MANTRAS - OS SONS SAGRADOS DA ILUMINAÇÃO

   
Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido especialmente destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual (Ashley-Farrand, 1999).          Etimologicamente, a palavra mantra deriva da raiz MAN e do sufixo TRA.
MAN por sua vez deriva da palavra MANAS (mente) e significa pensar: TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle. Podemos dizer que mantra é uma combinação de sons que nos auxilia a controlar a própria mente. Num sentido mais amplo, pode ser definido como uma combinação de sons, feita dentro de uma certa disposição rítmica, com o fim de emitir vibrações sonoras que produzam efeitos determinados sobre a mente humana e sobre o ambiente.


COMO EMITIR UM MANTRA


Um mantra pode ser emitido de diversas formas, tais como:

1.  Através de KIRTANS – vocalizações devocionais de forma extrovertida. É uma maneira celebrativa de entoação que envolve a dança.

2.  Através de JAPA – repetições contínua e ininterrupta de um mantra. Neste caso sem melodia. Sua finalidade é induzir a parada do pensamento, sendo assim de efeito introspectivo. Essa prática é feita com uma espécie de rosário de 108 contas, conhecido como JAPA MALA.

3.  Através de MANAS – a mentalização de um mantra. Este meio é mais eficiente que a vocalização, por não ser audível.




 INVOCAÇÃO A PAJANLI


OM OM OM

YOGENA CHITTASYA PADENA VACHAM

MALAN SHARIRASYA

CHA VAIDYAKENA

YOPAKAROTTAM PRAVARAM MUNINAM

PATANJALIM PRANJALIRANATO’SMI

ABAHU PURUSAKARAM

SHANKHA CHAKRASI DHARINAM

SAHASRA SHIRASAM SVETAM

PRANAMAMI PATANJALIM

HARI OM
Agradecemos e demonstramos nosso respeito a Patanjali que nos legou o Yoga para a evolução da consciência a serenidade da mente o medicamento do corpo a perfeição da saúde a pureza da palavra e o autoconhecimento.Clique aqui para ouvir este mantra





GYATRI MANTRA

OM  BHÚR  BHUVA SVÁHÁ

TAT  SAVITUR VARENYAM

BHARGO  DEVASYA DHIMAHI

DHIYO YO NAH PRACHODAYAT


  Om comtemplemos o esplendor do Sol vivificante, presente na terra, na atmosfera e no céu. Que ele inspire nossa visão (nosso pensamento) e o brilho da iluminação.Clique aqui e leia o significado de cada palavra deste mantra.

Escute aqui este mantra


 OM SHANTI OM
[Lê-se om chanti om]
Mantra de paz do hinduísmo, pode ser apenas uma saudação ou repetido muitas vezes, induz a um estado de relaxamento profundo, calma interior e bem estar. Indicado também para elevar a consciência durante a meditação


SHANTI MANTRA

MANTRA DE INVOCAÇÃO DE PAZ 

OM

SAHANÃVAVATU

SAHA NAU BHUNAKTU

SAHA VIRYAM KARAVÃVAHAI

TEJASVINÃVADHITAMASTU

MÃ VIDVISÃVAHAI

OM SHANTIH SHANTIH SHANTIH
OM

Que Ele nos proteja

Que nos faça apreciar a realidade.

Que nós tenhamos muita energia.

Que nosso estudo tenha muita luz.

Que nós jamais nos desentendamos.

Om Paz Paz Paz.



MANGALA MANTRA

OM SWASTHI PRAJÁ

BHYAH PARI PALA YANTAM

NYÁ YENA MÁRGENA MAHI MAHISHÁHA

GO BRAHMANEBHYAHA

SHUBAMASTU NITYAM

LOKÁH SAMASTÁH SUKHINO BHAVANTU

OM SHANTIH SHANTIH SHANTIH
Om Que a prosperidade seja glorificada.
Que os governantes governem com virtude e justiça.
Que a Divindade e a erudição sejam protegidas.
Que todos os seres do mundo sejam felizes e prósperos

Om Paz Paz Paz.



