AMSTERDÃ - A CIDADE MAIS LIVRE DO MUNDO









Amsterdã é a cidade mais livre do mundo, de acordo com pesquisadores que compararam a capital holandesa com outras oito cidades do mundo num ‘Índice de Liberdade’. Entretanto quando se trata de ocupação ilegal ou do uso da burca, Amsterdã fica entre as últimas da lista.
Há 500 anos, anabatistas rasgaram suas roupas e as jogaram na fogueira antes de caminhar pelas ruas de Amsterdã “nus diante de Deus”. Livres, finalmente! As autoridades decapitaram dezenove e colocaram suas cabeças espetadas em paus nos muros de circundavam a cidade. Política de desânimo por excelência. Naquela época, a liberdade não devia ser levada muito longe, mesmo em Amsterdã.
Qual a cidade mais livre do mundo? O Comitê 4/5 de Maio, cujo fim é manter viva a recordação da libertação dos nazistas e o valor da liberdade, contratou pesquisadores para tentar achar uma resposta. Amsterdã ficou em primeiro lugar, passando à frente de outras cidade como Las Vegas, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Bancoc, Berlim, Londres, São Francisco e Goa.
Berlim e Londres também chegaram ao topo do ranking das cidades mais livres do mundo. Entretanto, será que liberdade é um conceito tipicamente ocidental? Essa não é a questão, diz o coordenador da pesquisa Theo Deutinger: “Nós escolhemos conscientemente cidades de cada continente. Além disso, comparamos a liberdade baseados no conceito ‘ocidental’ do termo. Um monge budista da China teria, sem dúvida, produzido um ranking totalmente diferente.”
Pólvora e gás lacrimogêneo
A história da liberdade em Amsterdã emerge de uma nuvem de gás lacrimogêneo e pólvora. Durante séculos os habitantes de Amsterdã estiveram envolvidos em revoltas populares e greves. Os assuntos que moviam as massas mudaram ao longo dos anos. Nos anos 60, a organização feminista ‘Dolle Minas’ foi às ruas exigindo que as pílulas anticoncepcionais fossem incluídas no pacote básico do seguro de saúde. Em 2001, Amsterdã foi a cidade com o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Rico e livre
Não é surpreendente que Amsterdã tenha obtido esta classificação. A cidade é rica, a qualidade de vida é alta, a corrupção é relativamente baixa e o ambiente é tranquilo e pró-liberdade. Mas o mesmo se aplica a São Francisco, Berlim ou Londres. Então, o que é que faz a diferença?
Talvez seja a típica tendência dos holandeses de dizerem o que pensam. Alguns estrangeiros admiram essa característica, embora os britânicos se choquem com a franqueza direta dos holandeses.
Liberdade de expressão
A legislação ligada a prostituição e drogas é fora do comum. Pedir um isqueiro a um policial do Distrito da Luz Vermelha para acender seu cigarro de maconha pode parecer cômico para jovens turistas. Se você tentar algo parecido em Bancoc, estará correndo risco de pena de morte.
Em outras palavras, Amsterdã conseguiu mais pontos do que outras cidades em assuntos sensíveis como a eutanásia (ilegal em Berlim, Rio de Janeiro e cidades anglo-americanas, e um pouco mais flexível em Bancoc, Goa e Joanesburgo), aborto, drogas, prostituição e casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Favelas

Os pesquisadores também descobriram alguns fatos surpreendentes. Amsterdã terminou em último lugar em questões relacionadas a ocupação ilegal. Último lugar? Todas as outras cidades são mais tolerantes em relação à ocupação ilegal, chegando ao ponto de, no Rio de Janeiro e Joanesburgo, haver a ocupação de áreas inteiras nas favelas ou subúrbios.
Em relação à liberdade sexual de cada indivíduo, Amsterdã cede o primeiro lugar a São Francisco. Em Bancoc e Goa, a homossexualidade é um direito e em Joanesburgo homossexuais podem se casar. Em Amsterdã, por outro lado, ativistas enfrentaram recentemente uma onda de violência anti-gays.
Quando se trata da liberdade de usar símbolos religiosos, Amsterdã ocupa o penúltimo lugar, apenas à frente de Berlim. Na capital alemã é ilegal usar símbolos religiosos em todos os prédios do governo. Isso ainda não chegou a Amsterdã, mas tente solicitar um benefício social na capital holandesa usando uma burca...
Cidade do pecado
Além de ser conhecida como uma das cidades mais livres, Amsterdã também é conhecida como uma cidade ‘pecaminosa’, devido às liberdades em relação a prostituição, drogas e aborto. Além disso, o consumo de álcool é permitido a partir dos 16 anos. Pode-se argumentar que essas liberdades são abertas em Amsterdã, enquanto em outras cidades as mesmas coisas acontecem, mas clandestinamente. E claro, a liberdade de um homem é o excesso de outro.

