TAOISMO-FILOSOFIA SAGRADA DA CHINA

O Taoísmo surgiu na China, durante a dinastia do imperador Han, no século II. A origem da filosofia Taoísta é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tsé (velho mestre), um contemporâneo de Confuncio, nos anos 550 a.C. Tchuang-tseu, um discípulo de Lao Tsé e filósofo chinês, que morreu no princípio do século III, desenvolveu e proliferou os ensinamentos de seu mestre.Tchuang-tseu escreveu uma média de 33 livros sobre a filosofia de Lao-Tsé, que resultou na composição de 1.120 volumes, os quais formam o Cânon Taoísta. Ele acreditava que o "Tao-te-Ching" era a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida



HISTÓRIA
Lao Tsé nasceu no sul da China por volta do ano 604 a.C. Ocupava um importante cargo no governo, como superintendente judicial dos arquivos imperiais em Loyang, capital do estado de Ch'u. Por desaprovar o sistema tirânico de governo dos regentes chineses, Lao Tsé renunciou ao seu cargo e passou a ensinar que os homens deveriam viver uma vida simples, sem honrarias ou conhecimento.

Os ensinos de LaoTsé eram, em parte, uma reação contra o Confucionismo humanístico e ético daquele tempo, o qual ensinava que as pessoas só poderiam viver uma vida exemplar, se estivessem em uma sociedade bem disciplinada, e que se dedicassem aos rituais, deveres e serviços públicos. O Taoísmo, por sua vez, enfatizava que as pessoas deveriam evitar todo tipo de obrigações e convívios sociais, e se dedicassem a uma vida simples, espontânea e meditativa, voltada à natureza.

Aos 80 anos de idade, Lao Tsé comprou um boi e uma carroça e partiu em direção ao Tibete. Ao chegar a fronteira da província, Yin-hsi, um policial o reconheceu e não o deixou passar exigindo que, para cruzar a fronteira, Lao Tsé deveria deixar seus ensinamentos por escrito.

Lao Tsé, regressou para sua casa e após três dias retornou com os ensinamentos escritos em um pequeno livro com aproximadamente 5.500 palavras que ele denominou de "Tao te Ching", o "Caminho e seu Poder" ou o "Caminho e Princípios Morais". Logo após, ele montou em um búfalo e partiu para nunca mais voltar. Lao Tsé morreu no ano 517 a.C.


SISTEMA DE CRENÇAS
O Taoísmo se baseia em um sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. O Taoísmo é uma religião anti-intelectual, que leva o homem a contemplar e se sujeitar às leis da natureza, ao invés de tentar compreender a estrutura destes princípios. O credo do Taoísmo é: "Sujeite-se ao efeito, e não busque descobrir a natureza da causa." A doutrina básica do Taoísmo se resume em uma forma prática, conhecida como as "Três Jóias": compaixão, moderação e humilhação. A bondade, simplicidade e delicadeza também são virtudes valorizadas no Taoísmo.

Segundo os ensinamentos do Taoísmo, o Tao (caminho) é considerado a única fonte do universo, eterno e determinante de todas as coisas. Os taoístas crêm que quando os eventos e coisas são permitidas existir em harmonia natural com a força macro-cósmica, então existe paz.

DEUS
Apesar do Taoísmo originalmente ignorar um Deus criador, os princípios do Tao eventualmente tem o conceito de Deus. LaoTsé escreveu: "Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso... Eu não sei o seu nome, e eu o chamo de Tao."

YIN e YANG
O Taoismo considera que tudo no mundo é composto pelos elementos opostos Yin e Yang. O lado positivo é o yang, e o negativo, o yin. Esses elementos transformam-se, complementam-se e estão em eterno movimento, equilibrados pelo invisível e onipresente Tao.

Yang é a força positiva do bem, da luz e da masculinidade.
Yin é a essência negativa do mal, da morte e da feminilidade.

Quando esses elementos não estão equilibrados, o rítmo da natureza é interrompido com desajustes, resultando em conflitos. A filosofia taoísta ensina que, da mesma forma que a água se modela dentro de um copo, o homem deve aprender a equilibrar seu Yin e Yang, a fim de viver em harmonia com essa força universal, o Tao.
RITUAIS
CULTO AOS ANCESTRAIS
Para os chineses, a maioria dos deuses são pessoas que tiveram poder excepcional durante a sua vida. Por exemplo, Guan Di, que é o deus protetor dos negociantes, foi um general dos anos 200 d.C.