ASHTANGA YOGA MANTRA

OM

VANDE GURUŅĀM CHARAŅĀRAVINDE

SANDARŚITA SVĀTMA SUKHAVA BODHE

NIH ŚREYASE JĀNGALIKĀYAMĀNE

SAMSĀRA HĀLĀHALA MOHAŚĀNTYAI

ĀBĀHU PURUŚĀKĀRAM

ŚANKHACHAKRĀSI DHĀRINAM

SAHASRA ŚIRASAM ŚVETAM

PRANAMĀMI PATAŇJALIM

OM
 Saúdo os pés de lótus do mestre Que ensina o justo saber e mostra o caminho para o despertar da alma;aquele que está além das comparações e que, como médico da selva, extrai da consciência o veneno da ignorância.
Inclino-me frente ao sábio Pátaňjali, que tem forma humana na parte superior do corpo,que segura uma espada, uma concha e um disco,e que está coroado por serpente de mil cabeças.
Cliique aqui para ouvir este mantra



OM MANI PADMA HUM
[Lê-se om manipádime rum]

Quer dizer “Da lama nasce a flor de lótus”, isto é: nas maiores dificuldades encontraremos oportunidades preciosas e temos acesso aos presentes de Deus. Associado ao Buda da compaixão, Avalokiteshvara, esse é um dos mantras indianos mais praticados no mundo.
É muito bom recitar o mantra OM MANI PADME HUM, mas enquanto você estiver fazendo deveria pensar no seu significado, pois o significado destas seis silabas é grande e vasto.

            O OM é composto por três letras, A, U e M. Elas simbolizam o corpo, a fala e a mente impuros do praticante, elas também simbolizam o corpo, a fala e a mente exaltados de um Buda.

            MANI, que significa jóia, simboliza os fatores do método – a intenção altruísta de se tornar iluminado, compaixão e amor.

            As duas silabas, PADME, que significa lótus, simbolizam sabedoria. Da mesma forma que o lótus cresce na lama mas não inunda pelas faltas da lama, a sabedoria é capaz de coloca-lo numa situação de não-contradição apesar de que haveria contradição se não tivesse sabedoria. Existem vários tipos de sabedoria, e a principal de todas elas é a sabedoria de se perceber a vacuidade.

            A pureza deve ser conquistada por uma unidade indivisível de método e sabedoria, simbolizada pela silaba final HUM, que indica indivisibilidade.            Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transformar seu corpo, fala e mente impuras no corpo, fala e mente exaltadas de um Buda (Dalai Lama, 2004).



DURGE

Durge Durge Durge Jai Jai  Ma

Ma................Jagatambe, Jai Ma Kali Ma

Durga Durga Jai Jai Jai Kali Kali Jai Jai Jai

Durga Durga Jai Jai Jai, Ma Ma Ma!

Jai Kali Ma, Durge Ma

Jai Jagatambe, Jai Jagatambe, Jai Jagatambe.......Ma, Ma, Ma! Jai Ma
Este mantra é um elogio a mãe Divina... Durga a mãe do Universo, também chamada como Kali, Bhairavi, Ambika e outros. Kali pode purificar os aspectos desequilibrados de nossas vidas.




OM NAMAH SHIVAYA

Om Om Namah Shivaya....

Om Namah Shiva, Shivaya….
Este cântico evoca a energia do Senhor Shiva, Deus da renovação. Shiva é o criador do Yoga, ele tem a capacidade de transformar para revelar a essência de tudo o que vive. Na mitologia hindu, Shiva é o destruidor do orgulho e da ignorância.



JAI JAGAN - MATA

Jai Jagan-Mata, Mam Pahi
Esse é um belíssimo mantra que reverencia Shakti, a mãe do Universo. Shakti representa o aspecto feminino de todo Ser e da energia cósmica.


BABA HANUMAN

Namo... Namo...    Anjaninandanaaya
Jaya Seeyaa Raama, Jai Jai Hanumaan (4x)
Jaya Bajrangbalee,     Baba Hanuman (2x)
Sankata Mochan     kripaa nidhaan (2x)
Jai Jai Jai Hanuman    Gosaaee

Kripaa karahu Gurudeva     kee naaee

Sankata Mochan     kripaa nidhaan, 

Laala Langotta,     Laala Nishaan

Hare Raama Raama Raama, Seetaa Raama Raama Raama


MAHA MANTRA HARE KRISHNA

Hare Krishna, Hare Krishna
Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama
Rama Rama, Hare Hare.
A palavra Hara é a forma de dirigir-se à energia do Senhor e as palavras Krishna e Rama são formas de se dirigir ao próprio Supremo. Tanto Krishna quanto Rama significam “o prazer supremo eterno”. Hara é a suprema energia de prazer do Senhor, que modificada para Hare no vocativo, ajuda-nos a alcançar o Senhor.
Essas três palavras, a saber, Hare, Krishna e Rama, são as sementes transcendentais do maha-mantra. O canto é uma maneira espiritual de dirigir-se ao Senhor Supremo e Sua energia interna, Hara, pedindo-Lhes que dêem proteção à alma condicionada. Este canto é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. A mãe Hara auxilia o devoto a alcançar a graça do supremo pai, Hari, ou Krishna, e o Senhor Se revela ao devoto que canta este mantra sinceramente.

Fonte : http://anandasurya.com.br/


Comentários