SOBRE O LIVRO TIBETANO DOS MORTOS - VÍDEOS

 

O nome tibetano para O Livro Tibetano dos Mortos é Bardo Thodol, nele o grande mestre budista Sogyal Rinpoche apresenta técnicas simples, mas poderosas, para enfrentar o bardo. Uma preparação para a morte e um grande auxílio para os que estão morrendo. O livro analisa detalhadamente os estados de consciência pós-morte e se tornou objeto de pesquisa de artistas, psicólogos, médicos e filósofos ocidentais desde sua publicação em 1927.

O tibetanos acreditam que quando uma pessoa morre, toda energia deve ser direcionada para o morto, e não para o corpo. Com o acompanhamento de um Lama e através de muita concentração o falecido será conduzido em sua nova jornada. Ao estabelecer contato com o morto, o Lama irá orientá-lo desta forma:
“(Nome do falecido), seu corpo está morto, mas você continua vivo. Contudo, nada mais tem a fazer neste plano material...” E vai descrevendo todas as ex­periências, visões e sentimentos com os quais ele irá se deparar e vai orientando o falecido a distinguir a nova realidade que se apresenta. Os tibetanos dizem que as pessoas entram, em grande confusão e desespero quando se descobrem conscientes mesmo depois da morte.

O Bardo Thodol foi estudado profundamente por ocidentais como C. G. Jung. Timothy Leary também escreveu The Psychedelic Experience baseado nas suas experiência com psicotrópicos como LSD e no livro de Sogyal Rinpoche. O Livro também serviu de inspiração para John Lennon em sua fase mais experimental nos anos 60.

Bardo Thodol - "A Way of Life"
O vídeo é maravilhoso!!! O Livro Tibetano dos Mortos, é descrito como uma das grandes jóias da cultura budista dos Himalayas. A Way of Life revela a história deste livro e examina seu uso tradicional no norte da Índia, assim como sua aceitação nas iniciativas ocidentais de assistência a pacientes em estado terminal. A gravação durou quatro meses, contém cenas dos rituais e liturgias em torno do corpo de um idoso de Ladakhi e inclui uma entrevista com o Dalai Lama, que compartilha suas visões sobre o significado e importância do livro. A narração é de Leonard Cohen.




Documentário tem a fantástica animação de um dos mais brilhantes filmmakers e artistas da índia, o premiado Ishu Patel. Ele ilustra o estado intermediário da morte, utilizando como audio a leitura do Bardo Thodol.







Comentários