O QUE É PROJECIOLOGIA ?



Projeciologia (do latim projectio significa projeção e logos no grego significa tratado) é o ramo, subcampo, ou especialidade de caráter mais prático da conscienciologia, pseudociência relacionada às projeções energéticas da consciência e as projeções da própria consciência para fora do corpo humano, ou seja, das ações da consciência operando fora do estado de restrição física do cérebro e todo o corpo biológico. Devido à falta de evidência científica e experimentos em condições controladas, dentro dos parâmetros da ciência convencional fisicalista, mesmo com todos os esforços para parapsicologia, a projeciologia é considerada uma pseudociência no Brasil, por muitos pesquisadores da ciência convencional, embora em outros países a parapsicologia já seja aceita como ciência há muitas décadas. Os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a Parapsicologia como ciência, em 1969[1], embora suas conclusões e resultados gerem sempre infindáveis controvérsias estatísticas (ver o trabalho de Joseph Rhine[[3]]).
O neologismo projeciologia foi proposto pelo pesquisador Waldo Vieira, em 1979, no livro Projeções da Consciência, uma reunião de relatos de experiências fora do corpo do próprio autor, em forma de diário.
Este fenômeno também é conhecido como: EFC (Experiência Fora-do-Corpo), OBE (Out-of-Body Experience), desdobramento, projeção astral, dentre outras.
Vieira foi membro atuante de duas das mais importantes organizações de pesquisa parapsicológica do mundo, a americana ASPR (American Society for Psychical Research)[[4]] e a britânica SPR (Society for Psychical Research)[[5]].

Correlações

Além da experiência fora-do-corpo propriamente dita, a Projeciologia também investiga dezenas de fenômenos parapsíquicos correlatos tais como: bilocação, clarividência, deja-vú, experiência de quase-morte (EQM), precognição, retrocognição, telepatia e outros.

Método de pesquisa

Embora inúmeras alegações já tenham sido feitas,[2], não há evidência científica aceita da existência do fenômeno da projeção da consciência para fora do corpo humano. Inúmeros experimentos já foram realizados com sucesso, sobretudo em universidades americadas no século passado, supostamente provando a possibilidade da projeção consciente, e a possibilidade da consciência projetada influir de forma sutil no ambiente, quando fora do corpo [3]. Tais experimentos, entretanto, jamais convenceram a comunidade científica em geral, que em sua maioria apontou possíveis erros e enganos, ou exigiu a realização de um número maior de experimentos por pesquisadores independentes, ou mesmo sugeriu outras possíveis explicações, mais prosaicas, para os resultados observados. Parte-se do princípio que afirmações consideradas "extraordinárias" exigem provas mais fortes.
Tal limitação é semelhante à algumas áreas da Psicologia que não possuem aparelhagens específicas para a captação daquilo que chama de subjetividade e de inconsciente como a psicanálise e a psicologia Mas é importante ressaltar que existem ramos da psicologia, especialmente a psicologia cognitiva e a psicologia comportamental que desenvolveram inúmeros testes, experimentos e para comprovarem a existência de determinados constructos através da análise do comportamento, neurociências, testes psicométricos.
As pesquisas de Charles T. Tart nos anos 1960, por exemplo, mostraram que durante os períodos relatados pelos projetores que estavam fora do corpo humano, o cérebro apresentou reações anormais às detectadas usualmente no sono de não-projetores, merecendo maior atenção da comunidade científica que vem estudando com maior dedicação fenômenos como experiência de quase-morte, projeção da consciência e autoscopia.
Para a Projeciologia, entretanto, o mais importante é o autopesquisador pesquisar suas próprias experiências e formar suas próprias convicções.
De acordo com Dr. James E. Whinnery, a experiência de quase morte não permitem a confirmação da projeções que podem ser explicadas como um processo neurofisiológico que leva à ilusão da projeção [4] [5] [6]. Entretanto para Titus Rivas, a EQM não pode ser completamente explicada por causas fisiológicas ou psicológicas, pois a consciência funcionaria independentemente da atividade cerebral[7].

 Publicações Históricas

Já houve inúmeros casos históricos relatados de aparição, aparentemente simultânea, da personalidade humana em dois locais diferentes. Tal fenômeno é conhecido como Bilocação física e também foi pesquisado nos dois volumes do livro Phantoms of the Living ("Fantasmas dos vivos"), publicado em 1886 pelos pesquisadores ingleses Edmund Gurney, Frederick Myers e Frank Podmore.

Referências

  1. Melton, J. G.. Parapsychological Association. In Encyclopedia of Occultism & Parapsychology. [S.l.]: Thomson Gale, 1996. ISBN 978-0-8103-9487-2
  2. Tart, CT A Psychophysiological Study of Out-of-the-Body Experiences in a Selected Subject. Journal of the American Society for Psychical Research, 1968, vol. 62, no. 1, pp. 3-27 [1]
  3. Cave, Janet; Laura Foreman. I. VIAGENS PSÍQUICAS (em português). 2ª edição em português ed. Rio de Janeiro, RJ - Brasil: TIME-LIFE BOOKS, 1993. 144 p. 22 vol.
  4. Jansen, K [2]
  5. Dr. James E. Whinnery The Trigger of Gravity
  6. Pearson, Helen Electrodes trigger out-of-body experience News@Nature (16 Sep 2002) News
  7. Rivas T. (2003). The Survivalist Interpretation of Recent Studies into the Near-Death Experience. Journal of Religion and Psychical Research, 26, 1, 27-31.

 Ligações externas

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeciologia

Projeciologia


Projeciologia

Projeciologia é uma palavra derivada do latim, união das palavras projectio (projeção) e logos (estudo). Trata-se da especialidade da conscienciologia e da psicobiofísica que estuda as projeções energéticas da consciência e as projeções da própria consciência para fora do corpo humano, em dimensões não físicas, livre do restringimento do corpo biológico. Também é estudo bilocação, clarividência, EQM, intuição, precognição, retrocognição, telepatia, entre outros.


