A ESCOLA DOS DEUSES - LIVRO MARAVILHOSO DE STEFANO ELIO D'ANNA




Não muito conhecido no meio literário do Brasil, mas de grande representação no cenário europeu, A Escola dos Deuses é um romance escrito pelo sociólogo italiano Stefano Elio D’Anna, reitor da ESE, European School of Economics.
O livro tem narrações diretas e simples de serem entendidas, diferentemente de alguns dos romances modernos, como os de Saramago. Por outro lado, ao contar a sua história com o Dreamer, um ser que aparece ao autor – que também é personagem – em sonhos, percebemos a constante aparição de máximas, em ambos discursos.
O entendimento da história em si é fácil, a questão existencial por trás leva um certo tempo para que se tomemos o ritmo necessário. O Dreamer, à explicação, aparece ao Stefano em sonhos para salvá-lo da sua própria vida. Mesmo rico e bem sucedido, a miséria está instalada no seu dia a dia e na mecanicidade que ele tem vivido. A presença desse ser sobrenatural, então, dá-se de forma a lembrá-lo que a tragédia humana é, inevitavelmente, unicamente culpa da própria humanidade. Em alguns momentos, sim, o Dreamer lançará verdades por meio de metáforas e exemplos mais fáceis de serem digeridos, mas em alguns outros momentos, ele não fará esforço nenhum para evitar a crueldade dos fatos.
Dado a explicação teórica por trás, a significação da narrativa, ao que percebemos, não é o mais importante da história. A mudança mesmo não está no campo físico, mas sim, no psicológico do autor e do leitor, que atravessará a questões pessoais no decorrer das páginas.

Fonte:http://bistrocultural.com/17490/estante-cultural-a-escola-dos-deuses.html

Dirigido a empreendedores, estudantes e todos aqueles que querem relembrar seu sonho e vê-lo realizado, narra a história do renascimento de um ser humano comum, que encontra um ser extraordinário - o Dreamer - e, ao lado dele, aprende a sair da mediocridade de uma vida infeliz, mecânica e repetitiva, de pensamentos obsoletos e hábitos arraigados, e ir ao encontro do seu sonho, um retorno a um estado de integridade, por intermédio de uma revolução individual.

De forma provocadora, o Dreamer nos instiga a remexer em nossas verdades e convicções arraigadas. Considero este livro uma poderosa ferramenta de transformação para aqueles que despertaram em busca de uma vida consciente, nos oferecendo uma nova ótica sobre velhos paradigmas e fazendo-nos questionar o que é real neste modo de vida obsoleto que se encontra ainda grande parte da humanidade. Para os que querem um olhar out of the box.

O livro A Escola dos Deuses tem idéias lúcidas e fantásticas sobre vícios humanos,como o gostar de sofrer, viver na dependência sem liberdade e alegria, e a hipocrisia de atitudes altruístas que são na verdade egoístas.

Encontro neste livro o que já vivi: O sonho é a coisa maisreal que existe e a objetivo de formar uma nova humanidade, pela transformação individual sendo - nos mesmos - responsáveis pelas nossas escolhas e pelo que acontece em nossa vida (o bom e o ruim).


O livro é apresentado como um plano de fuga para escapar da prisão da mediocridade, de uma vida mecânica e repetitiva, sem originalidade, sem alegria.A Escola dos Deuses desafia a visão usual, hipnótica do mundo, os hábitos arraigados, as convicções obsoletas, as idéias de segunda mão tomadas emprestadas sem que se tenha alguma vez ousado colocá-las em discussão.Esta obra dirige-se, portanto, aos venturosos da vida que procuram a essência das coisas, o retorno à completude, a um estado de integridade do qual o ser humano se esqueceu. Esta obra dirige-se aos empreendedores, aos sonhadores pragmáticos, capazes de harmonizar os aparentes antagonismos:economia e ética, ação e contemplação, poder financeiro e amor. 

"A DOENÇA MAIS TEMÍVEL DO PLANETA NÃO É O CÂNCER NEM A AIDS, MAS O PENSAMENTO CONFLITUOSO DO HOMEM. É ESSE O VERDADEIRO ASSASSINO PLANETÁRIO, A GRANDE VIGA SOBRE A QUAL SE APÓIA A VISÃO ORDINÁRIA DO MUNDO.
A ESCOLA DOS DEUSES FUNDARÁ UMA ESCOLA DO SER, PARA QUEM TEM UM SONHO A REALIZAR...NELA SE ENSINARÁ QUE O SONHO É A COISA MAIS REAL QUE EXISTE... QUE ISSO QUE O SER HUMANO CHAMA DE REALIDADE NÃO É OUTRA COISA SENÃO O REFLEXO DO SEU SONHO.
APARENTAMENTE, VOCÊ TERÁ OBSTÁCULOS DE TODOS OS MODOS MAS TODAS AS DIFICULDADES E TODOS OS INIMIGOS DEMONSTRARÃO SER, NA VERDADE, SEUS MELHORES ALIADOS, PARTE INTEGRANTE E INSUBSTITUIVEL DESSA CONSTRUÇÃO."


