa confusão na cabeça. Logo após as explicações do professor, todos iam se levantando, um a um, e tirando fotos do quadro. Se não me engano eram 20 aluno e somente 2 ou 3 (no qual me incluo) que não tiraram fotos. 

Ontem tive a mesma sensação. Sensação mais estranha ainda. No final da aula de um curso que faço, o professor disse mostrando aqueles quadradinhos parecendo um código de barra meio estranho: 

- Tirem fotos do código QR (tive que buscar na internet o nome...) para baixarem o material da aula. 

E repentinamente foi um brandir de braços e mãos frenético. Todos simplesmente pararam de reclamar do horário (já passava das 23hs, horário do fim da aula) e felizes tiravam fotos. 

Meio atônico e me sentindo o ‘por fora’ perguntei ao colega ao lado o que aquele codigozinho iria me trazer, ou seja, pra quê tirar uma foto daquilo. 

Depois de 15minutos me explicando como aquilo era mágico e revolucionário e comigo insistindo em qual era o real objetivo, qual era o benefício daquela empreitada, ele me explicou que era pra ter o material da aula. 

De súbito fiquei catatônico. Absorto. Boquiaberto. Olhava pra minha mesa e depois para o quadradinho de código de barras sendo projetado no telão. Olhava meus materiais e novamente para o telão. Olhava ao meu redor e ouvia os ‘tics’ das câmeras fotográficas. Não me contive e novamente inquiri meu colega: 

- Mas não é o mesmo material que já nos foi entregue? 

Ele soltou um simples ‘é’. 

Foi aí que eu não entendi nada! 

Alguém me ajuda a entender? Uma luz, uma pista, um caminho. 

O que está acontecendo? Não compreendo. Qual é esse poder que a tecnologia tem que faz com que as pessoas deixem de pensar de forma óbvia. 

Ressalto que não sou contrário a nada disso. De forma alguma. Pagar uma conta por celular é obviamente ganho de tempo e uma facilidade a mais. Não tenho dúvidas. 

Mas por que tenho a impressão de que o benefício de muitas tecnologias é o prazer do seu uso? Tanta evolução é pra nos dar prazer? O benefício não é a facilidade, rapidez, confiança ou coisa que o valha, mas o próprio ato em si? 

Devo ser muito cabeça fechada. Muito ultrapassado. 

Mas simplesmente não compreendo... 

Fonte:http://www.reinodoibisco.blogspot.com.br/

Comentários