A ciência Projeciologia foi proposta em 1981, a partir da publicação do livro Projeções da Consciência, de autoria do médico e pesquisador Waldo Vieira, projetor consciente desde os 9 anos de idade. Em 1986, Waldo Vieira publica o tratado Projeciologia - Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, hoje (2010), em sua 4ª edição, com 1232 páginas e 2040 referências bibliográficas, sendo considerado uma referência internacional sobre o estudo da projeção consciente.

Projeções conscientes são alcançadas diariamente por milhares de pessoas em todo o planeta. Todos saem naturalmente do corpo quando dormem. Mas, para a grande maioria da humanidade, há problemas com lucidez e rememoração. Por tal razão, explica-se o porquê da maioria pensar que não existe. Por não trazermos lembranças claras, confundimos com sonhos este fenômeno.

"Sair do corpo humano, com lucidez, é a mais preciosa e prática fonte de esclarecimentos e informações prioritárias acerca dos mais importantes problemas da vida, elucidando-nos sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos." (Waldo Vieira, Nossa Evolução, 1997).


Vários estados conduzem-nos a um não controle sobre nossas ações – sonhos, devaneio, imaginação, alucinação, desequilíbrio mental, distúrbios psicofisiológicos. Entretanto, na projeção consciente temos controle sobre as mesmas e atuamos por nossa própria vontade e determinação.

O texto a seguir mostra os veículos de manifestação, segundo o IIPC.

“A consciência utiliza vários corpos ou veículos para se manifestar. O corpo humano ou soma é o veículo mais denso, percebido pelos sentidos físicos, quando estamos acordados, durante a vigília, momento em que todos os veículos de manifestação encontram-se em coincidência, encaixados uns nos outros. Durante o sono ou através de relaxamento físico, por exemplo, estes corpos se desencaixam ou entram em descoincidência, possibilitando à consciência, projetar-se para fora do corpo físico e atuar a partir de outro corpo, mais sutil ou menos denso, o corpo emocional ou psicossoma. O corpo físico permanece dormindo, inanimado, vazio de consciência, sendo mantido apenas pelas funções autônomas biológicas. Enquanto isso, a sede da nossa consciência que se encontra no psicossoma, pode atuar livremente, em outras dimensões. Há ainda a manifestação através do corpo mental ou mentalsoma, sinalizando maior nível de lucidez e racionalidade e menos emotividade. A manifestação da consciência é também bioenergética, quando utiliza o corpo energético ou energossoma, responsável pela saúde e vitalidade. Ao conjunto de todos esses corpos (soma, psicossoma, mentalsoma e energossoma) denominamos holossoma.



Durante uma projeção consciente, é comum a pessoa sentir-se flutuando acima de seu corpo físico. Outras vezes, ela é capaz de ver o próprio corpo adormecido no leito. O projetor também pode sentir vibrações agradáveis em todo corpo, sons ou ruídos dentro da cabeça, sensação de queda-livre, incapacidade temporária de mover o corpo físico, sensação de inchar ou inflar como balão e vários outros sinais correlacionados ao fenômeno projetivo.”

Existem no campo científico inúmeras evidências que já foram reproduzidas. Mesmo assim, há bastante discussão sobre o fenômeno de projeção astral pelo motivo acima citado. Da mesma forma que não podemos provar a existência objetiva dos sonhos ou dos próprios pensamentos torna-se difícil evidenciar objetivamente o fenômeno da experiência fora do corpo. Neste sentido, torna-se inevitável o uso da introspecção, da experimentação pessoal e dos relatos (projeciografia) na pesquisa científica da Projeciologia.

Existem áreas da Psicologia que são limitadas e não possuem aparelhagem específicas. Não há como captar o que se chama de subjetividade e de inconsciente. Mesmo assim, existem ramos da Psicologia que desenvolvem testes e experimentos para comprovar comprová-los através da análise comportamental, neurociências, psicometria...


Pesquisas de Charles T. Tart em 1960 mostram que durante os períodos relatados pelos projetores que estavam fora do corpo humano, o cérebro apresentou reações anormais às detectadas usualmente no sono de não-projetores, merecendo maior atenção da comunidade científica que vem estudando com maior dedicação fenômenos como experiência de quase-morte, projeção da consciência e autoscopia.

De acordo com Dr. James E. Whinnery, a experiência de quase morte não permitem a confirmação da projeções que podem ser explicadas como um processo neurofisiológico que leva à ilusão da projeção. Entretanto para Titus Rivas, a EQM não pode ser completamente explicada por causas fisiológicas ou psicológicas, pois a consciência funcionaria independentemente da atividade cerebral.

Para as pessoas interessadas, a Projeciologia possui técnicas projetivas para que se obtenha projeções conscientes voluntárias, sadias e planejadas. Esses tipos de técnicas oferecem maiores índices de lucidez e rememoração, auxilia o indivíduo a desenvolver o autodomínio emocional, a perder o medo da morte, a repensar seus valores, a dinamizar o autoconhecimento e a entender sua real procedência.



Espero que tenham gostado do artigo. Condensei algumas informações que pesquisei e coloquei neste artigo. Para mostrar o histórico de pesquisas científicas no assunto, o globo repórter mostrou sobre projeção astral há mais ou menos 2 anos.
Confiram!



http://www.youtube.com/watch?v=oPIdbhgQYDA





http://www.youtube.com/watch?v=G5lt1ye8u7Y

Fonte:http://conscienciologia.webs.com/apps/blog/entries/show/4062485-projeciologia

Comentários