EXORCISMO
O Taoísmo possui um sacerdócio hereditário, principalmente em Taiwan. Esses sacerdotes dirigem rituais públicos, durante os quais, eles submetem as orações do povo aos deuses. O sacerdote principal, que no momento da cerimônia se encontra em transe, se dirige a outras divindades, representando outros aspectos do Tao, em favor do povo. O Taoísmo enfatiza que os demônios devem ser aplacados com presentes, a fim de assegurar a passagem do homem na terra.

ALQUIMIA
Enquanto os Alquimistas na Europa Medieval procuravam, sobretudo, descobrir a pedra filosofal e o elixir da longa vida, o imperador Shi Han enviava expedições navais para várias ilhas, a fim de descobrir a erva da imortalidade. O imperador Wu Tsung tomou medicamentos taoístas para eterificar seus ossos. Os chineses buscam no Taoísmo a cura de seus males físicos e a libertação de espíritos maus.

MAGIA
Os discípulos de Lao Tsé praticavam a arte oculta da magia para produzir, por meio de certos atos e palavras ou por interferência de espíritos (demônios), efeitos e fenômenos contrários às leis naturais. Diziam ter poder sobre a natureza e se tornaram advinhos e exorcistas.

NECROMANCIA
A consulta aos mortos teve início no século II, quando o imperador Han edificou um templo em honra a Lao Tsé, e o próprio imperador ofereceu sacrifícios à ele.
MANIFESTAÇÕES POPULARES
ARTES MARCIAIS
É ensinado nas artes marciais como: kung-fu, wo-shu, karatê, judô, aikidô, tai-chi-chuan e jujitsu, que o equilíbrio da pessoa com o Tao é estabelecido quando a "Força" ou "Ch'i", uma energia que sustenta a vida, flui no corpo e se estende a fim de destruir o seu oponente.

ACUPUNTURA
Usando a mesma filosofia, eles vêm a saúde fisiológica como a evidência do equilíbrio do Yin e Yang. Se estes elementos estão desequilibrados, as enfermidades surgem. Eles ensinam que para restaurar a saúde necessita haver uma ruptura no fluxo do Yin e Yang, o qual é feito através de agulhas inseridas no corpo. Uma vez que o equilíbrio dos elementos tenham sido restabelecidos, a força do Tao pode fluir livremente no corpo trazendo a cura.

CHI-KUNG
Tradicional arte chinesa de autoterapia baseada nos mesmos princípios da acupuntura.

YOGA
Apesar da yoga não referenciar ao Taoísmo, ela incorpora a mesma filosofia da "Força" como sustentador da vida e da estética. O Taoísmo professa a longevidade e a imortalidade física pela perfeita submissão à ordem natural universal, através da yoga, meditação, prática de exercícios físicos e respiratórios e dietas especiais.
O TAOISMO NA ATUALIDADE
Perseguido na República Popular da China a partir de 1949, o Taoismo conta atualmente, com cerca de três mil monges e 20 milhões de adeptos em todo o mundo, sendo muito popular em Hong Kong e na Tailândia, com mais de 360 templos. O Taoismo está dividido em dois ramos: o religioso e o filosófico.

O Taoísmo religioso possui escritura sagrada, sacerdócio, templos e discípulos. Também crêem numa nova era que há de vir para derrotar o sistema estabelecido. Ao contrário de outras religiões, não professa a vida após a morte, mas busca a longevidade e a imortalidade física pela perfeita submissão à ordem natural universal. Somente a partir do século VII é que o Taoísmo veio a ser aceito como religião formal. Com o passar do tempo, incluiu em seu sistema religioso a crença em deuses, céu e inferno e a deificação de Lao Tsé.

O Taoísmo filosófico é ateísta e busca levar o homem a uma harmonia com a natureza através do livre exercício dos instintos e da prática de mentalizações. Os pontos essenciais da doutrina são: o Tao é a única fonte do universo e determina todas as coisas; tudo no mundo é composto pelos elementos opostos yin e yang. Esses elementos transformam-se uns nos outros e estão em eterno movimento, equilibrado pelo invisível e onipresente Tao; a melhor maneira de agir é seguir as leis da natureza, em cuja aparente mutação se oculta a unidade do Tao. Embora formulado há mais de 2.500 anos, o taoísmo filosófico continua influenciando a vida cultural e política da China até hoje.
Fonte do Texto:
Carlos Roberto ( Amon Sol )

Comentários