CORPO FECHADO



 

Corpo fechado. Antes de eu dar minha famosa receita de mega-proteção gostaria que atentassem para alguns fatos quanto à religião de uma forma geral. Há 10 milhões de anos atrás, aparece na terra o homem na forma de Australopitecus, a primeira forma autêntica de Homem e posterior aos Ramaphitecus, que foram os últimos homens-macacos. No começo, com uma vida similar a um animal alimentava-se de raízes, plantas e insetos.

Do convívio com outros homens cria uma comunicação mediante a linguagem e começa a se diferenciar dos outros animais.Criam-se tribos, amplia-se sua base social e se desenvolve a observação da natureza, começa a pensar em diversas situações que acontecem, tais como os sonhos, os fenômenos atmosféricos, o nascimento de uma nova vida, as doenças e a morte.

As práticas religiosas são uma fase recente dentro da evolução do Homem. Digamos que anterior a 200 mil anos o Homem careceu de todo sentimento religioso. A religião existe, mas ainda o Homem na sua ignorância não tem consciência dela.A resposta a essas suas preocupações há de estar em um ser superior que não habita em sua comunidade.O Homem sente a necessidade de um Deus como um meio de atingir a imortalidade. A existência de um Deus é de interesse pessoal do Homem usando-o como seu protetor e para lhe garantir sua ressurreição e vida eterna.

A própria palavra religião só existiu no contexto cultural europeu,  marcado pela presença do cristianismo que se apropriou do termo latino religio. Em outras civilizações não existe uma palavra equivalente. O hinduísmo antigo utilizava a palavra rita que apontava para a ordem cósmica do mundo, com a qual todos os seres deveriam estar harmonizados e que também se referia à correta execução dos ritos pelos brâmanes. Mais tarde, o termo foi substituído por dharma, termo que atualmente é também usado pelo budismo e que exprime a idéia de uma lei divina e eterna. Rita relaciona-se também com a primeira manifestação humana de um sentimento religioso, a qual surgiu nos períodos Paleolítico e Neolítico, e que se expressava por um vínculo com a Terra e com a Natureza, os ciclos e a fertilidade.

O fato é que a civilização, nossos antepassados mais longínquos e nossos sucessores que nem ainda sonhamos ter em algum momento procuraram ou irão procurar pela proteção Divina onde entenderem que ela está. De fato, somos tão frágeis com nossa perene estada neste mundo e neste tempo que nada mais justo do que procurarmos proteção segura e infalível.

Gosto de patuás. Porque com eles eu digo ao mundo que amo minha vida e vou buscar proteção para continuar por aqui.Essa é minha leitura pessoal.Contudo, não quero um corpo fechado.Vou ser bem sincera: ano passado enfrentei algumas demandas brabas. E como sou feliz por ter passado por isto tudo. Na hora, no momento que se vive um conflito é bem difícil.Mas passa e com isto tudo saí fortalecida.Como também vocês devem ter passado por momentos assim.

Um corpo fechado aos males do mundo só se faz com uma mente aberta.Não há outra fórmula.Esteja pronto ao que vier, quando vier.Não sofra por antecipação, mas antes aprenda a rir de seus erros.A vida é um grande circo, pois temos que ser malabaristas, engolidores de fogo e palhaços. 

Fonte : Andréa Destefani-Colombo, Paraná, Brazil


Comentários