O CAMINHO DO GUERREIRO



É difícil se falar em xamanismo hoje em dia sem citar a grande influência literária do antropólogo Carlos Castañeda.

Muito do que aprendi como lições para a vida eu absorvi dos ensinamentos de D. Juan Matus, o velho "brujo" que instruiu Castañeda ao mundo cognitivo dos xamãs do velho México.

Não tenho muito a dizer, pois muito já foi dito, e na própria internet há um vasto material sobre o assunto, portanto vou seguir o conselho do velho índio, apenas dando uma indicação do caminho. Siga-o quem quiser, com suas próprias pernas.

"Nós agora seremos como poeira de estrada: talvez um dia torne a entrar nos teus olhos..."
* As pinturas são arte de Trinidad Montoya, com ispiração nos livros de Carlos Castañeda
"O poder está no tipo de conhecimento que se tem. De que adianta saber coisas inúteis? Elas não vão nos preparar para o encontro inevitável com o desconhecido.”
-A Erva do Diabo

"A maneira mais eficaz de se viver é como um guerreiro. Um guerreiro pode se preocupar e pensar antes de tomar uma decisão, mas uma vez que a tomou, segue seu caminho, livre de preocupações ou pensamentos; haverá mil outras decisões ainda à sua espera. Esta é a maneira do guerreiro." -Uma Estranha Realidade
Nós não nos damos conta de que podemos cortar qualquer coisa de nossas vidas, a qualquer momento, num piscar de olhos."
Viagem a Ixtlan

"Há muitas coisas que um guerreiro pode fazer, em determinado momento, que não poderia ter feito anos antes. Essas coisas não mudaram; o que mudou foi a idéia do guerreiro sobre si mesmo."
Porta para o Infinito
O caminho do guerreiro oferece ao homem uma nova vida, e essa vida tem de ser completamente nova. Ele não pode trazer para essa nova vida seus velhos e horríveis hábitos."
O Segundo Círculo do Poder

"Todas as faculdades, possibilidades e realizações do xamanismo, das mais simples às mais espantosas, estão no próprio corpo humano."
O Presente da Águia

"Não há totalidade sem tristeza e saudade, pois sem elas não há sobriedade nem bondade. A sabedoria sem bondade e o conhecimento sem sobriedade são inúteis."
O Fogo Interior
As possibilidades do homem são tão vastas e misteriosas que os guerreiros, em vez de pensar sobre elas, escolhem explorá-las, sem esperança de jamais chegar a entendê-las."
O Poder do Silêncio



"Um Guerreiro é um caçador. Calcula tudo. Isso é controle. Mas, uma vez terminado seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso é abandono. Um Guerreiro não é uma folha mercê do vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si mesmo ou contra o que ele acha certo. Um Guerreiro está preparado para sobreviver, e ele sobrevive da melhor maneira possível."


"A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está preso aos seus semelhantes, enquanto o Guerreiro só está preso ao infinito."
Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você."

"Não preciso de escoras nem de corrimãos. Sei quem sou. Estou sozinho num universo hostil e aprendi a dizer: que seja!"

"A chave para todos esses mistérios de impecabilidade é o sentido de não ter tempo. Via de regra, quando você age como um ser imortal que tem todo o tempo do mundo, você não é impecável. Você deveria virar-se, olhar em volta e aí compreender que sua impressão de ter tempo é uma idiotice. Não há sobreviventes nesse mundo. Você deve agir sem acreditar, sem esperar recompensas, agir só por agir."

"Você deve cultivar a idéia de que um Guerreiro não precisa de nada. Diz que precisa de ajuda. Ajuda pra quê? Você tem tudo o que é preciso para a viagem extravagante que é a sua vida."

"Não despreze o mistério do homem em você sentindo pena de si mesmo ou tentando racionalizá-lo. Despreze a estupidez do homem em você, compreendendo-a. Mas não se desculpe por nenhum dos dois, ambos são necessários."

"Os Guerreiros não se ajudam, não tem compaixão por ninguém. Para ele, ter compaixão significa que você desejava que o outro fosse como você, e você o ajuda b só para isso. A coisa mais difícil do mundo é um Guerreiro deixar os outros em paz. A impecabilidade do Guerreiro é deixar os outros como são, e apoiá-los no que forem. Isso significa, naturalmente, que você confia que também eles sejam Guerreiros impecáveis."

Tudo o que é necessário é a impecabilidade, energia, e isto se inicia com um ato singular, que deve ser deliberado, preciso e constante. Se este ato é repetido por tempo suficiente, a pessoa adquire um sentido de intenção inflexível que pode ser aplicado a qualquer outra coisa. Se isso é realizado, o caminho está aberto. Uma coisa leva a outra até que o Guerreiro descubra seu potencial completo."

"É preciso ser de uma limpidez cristalina, e mortalmente seguro de si."

"Não há mais sonhos para o homem, mas sonhos de um animal que está sendo criado para se tornar um pedaço de carne: banal, convencional, imbecil.A arte de espreitar é um conjunto de procedimentos e atitudes que permitem à pessoa conseguir tirar o melhor proveito possível de qualquer situação concebível."

"Espreitar é uma arte aplicável a tudo, e há quatro passos para aprendê-la:implacabilidade (não rudeza), esperteza (não crueldade), paciência (não negligência) e doçura (não tolice). Esses quatro passos devem ser praticados e aperfeiçoados até que estejam tão suaves que passem despercebidos."



"Seja implacável mas encantador; seja esperto mas simpático; seja paciente mas ativo; seja doce mas letal."

"O suporte principal do  guerreiro  é a humildade e a eficiência, agindo sem
esperar nada e agüentando tudo o que se colocar à sua frente."

Fonte : http://eduardoruiz.multiply.com/

Comentários