A ESCOLA DOS DEUSES - STEFANO ELIO D'ANNA


Esse é um livro pra dar um “Level up” na vida das pessoas. Conta a história de um executivo que vai vivendo sua vida relativamente bem sucedida, sempre apoiado no TER ao invés do SER. Ao longo do livro uma série de críticas é feita a sociedade tanto na sua forma de pensar e agir como na maneira que trata e educa as pessoas rumo ao “sucesso”. O personagem principal encontra o “Dreamer”, alguém que representa o eu interior que precisa ser trabalhado, o reflexo de um sábio ou mestre na vida do personagem principal. É um livro pra ser lido várias vezes.


Já publicado em italiano, grego, turco, romeno, inglês, alemão hebraico, francês e chinês, é best-seller na Turquia desde 2005.Dirigido a empreendedores, estudantes e todos aqueles que querem relembrar seu sonho e vê-lo realizado, narra a história do renascimento de um ser humano comum, que encontra um ser extraordinário o Dreamer e ao lado dele aprende a sair da mediocridade de uma vida infeliz, mecânica e repetitiva, de pensamentos obsoletos e hábitos arraigados, e retornar a um estado de integridade, por intermédio de uma revolução individual, pois a mudança ocorre dentro, não fora do ser humano.Assim surge um novo paradigma para a vida humana neste planeta, cuja essência é uma Economia baseada no ser e não no ter, que se manifesta por meio de um trabalho íntegro, brilhante, bem-sucedido e plenificante dos sonhadores pragmáticos, líderes de uma nova realidade.Felicidade é Economia, a riqueza, o bem-estar e a beleza são direitos de nascença de todo ser humano.É possível harmonizar aparentes antagonismos: Economia e Ética, Ação e Contemplação, Poder Financeiro e Amor. Com essa base nasce de fato a European School of Economics.Vocês vieram aqui aprender agora a sonhar um novo sonho. É uma revolução que reverterá sua velha e estreita visão com suas terríveis projeções que vocês alimentaram por tantos anos.Guerras, doenças, miséria e morte desaparecerão deste planeta se vocês entenderem que tudo provém de dentro e que tudo pode ser mudado por meio de um novo sonho um poderoso movimento que fará nascer uma nova realidade.

Fonte:http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp


    A Escola dos deuses, o Filósofo Sócrates, Internet Boomers e a velha forma de ensinar!


    
Traga um jovem do século XV, XVII ou XIX, e leve-o em qualquer lugar deste século, e ele não reconhecerá onde está! Seja em um ginásio de esportes, um hospital, uma padaria, qualquer coisa! Porém, coloque ele em uma sala de aula e sim, ele saberá onde está.
A sociedade imediatista e o mundo.com, mudaram tudo! A única coisa que ainda não mudou foi a educação. O mesmo formato desde o tratado de Bolonha do século XIV. O mestre a frente e os alunos sentados, escutando e muitas vezes com quase nenhuma discussão.
Não está na hora de rediscutir a educação? Em um mundo conectado 24 horas, sem tempo, com vários formatos de integração mundial a educação como conhecemos não deve mudar? Um professor não deve usar o cyberespaço, suas redes sociais, blogs e novas ferramentas para ensinar os “Internet boomers”?
Meu amigo Conrado di Biassi, deu me um livro “A Escola dos Deuses” narrado por Stefano Elio D’Anna da Escola Européia de Economia que contém o seguinte manifesto sobre a Educação;
“Fundará uma escola do Ser, para quem tem um sonho a realizar … Nela se ensinará que o sonho é a coisa mais real que existe … Que isso que a humanidade chama realidade não é outra coisa se não o reflexo do seu sonho.
Criará uma Escola da responsabilidade, uma escola para filósofos de ação, em que ensina que felicidade é economia, que a riqueza, o bem estar e a beleza são direitos de nascença de todo ser humano.”

Precisamos de uma revolução educacional e individual, que abandona a lógica do conflito, de pessoas visionárias, capazes de harmonizar os antagonismos de sempre; Economia e ética, ação e contemplação, poder financeiro e amor.”
A missão da nova educação, é a preparação de líderes capazes de acreditar que a humanidade é a arte de sonhar! Conjugando o estilo, a cultura, a benevolência e o espiríto renascentista de ajudar o próximo!.
Eu acredito na forma de ensinar do filósofo grego Sócrates, primeiro interrogava, em vez de propor uma tese. Sócrates deixa o outro faze-lo, deixando o aluno chegar a resposta e conclusões por si mesmo. Desta forma, misturava seriedade com uma boa dose de despreocupação.
“Uma educação onde pedem-se razões, examina-se interferencias, aprimoram-se definições, deduzem-se consequências, rejeitam-se hipóteses.
Você concorda?
" Inspirado pelos livros A” Escola dos Deuses” de Stefano Elio D’Anna e “O Sonho da Razão” de Anthony Gottlieb"

Gil Giardelli


Fonte:http://www.gilgiardelli.com.br/blog/2007/11/26/


Comentários