É possível fazer uma pesquisa objetiva? Theo Deutinger: “Não é objetiva, essa pesquisa é mais uma provocação. As pessoas devem protestar contra um projeto tão pretensioso que permite apenas a Amsterdã receber todas as medalhas de ouro!”
Liberdade inerte
Entretanto, tanta liberdade pode se transformar em desinteresse e apatia, alerta Deutinger: “Se todo morador de Amsterdã começar a acreditar que Amsterdã é a cidade mais livre do mundo, a luta pela liberdade se
tornará fraca.”


Decidi escrever sobre as curiosidades de certas cidades e vou começar por Amsterdã, uma cidade moderna mas ao mesmo tempo com centenas de monumentos do século XVII protegidos, que fundem-se com a modernidade da cidade. Prepare-se para grandes surpresas pelas ruas de Amsterdã.Vamos as curiosidades e fatos interessantes sobre Amsterdã:
- Amsterdã tem 1.200 pontes.
- Holanda é o maior produtor de Tulipas do planeta.
- Há 165 canais num total de 75,5 km de comprimento e 2 milhoes de metro cubico de água.
- Diariamente ao fim da tarde as aguas dos canais são bombeadas, ou seja são trocados cerca de 600.000 metros cubicos de agua doce.
- Os canais têm cerca de 70 barcos.
- A cidade tem 51 museus.
- Amsterdã tem 1.200 cafés.
- Anualmente a cidade recebe 7 milhões de turistas.
- Amsterdã tem 2.500 casas flutuantes.
- 1/3 da População é composta por estrangeiros.
- 1/10 da cidade é constituido por água.
- Existem 550.000 bicicletas na cidade.
- A culinaria é composta por comidas tradicionais, mariscos, peixe e também pela culinária da Indonesia.
- Os queijos mais famosos são o Edam e o Gouda (deliciosos).
- Geralmente na hora do alomoço a população alimentação de um sanduiche,waffles, panquecas, aperitivos que compram dos vendedores de rua, ou batatas fritas com maionese.
- Existem máquinas espalhadas pela cidade de venda automatica onde é possivel comprar croquetes de carne ou queijo.
- Nas ruas de Amsterdã existem muitos musicos, malabaristas e outros espetáculos (Leidseplein).
- Sinagoga Luso israelita de rara beleza construida por portugueses judeus, que sairam de Portugal por volta de 1.580. A sinagoga é considaderada um dos locais mais belos de Amsterdã.
- Visitas Guiadas a oficinas de diamantes como por exemplo a ‘Coster Diamond’ onde é possivel conhecer a história da Holanda e do diamante, bem como ver como os artesãos trabalham.
- Ilhas Ocidentais que antes eram ocupadas por estaleiros e portos, hoje os antigos armazésn transformaram-se em condominios de alto luxo, disputado pela elite holandesa.
- Amsterdã Pride, é o maior festival gay da europa e ocorre em agosto.
- Oudemanhuispoort um antigo hospicio hoje é um centro de cultura com inumeros alfarrabistas espalhados em bancas simpaticas e antiquarios que exibem peças antigas de rara beleza.
- Escape é a maior discoteca da cidade, há fila para entrar, e exige-se que esteja bem vestido, senão corre o risco de ser barrado.
- Nemo – É um museu interativo de ciências, nele você pode realizar experiências científicas virtuais.
- Museu de Anne Frank, onde pode-se ver toda a história de Anne.
- Heineken Experience é uma antiga fábrica da famosa cervejaria que foi transformada num moderno e divertido museu.
Com certeza você já deve ter ouvido falar de Anne Frank, existe o livro e o filme inspirados no ‘Diário de Anne Frank’ que conta a história de uma garotinha de 13 anos em plena 2ª Guerra Mundial. Anne Frank e sua familia judia, viviam numa casa a beira de um canal em Amsterdã.
Em julho de 1942 quando os alemães começaram a deportar os judeus de Amsterdã para os campos de concentração, o pai de Anne, Sr. Otto Frank a esposa, os filhos e alguns amigos esconderam-se atras desta casa onde havia uma espécie de porão ou cave. Anne que era uma menina de somente 13 anos,e passou a registrar em um diário a sua vida desde que a familia decidiu permanecer escondida.
Durante 25 meses em pleno Holocausto todos conseguiram manter-se escondidos, até que em Agosto de 1944 alguém os traiu e os denunciou.
Anne e a irmã Margot Frank, foram evniadas à Bergen-Belsen, um campo de concentração alemão da época de Adolf Hitler, onde morreram de febre tifoide em 1945.

