ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL - JOEL S. GOLDSMITH

 

ILUMINAÇAO ESPIRITUAL

 O desenvolvimento  da  consciência  espiritual começa quando, pela primeira vez,  percebemos que aquilo que apreendemos   através dos sentidos da visão , da audição, do olfato, do tato e do paladar não é a realidade das coisas. Retirando por completo a atenção das aparências, o primeiro raio da iluminação  espiritual nos traz um fulgor do divino,  do eterno e do imortal. Isso, por sua vez, torna as aparências menos reais  para nós, tornando-nos assim mais receptivos à iluminação.
Nosso progresso rumo ao Espírito ocorre na medida de nossa iluminação, o que nos capacita apreender cada vez mais a Verdade. O enfoque usual da vida se deve a uma interpretação errônea , devida a falsa percepção  das coisas; por isso devemos abandonar qualquer intenção de curar, corrigir ou mudar o cenário material para que possamos ver a Verdade nele oculta.
A iluminação espiritual começa a nos ser concedida quando da primeira busca da Verdade de nossa parte. Acreditamos estar procurando o bem e a Verdade; contudo, foi a luz que começou a brilhar em nossa consciência  e nos impeliu a dar aqueles primeiros passos.
Todo aumento de nossa compreensão  espiritual representa mais luz para nós, que expulsa as trevas dos sentidos. Este fluxo de iluminação continuará até que tenhamos compreendido por inteiro que a nossa verdadeira identidade é a “ luz do mundo “. Sem a iluminação, lutamos contra as forças do mundo, trabalhamos para viver, nos esforçamos para manter  nossa  posição e competimos por riquezas e honrarias. Muitas vezes lutamos contra nossos amigos, para acabarmos percebendo  que lutamos contra nós mesmos. Não há segurança nas posses materiais, mesmo que tenhamos vencido a luta pela sua obtenção.A iluminação nos traz primeiro a paz, e depois a confiança e a segurança; isto nos dá repouso das contendas do mundo, e então todo o bem flui para nós pela GRAÇA. Podemos agora perceber que não vivemos pelo que ganhamos ou conquistamos; vivemos  si m pela GRAÇA.
Tudo que temos é dádiva de Deus; nós não ganhamos o nosso bem, pois o que já possuímos.
“Filho, tu estás sempre comigo, e tudo que tenho é teu”.
Os prazeres e os sucessos do mundo nada são se comparados com as alegrias e os tesouros que se desdobram diante de nós pela consciência espiritual. À luz da Verdade, os maiores triunfos e felicidades mundanas são nada, diante dos tesouros da Alma e sua imensa glória, insondável e desconhecida pelos sentidos.
Possuímos a Luz divina dentro de si, ganha o homem sua liberdade do mundo,  e a segurança contra todos os perigos terrestres e humanos. Nosso momento histórico tem amedrontado e assustado a muitos. Os espiritualmente iluminados reconhecerão que nenhum bem aparece ou desaparece,  que a atividade espiritual tem por natureza a realização , e que, como a sua iluminação  lhes revelou a verdade dos fatos, eles estão ancorados à Alma, à  consciência divina, à paz espiritual, à segurança e à serenidade.
Não mais temeremos as mudanças das condições exteriores, que não passam do reflexo da totalidade interior. Com a certeza de que somos consciência   espiritual individual, embora infinita, e que incorpora todo o bem, não mais precisamos levar em consideração aquilo que os sentidos nos mostram.
A iluminação espiritual revela a harmonia do Ser e dispersa as aparências captadas pelos sentidos materiais. Ela nada muda no universo,  pois que o universo é espiritual, habitado pelos filhos de Deus, mas muda nossa visão do universo.
Sempre houve homens que trouxeram a divina mensagem da Presença de Deus e da irrealidade do mal: Buda, Lao Tsé, Jesus de Nazaré. Estes, e muitos outros, trouxeram a Luz da Verdade aos homens, e os homens sempre tomaram os mensageiros como se fossem a Luz, sem perceber eu aqueles que pensavam ser alguém  “exterior”  eram a Luz da Verdade dentro de sua própria consciência.
Na adoração de Jesus, os homens perderam o Cristo. Na  sua devoção a Jesus, não perceberam o Cristo; procurando o bem através de Jesus, não encontraram o Cristo onipresente em sua própria consciência.

Joel  S. Goldsmith 

Texto retirado do livro : O Caminho Infinito -  Joel  S. Goldsmith

Comentários