A HUMILDADE - EMMANUEL


 
A humildade não está na pobreza,
não está na indigência, na penúria,
na necessidade, na nudez e nem na fome.
A humildade está na pessoa que tendo
o direito de reclamar, julgar, reprovar
e tomar qualquer atitude compreensível
no brio pessoal, apenas abençoa.

Emmanuel

Comentando sobre a Humildade

“Sabeis que os príncipes das nações as dominam e que os grandes os tratam com império. – Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo; – e, aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo; – do mesmo modo que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos.” (Mt. 20: 20-28.)
A humildade é a mais valiosa e a mais difícil das virtudes a conquistar. O mundo no qual vivemos sob a predominância da matéria é marcado pela competição. Do mundo microscópico das bactérias às formas mais elaboradas da criação, a competição é a regra.
De fato é mister reconhecer que a competitividade é útil à evolução, mas nas fases mais simples e primitivas do ser na caminhada da inconsciência para a consciência. Ao adquirir a certeza da imortalidade, ampliada pela compreensão da razão e do funcionamento das leis que regem a tudo no mundo e no Universo, desde as formas mais simples e complexas, à medida que essa compreensão se dilata, o ser humano vai percebendo que a competição (que na vida em sociedade pode ser traduzida como: satisfação em se ver acima dos outros, mais-valia pessoal, predominância sobre outras pessoas das mais variadas formas) vai assumindo o papel de um problema, um entrave à continuidade da evolução. Jesus foi enviado pela misericórdia e amor de Deus para nos dar o alerta, para abrir olhos e ouvidos da humanidade e mostrar o caminho a seguir.
Colaboração, cooperação, compartilhamento, comando (em vez de mando), abertura para assimilação de novas ideias e modos de ver o mundo focados mais na realidade espiritual, são esses alguns exemplos das mudanças de atitudes e comportamentos que Jesus veio ensinar e que já se percebem nos dias atuais com mais força e intensidade.
Tudo isso passa pela necessidade de cultivar muitas virtudes e a mais importante delas é a humildade. Jesus foi o maior e mais perfeito exemplo de humildade com que Deus nos presenteou. O maior e mais perfeito exemplo de ser humano se submeteu à pequenez daqueles que o rejeitaram. O mais sábio de todos deixou-se sucumbir pela ignorância dos que se consideravam a nata da humanidade. As suas ideias e palavras, de perfeita elaboração e clareza, não se impôs aos sofismas daqueles que o não compreendiam.
Ser capaz de superar a si mesmo, de controlar e submeter os próprios instintos básicos, eis a meta maior que essa etapa evolutiva nos propõe e isso só será possível através do cultivo e do fortalecimento da humildade, como Jesus mostrou ser plenamente possível.

Fonte:http://portalbelmonte.com.br/2012/07/humildade/

Comentários