A SOMBRA DE BODHI-A ILUMINAÇÃO DE BUDHA SOB A FIGUEIRA


A Sombra do Bodhi
Wisdom Quarterly - Click na imagem para ir ao site de origem.

Neste ínterim, o Rei Suddhodana se perguntou o que tinha acontecido com o príncipe, e enviou muitos servos à sua procura. Um deles o encontrou absorvido em meditação. O servo aproximou-se, então subitamente parou, perplexo com admiração. Pois as sombras de todas as árvores tinham se distanciado (alongado devido à posição do sol), exceto a daquela Árvore sob a qual o príncipe estava sentado. Sua sombra não havia se movido; ela ainda o abrigava.
O servo correu de volta ao palácio do rei.
“Meu senhor!”, ele clamou, “Eu vi seu filho; ele está meditando sob uma árvore cuja sombra não se moveu, muito embora as sombras de todas as outras árvores tenham se movido e alongado.”
Suddhodana deixou o palácio e acompanhou o servo para onde seu filho estava sentado. Chorando de alegria, disse para si:
“Ele é tão belo quanto o fogo no topo de uma montanha. Ele me deslumbra. Ele será a luz do mundo, e meus membros tremem quando o vejo assim em meditação.”
O rei e seu servo não ousaram mover nem falar. Mas algumas crianças passaram por ali, puxando uma pequena carruagem atrás deles. Estavam fazendo um barulho. O servo disse-lhes , num susurro:
“Não devem fazer barulho.”
“Por quê?” indagaram as crianças.
“Vêem quem medita sob a árvore? Aquele é o Príncipe Siddhartha. A sombra da árvore não o deixou. Não o perturbem, crianças; vocês não vêem que ele tem o brilho do sol?”
Mas o príncipe despertou das suas meditações. Levantou-se e aproximando-se do seu pai, disse-lhe:
“Devemos cessar o trabalho nos campos, pai; devemos buscar as grandes verdades.”
E retornou para Kapilavastu.

A vida do Buda, tr. para o francês por A. Ferdinand Herold [1922], tr. para o inglês por Paul C. Blum [1927], rev. por Bruno Hare [2007], tr. para português brasileiro por Marcos U. C. Camargo [2011].
Fonte: Sacred-Texts em http://www.sacred-texts.com/bud/lob/index.htm

Comentários