O local onde a família de Anne Frank e outras quatro pessoas viveram para se esconder dos nazistas ficou conhecido como Anexo Secreto e tornou-se um famoso museu após a publicação do diário. Nesse há uma reprodução das condições em que os moradores do Anexo Secreto viviam e é apresentada a história de seus oito habitantes e das pessoas que os ajudaram a se esconder durante a guerra.
Um dos itens apresentados ao público é o diário escrito por Anne, que viria a se tornar mundialmente famoso após sua morte, devido a iniciativa de seu pai, Otto, de publicá-lo. Hoje, é um dos mais famosos símbolos do Holocausto. Dos oito habitantes do Anexo, o único sobrevivente após a guerra foi Otto, pai de Anne.
Mais de 500 mil pessoas por ano visitam o local que se tornou um ponto turístico obrigatório em Amsterdã. O Museu Anne Frank é pleno em história e marcas dos anos que a familia lá viveu, há desde imagens de revistas coladas na parede das atrizes preferidas de Anne Frank, bem como ‘marcas’ na parede para registrar o crescimento de Anne e seus irmãos.
Um museu em memória de alguém que sonhou em voltar um dia a ser livre, e que esperemos sirva a humanidade como exemplo de um sofrimento a nunca mais ser vivido!
Aberto em 1973, e localizado em Amsterdã (Holanda), o Museu Van Gogh recebe cerca de um milhão de pessoas anualmente; alberga cerca de 200 quadros de Van Gogh, 500 desenhos, 850 cartas e sua coleção de estampas japonesas, embora nem tudo esteja sempre em exposição simultânea.
Das obras mais importantes do artista, 100 encontram-se dispostas pelo museu em ordem cronológica, o que possibilita ao visitante acompanhar a sua curta e tresloucada carreira de pintor.
Um dos pontos turísticos mais visitados na Holanda, nele constam obras que encantam os turistas e que estão no museu em permanente exposição como: Campo de Trigos com Corvos de 1890 (pintada poucos dias antes de seu suicidio aos 37 anos), Os Comedores de Batata, A Mulher do café, Girassóis, Amendoeira em Flor e Casa Amarela.
O Museu também exibe telas de outros artistas como Gauguin, Toulouse Lautrec e outros ligados ao perído de 1840 a 1920.
Apesar do Museu Van Gogh estar aberto diariamente aconselha-se informar-se relativamente aos horários antes de se dirigir à visita.
DADOS DE AMSTERDÃ
Amsterdão / Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (português brasileiro) (em neerlandês: Amsterdam) é a capital, e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. Seu nome é derivado de uma represa (dam) no rio Amstel, o rio onde fica a cidade. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício (Red Light District, o "Distrito da Luz Vermelha"), seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte".
Amsterdão tinha 761.262 residentes (2009), enquanto que sua área metropolitana tem cerca de 2 milhões de habitantes. É o centro de uma vasta zona urbana contínua, denominada Randstad, que se estende de Roterdão a Amsterdão e também Utrecht, com cerca de 7.6 milhões de habitantes.
A cidade destaca-se pelo seu setor financeiro, sendo o quinto centro financeiro europeu.Com mão-de-obra qualificada no sector logístico, a cidade destaca-se por sua infra-estrutura que reúne um aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.
A palavra que deu origem ao nome da cidade de Amsterdão vêm do latim Homines manentes apud Amestelledamme, ou seja, "homens que vivem próximo ao Amestelledamme". Amestelledamme é dam (dique) do rio Amstel, cujo nome pode ser interpretado como ame ("água") e stelle ("terra seca").
No início, Amsterdão era nada mais que um povoado de pescadores. Segundo a lenda, a cidade foi fundada por dois pescadores da província de Frísia, que por casualidade acabaram nas margens do rio Amstel em um pequeno barco, junto a seu cachorro.
A data tradicional da fundação da cidade foi em 27 de outubro de 1275, quando retiraram a obrigação dos seus habitantes de pagar taxas associadas a passagem em pontes neerlandesas. No ano de 1300 foi concedido o direito oficial de cidade, e a partir do século XIV, Amsterdão começou a florescer como centro comercial, principalmente pelo comércio com outras cidades neerlandesas e alemãs, conhecidas como a Liga Hanseática.


Fonte : Wikipédia




Comentários